Dança das cadeiras: como escolher as melhores

Surgiram dúvidas na hora de escolher as cadeiras para a decoração da mesa de jantar? Saiba como escolher a cadeira certa.

Sabemos que as cadeiras são itens que variam muito em tamanho, modelo, estilo, cores, materiais e etc. Diante de tantas opções, manter a funcionalidade das cadeiras sem deixar a parte decorativa de lado pode ser desafiador.

Mas não é impossível. Para não se perder nessa “dança das cadeiras”, concentre-se nas características do seu lar e quais são suas preferências decorativas. Isso é importante porque cada ambiente e cada objetivo pedirá um tipo de cadeira diferente.

Dança das cadeiras
Dança das cadeiras. Foto: Pxhere

Como escolher cadeiras para a mesa de jantar

Pronto para entrar na dança? Acompanhe nosso post para dicas de como escolher a cadeira certa para sua mesa de jantar.

Conforto e funcionalidade:

Além de serem utilizadas diariamente durante as refeições, as cadeiras da mesa de jantar são itens relacionados à confraternização e recepção de visitas. Por esses motivos, o conforto é um dos principais atributos que suas cadeiras devem apresentar.

A fim de garantir conforto e espaço necessário para realizar os movimentos realizados durante as refeições e demais atividades, atente-se às seguintes medidas:

  • Destine, pelo menos, 60 centímetros de espaço na mesa para cada cadeira. Assim, quem sentar terá como se movimentar confortavelmente. É possível se basear nessa medida para saber quantas cadeiras sua mesa consegue abrigar e manter a funcionalidade.
  • Deixe cerca de 30 centímetros entre o assento da cadeira e a parte inferior do tampo da mesa. Isso garantirá espaço suficiente para sentar e levantar com facilidade.
  • Uma vez que 70 centímetros é a altura mais comum das mesas comercializadas, dê preferência a cadeiras com 50 centímetros de altura para uma combinação apropriada.

Praticidade:

Além de serem confortáveis, as cadeiras devem possuir dimensões compatíveis ao espaço disponível no ambiente e na mesa. Em cômodos com espaço limitado, optar por cadeiras compactas é uma forma funcional de otimizar a área.

No mercado existem modelos compactos dedicados à maximização do espaço, como cadeiras que podem ser encaixadas em volta da mesa ou embaixo dela. Isso libera área para a circulação de pessoas no local e garante um visual organizado e minimalista.

Escolher cadeiras diferenciadas para as pontas da mesa:

A cabeceira da mesa pode receber um tratamento diferenciado. Escolha uma cadeira com estilo diferente das demais ou com dimensões maiores para promover destaque.

Ela pode ter um encosto mais alto, detalhes a mais, ter braços enquanto as demais não têm, entre outras facetas que farão dela um ponto focal na decoração.

Isso pode ser feito independente de qual for o formato da mesa, oval, retangular, circular. Basta selecionar um ponto para alocar a cadeira diferente.

Inove escolhendo cadeiras com estilos diferentes:

A forma mais comum de escolher cadeiras para mesa de jantar é comprar peças idênticas de um mesmo conjunto. Caso deseje fugir do tradicional, adquira cadeiras provenientes de conjuntos diferentes.

A variedade de modelos dará um toque de personalidade e singularidade ao ambiente. Ao selecionar quais cadeiras irão compor sua decoração, tenha em mente o conjunto como um todo e preze pela harmonia entre os móveis.

Para manter um visual coeso estabeleça alguma característica em comum entre as cadeiras. Pode ser um esquema de cores semelhante, o mesmo material, formatos parecidos ou a pertença ao mesmo estilo decorativo.

Cadeiras com cores diferentes:

Quer ousar na mobília, mas não se sente confortável mesclando cadeiras diferentes? Sem problemas, é possível ousar e inovar por meio das cores. Para isso, adquira cadeiras do mesmo modelo porém com cores diferentes.

Para um visual mais contido, escolha duas cores próximas, como branco e bege, por exemplo, ou variações da mesma coloração distribuídas nos móveis.

