23 set

Faça você mesmo: Mude a cor dos móveis!

A dica de hoje é para quem está querendo inovar e dar uma carinha nova aos móveis. Eles podem estar abandonados em um canto da casa e fora de uso, mas se estão inteiros podem ser reformados. Faça você mesmo, mude a cor dos móveis e decore com novos ares o seu lar!

Mudar a cor dos móveis

Para começar a restaurar o seu móvel, o primeiro passo é lixar por inteiro, tirando todos os resíduos e deixando ele mais uniforme. Depois, passe uma camada de látex branco, espere secar e lixe novamente. Passe uma camada de esmalte branco, e só então aplique a tinta tipo esmaltada da cor que deseja! É só esperar secar e decorar! Se precisar, passe uma segunda demão da cor que deseja, mas não exagere para não ficar com bolinhas ou falhas!

Você pode também fazer várias texturas nos móveis e deixar ele com um ar retrô renovado, mas isso já é mais difícil, então melhor procurar algum especialista!

Como vocês viram nas fotos do post, existe outra opção para renovar um móvel: colar papel de parede nele. Você escolhe o papel com a cor e desenho que vai combinar com sua decoração e aplica. Mas não vamos dar muitos detalhes sobre esse procedimento, pois será assunto para dicas futuras (suspense hihi!). É só ficar de olho aqui no blog que postaremos mais essa dica legal para vocês muito em breve!!

MAS SE… você é uma pessoa que sabe que hoje em dia é MUITO BA-RA-TO comprar móveis novos e lindos, como os da LojasKD, e não quer todo esse trabalhão e mão de obra, aqui vai uma seleção especial!

16 comentários

  • Gente, eu amei essa idéia de pintar e transformar os móveis, mas tenho umas dúvidas.
    Eu tenho um pianinho de madeira em casa, esta bem velhinho e precisando ser restaurado.
    A primeira lixa que vcs falam é uma lixa normal, elas tem numeração, ou chego la e peço uma lixa para lixar madeira??
    Lixo até tirar toda a tinta, ou verniz?
    A segunda lixa, depois do látex, também não tem numeração??

    Beijos, obrigada pela dicas, estou amando esse site!!!

  • Olá Suleima, pode pedir por uma lixa para lixar móveis e madeira mesmo! Sobre o que lixar, a ideia é tirar todos os resíduos, mas principalmente o verniz, a tinta anterior pode ficar um pouquinho visto que você vai pintar por cima :D
    E obrigado pelos elogios, volte sempre! :D

  • Amei, essas dias tenho uma estante marfim ela pode ser transformada?

  • COMO FAÇO ACABAMENTO NOS CANTOS E CONTORNOS COM PAPEL DE PAREDE ? QUERO RESTAURAR A CAMA DO MEU FILHO QUE É DE MDF. BJS

  • Maria Cecilia Groba dos Santos

    7 de outubro de 2011 às 8:38

    gostaria de saber se para trocar a cor do meu guarda roupa que é de cerejeira antigo e com brilho preciso tirar a folha dele? ou só lixo p/ pintar? eu agradeço a informação e aguardo sua resposta, adorei seu blog. parabéns pelo trabalho de arte.

  • gostaria de saber como faço para mudar a cor de moveis q sao cobertos com formica?

  • Por gentileza, poderia me informar o número adequado a ser utilizado para lixar o movél de madeira, necessito o número da lixa para o primeiro passo “lixar por inteiro, tirando todos os resíduos e deixando ele mais uniforme”. Depois,para o terceiro depois de passar a camada de látex branco, esperar secar e lixe novamente, desta vez qual é o número da liza?
    Adorei a dica e aguardo o trabalho de aplicação o papel de parede nos móveis.
    Abraços a todos da equipe.

  • Olá Fabiana, não sei te dizer ao certo o número da lixa, mas acredito que na hora de comprar o vendedor saiba te informar melhor, pois pode variar conforme o material do móvel. E você pode usar a mesma lixa no terceiro passo, é só para tirar excessos :D

  • Olha restaurar é tudo, é dar vida cara nova ao ambiente com um toque especial no móvel, gostei de conhecer.

  • gostaria de mudar um moveu de angelim para branco

  • Tb tenho dúvidas qto à móveis feitos com fórmica… tem como pintá-los?

  • Gostaria de restaurar um guarda-roupa de macanaíba para a cor branca. Como posso fazer, qual tinta usar, qual lixa, poderia me dar as dicas?

  • Olá Simoni,

    O procedimento para você dar uma cara nova para o seu guarda-roupa é o mesmo que mostramos no post. Se você seguir as dicas direitinho, seu móvel vai ficar lindo =D.

    Qualquer dúvida entre em contato.
    Forte abraço!

  • gostaria de saber se esse procedimento funciona para camas de ceregeira

  • amei a dica vou mudar a cor de uma mesinha de escritório para branco com rosa para o quarto da minha filha, uma duvida se eu pintar direto sem lixar a tinta não pega.

  • Olá Joseane. Tudo bem?

    Lixar o móvel é indispensável para que a pintura seja feita com qualidade, a dica é usar uma lixa fina. As lixas grossas podem arranhar o seu móvel e por isso não são recomendadas.
    Esta será a base para sua pintura, e é muito importante que seja feita com perfeição. Sei que a maioria das pessoas odeia lixar, mas é necessário. Isso removerá o verniz da peça, assim como outras sujeiras. Só assim a tinta que você aplicar penetrará na madeira. Passe a lixa uniformemente em cada parte do mobiliário, de modo que uma área não fique mais desgastado do que o resto.
    Se a peça que você quer pintar for crua, sem verniz ou cera, não precisa lixar.

    Abraço!

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade de quem assina os mesmos, não expressando a opinião dos editores e responsável por este blog. Por favor, escreva algo que realmente tenha relevância com o texto publicado. O responsável por este blog tem o direito de aprovar ou não o comentário. Qualquer dúvida, entre em contato.