18 nov

Como lavar louça!

Eu não sou fã de lavar louça, tento sempre fugir dessa tarefa. Teve uma época na minha vida que deixei de usar louças e passei a usar copos e pratos descartáveis, tamanha era a preguiça de lavar. Mas com o passar do tempo, voltei a ter muita louça e muita louça é sinônimo de muito tempo na pia. Foi com a tia de uma amiga que eu aprendi a lavar louça, ela tinha uma técnica, a ‘técnica da ordem certa’, vou explicar para você, hoje.

Preparatório
- Limpe os pratos, retirando todo o resto de comida, você evita entupir a pia e facilita a lavagem porque remove a maior parte da gordura.
- Se tiver louça com resíduos já endurecidos, quase que petrificados em alguns casos (rs!), é melhor pegar uma bacia com água e mergulhar esses itens.
- Organize a pia, coloque as panelas e formas em cima do fogão, os pratos empilhados e os copos ao lado, dentro da pia você pode colocar os talheres.

Ordem (técnica da ordem certa)
Para facilitar sua vida uma ordem deve ser seguida.
1º Copos, pois contém quase nada de gordura.
2º Talheres, são os itens que na escala de gordura ainda apresentam uma quantidade mínima.
3º Pratos, lembre-se que se eles estiverem com um crosta de sujeira endurecida é melhor deixa-los mergulhados em uma bacia com água, antes de lavar.
4º Bacias, se for o caso coloque um pouco de água antes para amolecer a sujeira e facilitar a lavagem.
5º Panelas e Formas, são as últimas. Porque contém uma quantidade absurda de gordura.

Qual é a lógica? Lavar primeiro os utensílios que tem pouca gordura, depois seguir numa escala crescente de gordura. Deixe as louças engorduradas por último.

lavar louça Dicas
- Use um detergente que seja consistente* (mas biodegradável) e faça bastante espuma, ajuda a remover a gordura melhor.
- Lave a louça por parte seguindo a ordem acima. Lave um bloco de louça, enxágue, lave outro, enxágue e assim por diante.
- Desligue a torneira enquanto você esfrega a louça, evita o desperdício e você economiza para fazer outras coisas mais interessantes.
- A esponja é um mar para germes e bactérias, deve-se utilizar por uma semana, no máximo, por duas. E mesmo assim alguns cuidados são necessários, como mergulhar sua esponja em uma solução de água e água sanitária todas as noites. Não a deixe em cima do sabão.
- Ao tentar remover manchas de panelas antiaderentes, misture 2 colheres de sopa de soda de cozimento com 1 xícara de água e 1/2 xícara de alvejante líquido. Ferva a solução na panela por vários minutos até que as manchas desapareçam normalmente.

ATENÇÃO!!!
15 Minutos de torneira aberta = 240 litros de água
3x ao dia = 720 litros de água
Por isso tente diminuir o tempo que sua torneira fica aberta, durante a lavagem das louças.
Se você diminuir para 5 minutos a economia será de 480 litros por dia.

 

NÃO FAÇA ISSO!
Que nada mais é do que colocar água em uma bacia, passar os utensílios lá dentro sem esfregar muito, enxaguar e secar. Significa que a louça é limpa na hora do “pano de prato”.O tempo que você economiza durante a lavagem da louça, você vai gastar na lavagem da roupa, no caso, o pano de prato.

 

*Esse post foi modificado para atender a uma reclamação de uma leitora, que se queixou do fato de eu ter indicado o uso de detergente concentrado, quando na verdade queria dizer consistente. Sabe aquele detergente que você não precisa usar muito para fazer espuma? Então, aquele. Também peço desculpa por não ter colocado o termo biodegradável, eu achei que todos os detergentes fossem obrigados por alguma norma ser biodegradável. Vivendo e aprendendo. Essa interação no blog é ótima, comentem sempre. Abraço

26 comentários

  • Gostei dessas informacoes no bolg….
    Eu trabalho com faxina aqui nos USA, e minha patroa coloca a esponja de lavar louca na maquina de lavar louca, sera que isso elimina os germes?
    E tambem preciso saber como fazer para desembassar os espelhos, ja usei varios produtos , mas continua com umas manchas como se estivesse sujo.
    aguardo resposta.
    obrigada.

  • Excelente a dica da titia! Também tenho problemas com louças na pia, mas a dica é essa mesmo. Quanto ao detergente costumo ocupar o frasco vazio com a metade do detergente novo, completo com água e, assim, uso por muito mais tempo….por favor, não é ser pão-duro, mas pensar em jogar menos resíduos, mesmo que biodegradável, de volta à natureza.Bjs!

