8 jul

Faça você mesmo: Capa de Sofá!

Criançada em casa, todos os amigos do seu filho vindo fazer bagunça na sua sala de estar, é um entra e sai com os pés sujos, farelos de doces e salgados caindo por todos os cantos. Além do seu chão, um dos itens que mais sofre é o seu sofá, principalmente se ele for estofado. Por isso hoje eu trouxe uma dica sensacional para ajudar você a manter o móvel da sua sala seguro  de sujeiras, fazendo ele durar mais. Vou ensinar como fazer capa de sofá! Ah, e é também uma ótima opção para mudar o visual da sua sala sem gastar muito.

Faça você mesmo uma capa de sofá novinha

A primeira coisa que você deve pensar é no tecido que quer, na cor e no material, ele deve combinar com seu ambiente. Os especialistas indicam que você usa sarja peletizada, pois não encolhe na lavagem e dura mais tempo. Mas vai do seu gosto e da sua criatividade.

O segundo passo é medir o seu sofá. Para facilitar, divida ele em pequenas áreas. Confira uma ilustração indicativa para ajudar:

Para criar a sua capa de sofá você vai levar pouco mais de um dia, trabalhando em alguns períodos, e vai precisa de alguns materiais:

- Linha de algodão, tesoura e fita métrica;
- Tecido escolhido por você. O preço pode variar bastante, então faça uma pesquisa antes.

Agora é hora de colocar a mão na massa e criar a sua nova decoração da sala de estar. Ah, essa dica serve também para poltronas, camas, e até outros móveis que você queira proteger de poeira e sujeiras rotineiras. Vamos lá ao passo a passo:

1. Meça o seu sofá conforme as áreas do desenho ilustrativo acima;
2. Corte o tecido que você comprou para a capa de acordo com as medidas dessas áreas, lembre de deixar um pouco de sobra, cerca de 2cm, para as costuras. Para a parte do acento e encosto, deixe um pouco mais de sobra para prender no vão desses espaços do seu sofá;
3. Coloque cada pedaço sobre sua respectiva parte do sofá e corte as sobras necessárias;

4. Você pode usar moldes de papel para as áreas mais irregulares, isso ajuda você a cortar o tecido no tamanho certo;
5. Costure o assento e o encosto, e depois os braços e plaquetas. Uma costura dupla ajuda a capa a resistir ainda mais;
6. Você pode colocar um ziper, que facilita na colocação da capa. Para colocá-lo, deixe um espaço de 4cm nos tecidos das costas do sofá;

7. Com o zíper virado do avesso, costure um dos lados na borda do tecido. Vire e faça uma dobra esconder o fecho. Repita o processo do outro lado;
8. Costure as costas no resto da capa, deixando a abertura do zíper embaixo;
9. Coloque a capa sobre o sofá e risque a barra com um lápis;

10. Utilize o risco como guia para cortar o tecido, mantendo de 3 a 5 cm de margem;
11. Para o acabamento da barra, dobre o tecido (escondendo a beirada até o limite do traçado) e costure;
12. Para reforçar a costura e fazer a capa durar ainda mais, passe novamente a máquina a cerca de 3 mm da costura original em todas as áreas de junção de tecidos.

Não vou mentir, dá um trabalhinho, mas o resultado é ótimo e vai te ajudar com certeza na limpeza do dia a dia, principalmente quando têm convidados em casa, ou até animais.E sabe o que também é ótimo? Minha querida listinha de dicas de móveis para sua sala de estar!

Confira vários modelos de móveis para a sua sala de estar. Inspire-se!

Sala de estar completa

 

Sala de estar completa

Sala de estar completa

Não perca mais tempo e confira. Móveis para acertar na decoração ;)

22 comentários

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade de quem assina os mesmos, não expressando a opinião dos editores e responsável por este blog. Por favor, escreva algo que realmente tenha relevância com o texto publicado. O responsável por este blog tem o direito de aprovar ou não o comentário. Qualquer dúvida, entre em contato.