Pular para o conteúdo

Quadros: dicas para decoração de 5 cômodos

Quadros têm a capacidade de alterar todo o ambiente e dar vida nova às paredes do seu lar. Utilize os quadros como telas em branco para inovar na decoração.

Os quadros oferecem oportunidades infinitas de expressar os gostos pessoais dos moradores e dar o toque final que eleva e completa a decoração.

Além de possibilitarem diversas escolhas quanto ao tema e ao estilo de arte que será fixada na parede, os quadros também permitem inovar por meio de suas molduras.

Para que você não se perca com tantas possibilidades, preparamos esse post com dicas sobre como decorar cada cômodo da casa utilizando quadros. Venha conferir.

Quadros
Quadros. Foto: Pxhere

Dicas para escolher o quadro ideal para cada cômodo da casa

Sejam peças adquiridas em galerias de arte, feitas por artistas locais, recordações de viagens ou criadas por você mesmo através de projetos no estilo “Faça Você Mesmo” (DIY), os quadros são elementos muito bem-vindos em decorações de qualquer estilo.

Todos os cantos do lar podem ser decorados com quadros. E sim, até o banheiro pode entrar nessa. Abaixo vamos dar algumas dicas que adaptamos do site The Pruce para te auxiliar a escolher quadros para os diferentes cômodos da sua casa.

Sala de estar

A sala de estar é o cômodo que possibilita o maior número de possibilidades quando o assunto é decorar com quadros.

Tanta liberdade de escolha pode tornar o processo divertido, mas também intimidador. Afinal, a sala é o espaço para recepcionar visitas e destinado à convivência familiar, por isso sua decoração exige muita atenção.

A nossa dica é seguir o estilo do ambiente e buscar peças que complementam o visual. Por exemplo, se a sala tem estilo minimalista, busque molduras e artes que reflitam a mesma estética simples e elegante. O mesmo vale para os outros estilos de decoração.

Os quadros maiores, assim como uma composição criada com vários quadros menores, funcionam muito bem na sala.

Sobre a posição dos quadros, a sala também permite uma liberdade extra. Geralmente, é recomendado fixar quadros na altura do olhar.

Mas, em cômodos com assentos, como a sala de estar, sala de jantar, escritório ou espaço dedicado ao home office, isso pode ser alterado. Nesses espaços, pendure os quadros um pouco abaixo do nível do olhar. Assim, quando os moradores ou convidados estiverem sentados poderão apreciar melhor as pinturas nas paredes ao seu redor.

Quarto

O quarto é a área mais íntima e pessoal do lar. Além de ser o cômodo destinado ao descanso e relaxamento. Essas características devem ser levadas em conta na escolha do quadro.

Os locais mais indicados para expor quadros no quarto são: a área acima da cabeceira da cama e a parede oposta à cama.

Quadros grandes funcionam bem nesses locais quando posicionados próximos à altura do olhar. Dado o propósito do cômodo, o descanso, procure arte com temas abstratos e cores ou tonalidades tranquilas e claras.

Fotografia, paisagens e fotos com cores pouco saturadas (mais pálidas e com baixa intensidade) em geral também harmonizarão com o espaço. Escolha molduras simples e minimalistas para dar destaque a arte em si.

Cozinha

Nem sempre a cozinha é lembrada na hora da decoração. Mas, enquanto um lugar muito importante e utilizado da casa, ela merece ser decorada com carinho.

Para isso, opte por quadros menores que complementam o visual da cozinha sem sobrecarregar o espaço. As bancadas e as áreas acima dos armários são opções de locais para fixar os quadros.

Quanto ao conteúdo, imagens ou frases com temas divertidos e casuais são uma boa pedida para provocar sorrisos e alegrar a manhã.

Escritório

O escritório ou a área do lar dedicada ao home office pode ser personalizada com quadros que refletem seus gostos e inspirações. Uma forma diferenciada de fazer isso é criar uma espécie de galeria de arte que pode ser alterada com o tempo.