  • Complementando o meu comentário:

    Outra forma pela qual o sabão contribui para o aumento da poluição
    ocorre quando há formação exagerada de espumas nas superfície dos rios e lagos.
    A camada de espuma encobre a superfície, impedindo a penetração dos raios
    solares e a interação da atmosfera com a água. Esta obstrução é mais evidente em r ios cuj a va z ão é pequena e a s água s , agi t ada s . Ne s s e s c a sos , l eva pl ant a s aquáticas e peixes à morte. Este fato, além de prejudicial à natureza, torna mais difícil e dispendioso o tratamento da água para consumo humano. Por sorte o sabão é suficientemente biodegradável para que este fato não ocorra somente por
    sua utilização. Atualmente os maiores causadores deste tipo de poluição são os detergentes não-biodegr adáve i s . Ne s t e c a so, o s abão é um me ro auxi l i a r . A legislação brasileira atual proíbe tanto a produção como a comercialização de detergentes não-biodegr adáve i s , evi t ando, a s s im, e s t e t ipo de polui ç ão.

    http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf

    Lendo o material, fiquei em dúvida sobre o que é exatamente um detergente biodegradável quanto a formação de espuma. Sei que é o que os microorganismos do meio conseguem decompor, todavia, a espuma é apenas uma reação química e corroboro não ser ela responsável pela limpeza, portanto, mesmo sendo biodegradável, o ideal é que faça pouca espuma pelos motivos acima mostrados!

  • Não é a espuma que faz a limpeza, isso é só um recurso de marketing, porque, apesar de não ser a espuma o que limpa, se faz espuma é porque o produto está servindo ao seu propósito de detergente, que é quebrar a tensão superficial da água e matar as bactérias, tirando a capa de proteção delas que as impermeabiliza e as faz resistir a uma limpeza só com com água. NO ENTANTO, não precisa fazer espuma para ser eficiente!!!!!!!!! E esses que não fazem espuma, ou fazem menos, é que são os biodegradáveis!

  • Uma garrafa pet cortada ao meio, com agua e detergente. Coloque os talheres de molho. Os pratos dentro da pia e os copos na bancada. Lave os copos com a agua caindo nos pratos. Depois o pratos, que já estarão molhados e sem comida grudada.
    Coloque uma panela suja dentro da pia e lave os talheres que estavam de molho e quase limpos. A agua dos talheres vai tirar a comida grudada na panela.
    Assim, não havera desperdício de água e sabão e ainda diminui o trabalho.

  • També nãp gosto de lavar a louça e uso uma técnica que aprendi com a minha mãe…há muito tempo…
    Optei por uma pia com duas cubas, daí é simples!
    Limpo pratos e talheres, encho a cuba de água e coloco o detergente (biodegradável…lógico) e deixo alouça ali, um tempo, enquanto organizo o restante da cozinha e mesa. Volto e lavo as peças, colocando-as na outra cuba, enxaguo e coloco no escorredor. Caso tenha utilizado algum eletrodoméstico lavo-os também. Troco a água, coloco mais detergente e deixo as panelas, que já estavam com água para amolecer crostas, frigideira e tampas, repetindo o processo de lavagem.
    Não se gasta tanta água e a louça fica limpa. Além disso higienizo as panelas de inox e as cubas com saponáceo em pó, que deixa tudo brilhando e limpo.

  • A quantidade de espuma nada tem a ver com a qualidade do detergente nem aumenta o poder de limpeza,o que faz limpar é a quantidade de poder ativo que contem o detergente(quantidade de tensoativo, que quebra a tenção superficial entre a água e o óleo fazendo com que os dois se misturem e faça a limpeza).
    A espuma pode ser colocado aditivo aos detergentes para aumentar a quantidade de espuma e iludir o consumidor para que ele pwense que esse detergente é melhor.

  • Obrigada pelas informações, boas dicas.
    O que é soda de cozimento?

  • Ola Branca! O jeito mais fácil de vc organizar as suas contas e papelada do dia a dia:
    - Tenha sempre uma agenda e anote todos os seus compromissos inclusive contas a pagar com seus valores.
    - Tenha uma pasta sanfonada com dias do mes e qdo as contas chegarem vá colocando na pasta no dia do vencimento.
    Alguns documentos precisam ser guardados por 05 anos e outros até por 20 anos.
    Numa pasta catálogo vá organizando as contas pagas do ano: uma folha para a cia de luz, outra para água, outra para gás, IPTU e assim por diante. Para guardar as dos anos anteriores uma folha para cada ano e as contas agrupadas. Vc pode usar tambem um Box para arquivo inativo e guardar as contas dos anos anteriores. Fica fácil consultar qdo precisar.
    Espero ter sido util. Um FELIZ 2010!!!

  • Que ótimo Paulo. Temos também outras dicas (rs!) como passar roupa e como organizar guarda roupa.
    Abraço

  • paulodetarsopinto

    4 de janeiro de 2010 às 22:07

    poxa isto e uma beleza para minhas filhas ke odeiam lavar louça………

  • Claro Tina,
    todo o conteúdo do blog é licenciado por uma licença creative commons.
    Abraço

  • Olá, adorei o post, será que eu poderia colocá-lo(com a devida referência, é claro) no meu blog? Abços.

  • Branca
    Que dica ótima para um post, já entrou na minha pauta, vou preparar um post especial sobre o assunto.
    E te aviso quando eu publicar.
    Beijão

  • Amiga. Me ajude a organizar a papelada em casa. Porém é aquela do dia-a-dia, que temos que resolver naquela semana, naquele dia, aquelas do tipo lembretes, contas, recados etc. Albuns de fotos e fotos soltas também são problemas para mim. Bjs

  • Amiga. Me ajude a organizar a papelada em casa. Porém é aquela do dia-a-dia, que temos que resolver naquela semana, naquele dia,tipo lembretes, contas,recados etc. Albuns de fotos e fotos soltas também são problemas para mim. Bjs

  • Achei ótimo!
    rs… e acrescento que não existe NADA pior do que o ralo parar e a pia ficar cheia de água engordurada!!! :x
    E as louças é sempre bom lavar logo após o uso… potes plásticos tbm (pq pegam cheiro com o tempo.
    E para a “amiga” ativista, olha, na boa, existem mil outras coisas (mais lógicas e importantes) para vc pagar de ativista ecológica.

    Beijos

  • Bem, a vida útil da espuma pode ser prolongada se colocar ela no micoondas por três min na potêcia máxima, estudo relatam que há eliminação de 90% das bactérias. Mas lembre-se não deve conter restos de espoja de aços nela, ai dá chutchi.

  • Douglas, que bom que você gostou.
    Eu meio que programei uma série de post sobre “como fazer determinada coisa” em casa.
    Vamos falar sobre como organizar despensa, armário de cozinha e muito mais.
    Ah! Obrigada pelo seu comentário.
    Abraço

  • Julia
    Tenho que agradecer por você ter chamado a minha atenção em relação ao termo detergente concentrado. Como eu disse no post, eu sou meio que uma negação na hora de lavar louça, eu sempre fugi da pia. Mas com o tempo fui aprendendo, já quebrei muita louça.
    Eu modifiquei o texto e coloquei uma explicação no rodapé.
    Também não sou uma expert em ecologia, para escrever este post e colocar dicas que não agredisse o meio ambiente eu tive que fazer uma pesquisa bem grande, infelizmente eu utilizei o termo errado e suprimi um importante.
    Pode contar com a nossa colaboração na defesa de um meio ambiente mais preservado.
    E sempre que tiver alguma reclamação não se acanhe.
    O blog é novo, tem menos de uma semana. E tudo que nós mais queremos, é essa interação, viva, ativa e vibrante.
    Esse sempre, vai ser um espaço para os nossos clientes e leitores falarem e interagirem com nós das LojasKD.com.br.
    Volte sempre, porque nós vamos tentar, dia após dia, trazer informações corretas e saudáveis, mas se por acaso um dia nós voltarmos a errar, nos corrija.
    Aqui todos podem aprender com todos.
    Abraço

  • Nossa que dicas antiecológicas.

    Usar detergente concentrado, depois reclame que os rios estão uma “m”, bom se ve que a senhora não sabe nada de nada quando o assunto é casa, até usava no dia-a-dia copos e pratos descartáveis.

    Bom, Dora me desculpe se fui rude, [trecho suprimido] , digo isso porque você não tem cara de dona de casa, vc é moça deve gostar de make e moda.

    [trecho suprimido]

    Bom publicar vc nao vai, mas vai ler e reflita [trecho suprimido]

  • Para um recem casado essas dicas foram ótima =D Afinal, eu assumo a bronca da louça em casa hahahaha

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade de quem assina os mesmos, não expressando a opinião dos editores e responsável por este blog. Por favor, escreva algo que realmente tenha relevância com o texto publicado. O responsável por este blog tem o direito de aprovar ou não o comentário. Qualquer dúvida, entre em contato.