Para um efeito de maior destaque, combine cores complementares (aquelas que ficam em cantos opostos do círculo cromático) e/ou contrastantes.

Escolha cadeiras que combinem com o estilo do cômodo:

Cômodos com atmosfera moderna e contemporânea pedirão cadeiras com esses mesmos atributos. O mesmo pode ser dito sobre locais com estilo clássico, rústico, aconchegante, descontraído e assim por diante.

A sala de jantar é tradicional e clássica? Escolha cadeiras iguais e com o mesmo material e coloração da mesa. Espaço descontraído e com astral informal? Ouse com cadeiras de modelos diferentes entre si e em relação à mesa.

Lar caseiro e que promove sensação de aconchego? Aumente o clima aconchegante com cadeiras com estofado no assento e no encosto.

Para quem tem crianças em casa:

Tomar medidas especiais em relação aos moradores mais ativos e frágeis é sempre essencial. Caso tenha crianças, priorize cadeiras sem cantos pontiagudos.

As peças com acabamento arredondado auxiliarão na prevenção de acidentes. A respeito do material da cadeira e do estofado (se tiver), dê preferência aos mais resistentes e de fácil limpeza.

Combinar cadeiras e bancos:

Cadeiras e bancos podem coexistir na mesa de jantar. Há várias configurações possíveis. Um banco longo pode ficar de um lado da mesa e as cadeiras do outro, por exemplo.

Bancos são um alternativa interessante para acomodar visitas, pois eles podem servir de assento para várias pessoas.

Em ocasiões em que seja necessário recepcionar visitantes, almofadas podem ser posicionadas para maior conforto. Nesse caso, as almofadas devem combinar com a decoração também.

Trazer o destaque às cadeiras:

A melhor forma de dar destaque às cadeiras é criar contraste entre elas e a mesa. Isso pode ser feito escolhendo um material diferente para as cadeiras.

As opções que demos acima, cadeiras diferentes entre si ou com cores variadas, também farão com que as cadeiras sejam os pontos focais da decoração.

Outras formas de fazer isso são apostar em cadeiras com texturas e designs diferentes dos vistos na mesa.

Manter a mesa como elemento de destaque:

Para que a mesa seja o centro das atenções, eleja cadeiras iguais com estruturas simples e detalhes vazados no encosto. Escolha o mesmo material presente na mesa e um tom que complemente a cor da mesa sem criar conflitos ou contraste evidente.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a encontrar os tipos e combinações de cadeiras que melhor combinam com seu lar.

Perguntas Frequentes

Como montar uma decoração com cadeiras velhas?

Se você tem uma cadeira antiga que lhe acompanha há muito tempo, ou possui uma história de afeto, saiba que ela pode ser restaurada, ou mesmo customizada recebendo cores novas e mais modernas, para assim compor sua decoração, tanto exercendo sua função como cadeira, como sendo usada de mesa de apoio.

É necessário ter cadeiras reforçadas na sala de jantar?

É muito importante contar com cadeiras firmes e seguras em uma sala de jantar, no entanto, se você possui crianças ou idosos, ou até mesmo pessoas acima do peso em casa, mesmo que sejam apenas como visitas, vale a pena contar com cadeiras reforçadas.

Como fazer uma mesa de jantar com cadeiras diferentes?

Uma boa maneira de montar uma mesa de jantar com cadeiras diferentes é escolhendo um tampo mais neutro, fácil de combinar com qualquer cor e modelo de cadeira e visitando brechós de móveis que costumam ter diferentes tipos de cadeiras, por preços bem acessíveis.

Quais os melhores tipos de cadeira para sala?

O conforto é o quesito mais importante quando o assunto são cadeiras para sala. Por isso, se você está procurando uma cadeira para esse ambiente, procura aquelas com assentos mais largos e encostos anatômicos, de preferência também para peças que possuam algum tipo de estofamento. Além de promover mais conforto, elas trarão mais aconchego ao ambiente.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!