A ideia é criar uma pequena exposição e ir trocando as peças quando se desejar, criando uma rotatividade. Os quadros não serão fixados numa parede para permitir mudanças.

A recomendação pode parecer diferente, mas não se preocupe. Quadros apoiados em móveis são uma tendência em alta na decoração de interiores. Além disso, ela poupa os esforços de fixar os quadros.

A base da galeria pode ser uma estante dedicada para apoiar os quadros. Se for uma prateleira invisível, o efeito será mais elegante e minimalista. Selecione quadros que transmitem a energia e o visual que gostaria de ver ao trabalhar.

Você pode incluir fotos de artistas que te motivam, frases que estimulam a produtividade e imagens positivas.

Quadros de diferentes tamanhos podem compor a galeria e as molduras também podem ter estilos diferentes para dar personalidade ao cômodo. Mas, se o objetivo é um visual minimalista, escolher molduras semelhantes é a opção indicada.

Quando enjoar da combinação, basta retirar, adicionar ou trocar as posições dos quadros. Tudo sem ter que pregar um prego sequer.

Banheiro

Geralmente, o banheiro nem é tido como um local que pode ser decorado com quadros. Mas pode e deve!

O único cuidado importante a ser tomado é colocar os quadros em molduras com telas de vidro ou acrílico para proteger a arte a ser exposta da umidade do banheiro.

A arte escolhida deve seguir o estilo do ambiente como um todo. Quadros com estilo vintage nos banheiros vintage, minimalistas nos banheiros minimalistas e assim por diante.

Para os que quiserem um banheiro descontraído e casual, existem imagens de personagens da cultura pop e frases divertidas específicas para esse cômodo em sites dedicados à decoração.

De forma geral, quadros para o banheiro funcionam bem em pares. Escolher dois quadros com temática semelhante e colocá-los lado a lado, por exemplo, é uma forma simples e segura de decorar o local.

Quanto aos espaços em que os quadros podem ser pendurados, opte por posicioná-los apoiados no vaso sanitário, ou acima dele, e sobre o toalheiro.

Independente do cômodo a ser decorado, planeje o posicionamento antes de fixar o quadro definitivamente. Dê preferência conte com auxílio de duas pessoas para segurarem o quadro enquanto você observa se o posicionamento está correto.

Gostou das dicas? Esperamos que elas te ajudem a deixar seu lar mais bonito com auxílio de quadros.

Web Stories

Perguntas Frequentes

Como combinar os quadros com a decoração?

Os quadros podem servir para destacar um espaço, dar mais personalidade ou trazer leveza a um ambiente, tudo de acordo com o modo como são colocados. De qualquer forma, o ideal é que fiquem sempre na altura dos olhos. Quadros maiores devem ficar em paredes maiores para que haja uma boa proporção. Se o objetivo for fazer uma combinação de quadros, teste com papéis, antes de colocá-los na parede.

Quanto custam os quadros decorativos?

O valor dos quadros decorativos varia muito. Dentre os fatores que determinam o seu preço está a qualidade do material utilizado, tamanho da tela e moldura. O ideal é pesquisar o tipo de quadro que você quer e os valores em diferentes estabelecimentos.

Como escolher a moldura certa para um quadro?

A moldura pode fazer toda a diferença em um quadro. Por isso, se você for emoldurar um quadro, o ideal é que opte por uma que combine tanto com a arte que você está colocando, quanto com o espaço em que o quadro ficará exposto. Se o ambiente for moderno, por exemplo, uma moldura simples ou de madeira pode ficar bem. Já se for um ambiente mais clássico, escolha uma moldura dourada ou de metal.

O que é o Paspatur, e como utilizá-lo nos quadros?

O Paspatur (ou passe-partout) é uma peça utilizada no momento de emoldurar um quadro, e serve para não permitir o contato entre a obra e o vidro, evitando que a obra cole e acabe se danificando. Ele também pode ser utilizado num tamanho maior do que a arte, fazendo uma transição entre a arte e a moldura.

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado