Pular para o conteúdo

Diferença de vintage e retrô

É bastante comum que tenham confusões sobre esses estilos, no entanto, existe diferença de vintage e retrô quanto aos móveis e objetos usados na decoração.

Embora sejam constantemente associados como estilos semelhantes, é válido ressaltar que existe diferença de vintage e retrô, uma vez que ambos possuem as suas próprias características.

Dessa forma, é preciso compreender o que cada um desses estilos representa antes de fazer a escolha de qual ficará melhor em seus cômodos.

Não há problema algum fazer uma mesclagem entre o vintage e o retrô, uma vez que algumas peças são caras e de difícil acesso.

Esse é um método mais econômico para quem não abre mão de ter um pouco do passado, fazendo parte do seu presente.

Diferença de vintage e retrô
Diferença de vintage e retrô. Foto: Pixabay

Qual a diferença de vintage e retrô?

Um jeito mais simples e que facilita a compreensão dos que buscam sanar esse questionamento é conceituando ambos os estilos de decoração.

Assim, com uma definição estabelecida, ficará mais fácil identificar se o que você está buscando remete ao estilo vintage ou retrô.

Decoração vintage

Tratam-se de móveis e objetos originais, pertencentes às décadas passadas. São peças clássicas e robustas, que podem ser encontradas em antiquários ou brechós.

De maneira geral, remetem à antiguidade, com cores sólidas variando entre o branco, tons pastéis e dourado. 

Alguns móveis em madeira, sem nenhuma tinta em sua superfície, também fazem parte desse estilo, uma vez que passam a sensação de serem mais resistentes.

A tonalidade e as formas dos móveis passam uma sensação de romance, charme e nostalgia. É semelhante aqueles filmes antigos, onde tudo é luxuoso, mas sem ser extravagante demais.

Os móveis que compõem uma decoração vintage possuem uma durabilidade maior que os objetos encontrados nos dias de hoje. 

Afinal, naquela época eles apreciavam a eficácia e durabilidade do móvel, uma vez que estes eram repassados, de forma orgulhosa, de uma geração para outra dentro de uma família.

Decoração retrô

Esse estilo nasceu tendo como referência os objetos que eram usados pelas pessoas nas décadas passadas.

Assim, a principal diferença de vintage e retrô é, enquanto um estilo é composto por móveis originais confeccionados no passado, o retrô surgiu como uma alternativa que intercala entre antigo com a modernidade.

Para quem é apaixonado por peças antigas, mas que não possui condições financeiras para adquirir uma, essa é a opção mais recomendada para deixar a sua casa com uma sensação de nostalgia.

Sua paleta de cores é constituída com tons vibrantes e fortes, que deixa tudo mais destacado ao olhar. 

Algo chamativo, mas ao mesmo tempo, que transpasse um ar mais sofisticado e atual. Trata-se de uma mistura entre o clássico com um toque contemporâneo.

A funcionalidade é a chave para que essa decoração tenha vida. Não é somente escolher um móvel para a decoração, ele precisa se destacar, ao mesmo tempo em que também possui alguma utilidade. É algo como ter dois objetos em apenas um.

Quais peças são características de cada estilo?

Não há dúvidas que seja mais fácil encontrar móveis no estilo retrô, ao invés do vintage. No entanto, tudo dependerá de qual você se identifica mais. 

Se o esforço valer a pena, é preciso ser rápido na busca por peças, uma vez que são únicas e de grande concorrência.

Porém, mesmo sabendo o conceito de cada um desses estilos, como saber qual deles é o melhor para compor a decoração de cada cômodo da sua casa?

Isso varia de pessoa para pessoa, pois trata-se de uma questão de gosto pessoal. Que envolve o também, o valor financeiro a ser gasto.

Peças vintage

Móveis e objetos de decoração originais, que foram confeccionados dentre a década de 1920 a 1960. Um móvel é considerado como uma antiguidade quando ele já existe há mais de 100 anos.

As peças vintage vão desde uma cômoda a um simples porta-retrato. Aposte em cores vibrantes para os cômodos onde há um fluxo maior de pessoas.

Por exemplo, na sala, opte por usar uma parede com tons mais sóbrios, deixando o destaque para os móveis. 

Escolha objetos que sejam harmônicos entre si, ou então, ficará algo muito rústico e espalhafatoso. Busque por um equilíbrio entre o estilo do móvel, a pintura na parede e os objetos de decoração.

Mas é válido ressaltar que não há necessidade em lotar o cômodo de peças antigas, ou ficará semelhante a um museu. Nesse momento, o equilíbrio é o mais importante.

Um estilo vintage remete a tradição, então, dê preferência para as cortinas, vasos, adereços feitos de crochê, estampas geométricas e bordados. 

Algo bem semelhante à casa da sua avó, com diversas plantas na varanda, e objetos que, mesmo inutilizáveis, agora servem para a decoração.

Peças retrô

Móveis feitos a partir de uma releitura dos que eram usados na antiguidade, mas que possuem um toque mais moderno e tecnológico.

As peças que compõem esse estilo são coloridas, e que destoam no ambiente onde são colocadas.

Por exemplo, em uma sala, poltronas com pés palito dão um charme ao local, mas sem perder a elegância, que é algo tão intrínseco dos móveis antigos.

Colocar vitrola no quarto, ou usar eletrodomésticos coloridos em sua cozinha, deixará o ambiente clássico, mas sem perder seu toque de modernidade.

Máquinas de costuras são usadas agora, com um tampo de vidro na sua superfície e servem para colocar bandejas, vasos ou porta-retratos.

Espelhos com molduras grandes e coloridas, também devem ser levadas em consideração na hora de escolher os móveis.

Assim, existe uma diferença de vintage e retrô que vai além da sua definição. É algo característico, que visa passar boas recordações para os donos da residência e os seus visitantes

Perguntas Frequentes

O que é retrô na decoração?

De maneira geral, trata-se de um estilo que busca fazer uma releitura dos objetos que eram comuns décadas atrás.
Então, usar o estilo retrô na decoração, é usar móveis que remetam a peças antigas, e inseri-los dentro de qualquer cômodo de uma casa. 

O que temos na decoração de um estilo retrô vintage?

Quando se opta por fazer uma junção entre esses dois estilos, os móveis serão mesclados em peças originais do estilo vintage, que são objetos originais de décadas passadas.
Enquanto ao estilo retrô, esse se encarregará de deixar o ambiente com um toque mais moderno.
Dessa forma, ambos os estilos se completam, tornando o cômodo decorado entre o passado e o presente.

O que é uma cor vintage?

O estilo vintage servem para deixar o ambiente mais aconchegante, por isso, a sua paleta de cores é repleta de tons claros, que passam uma sensação de paz e intimidade.
As cores vintage mais usadas e que não podem faltar em uma decoração são: Marsala, tons pastel, azul claro, verde claro e cores alaranjadas.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Botão Afiliado