Como decorar a sala da sua casa sem gastar muito

Quando pensamos na sala, é fácil vir em mente diferentes funcionalidades que este cômodo possui, desde o papel social para receber convidados, até o aspecto relaxante para descansar ao final do dia. Por isso mesmo, é normal que as famílias invistam um pouco mais para montar uma sala agradável. Se você não pode ou não quer abrir tanto o bolso, saiba que é possível decorar a sala da sua casa sem gastar muito.

Existem alguns passos básicos para decorar a sala que você pode fazer rapidamente (e dão um bom resultado), enquanto outras dicas vão exigir um pouco mais de dedicação e criatividade. Nas 9 dicas de decoração da sala que você confere a seguir é possível perceber diferentes níveis de complexidade.

Quer uma dica extra antes de continuar a leitura? Enquanto você lê o artigo, marque em um papel ou em um bloco de notas o que você gostou e pode fazer. Depois, é só selecionar os materiais necessários para colocar a mão na massa.

1. Dê vida nova a um móvel antigo

Se você já tem algum móvel na sala pode analisar com cuidado se é possível fazer uma transformação nele ao invés de investir em algo novo. Essas transformações vão desde coisas pequenas, como trocar os puxadores das gavetas de uma estante, até mudanças mais complexas, como colocar um tecido diferente no sofá.

De qualquer forma, a renovação costuma ser sempre mais acessível do que a compra de algo novo na loja. Na Internet, é possível encontrar uma série de tutoriais com passo a passo detalhado que você pode seguir, principalmente para tarefas mais desafiadoras, como a pintura de um móvel.

2. Cores diferentes para as paredes

Pintar as paredes da sala é o tipo de atividade que não envolve tantos gastos, causa pouca bagunça e fica pronto rapidamente. As cores são capazes de causar diferentes sensações, por isso, ao mudar a cor da sua sala, o aspecto geral do ambiente também tende a se transformar.

Nesse sentido, você pode pintar somente uma parede, fazer pinturas geométricas ou ainda optar pelos papéis de parede, que são alternativas práticas e que não geram sujeiras.

3. A importância dos acessórios na decoração

Muito da composição de uma sala tem a ver com os objetos decorativos que são escolhidos para montar o ambiente. Para quem quer decorar a sala da sua casa sem gastar muito, considere comprar acessórios que se destaquem e tenham coerência dentro do cômodo. Esses acessórios podem ser objetos básicos, como almofadas, quadros nas paredes ou instalar prateleiras em alguns pontos. Espelhos decorativos são uma ótima pedida também. São itens pequenos, mas que fazem toda a diferença.

Como decorar a sala gastando pouco
Decorar a sala. Foto: Pixabay

4. Itens para um ambiente mais aconchegante

Se o seu objetivo na decoração da sala é montar um ambiente mais aconchegante, ideal para relaxar assistindo um filme no fim do dia, saiba que é mais simples do que parece. Além de um sofá bem confortável, considere colocar uma manta quentinha em cima do móvel e um tapete felpudo no chão. Esses dois elementos são peças chave para dar a sensação de aconchego e acolhimento para uma sala.

5. Espelho como elemento decorativo e funcional

Quase todo projeto de design de interiores faz uso de espelho, já que este item consegue alcançar diferentes objetivos. Outra vantagem dos espelhos é que eles são relativamente baratos, o que permite decorar a sala da sua casa combinando estilos e sem gastar muito.

Em uma sala pequena, um espelho que vai do chão ao teto pode ajudar a dar mais amplitude para o local. Agora, se sua sala tiver pouca iluminação, a dica é montar uma parede com pequenos espelhos do lado contrário de onde entra a luz, fazendo com que o fator reflexivo do espelho leve luminosidade por outros campos.

6. Pense em composições com o que você já tem

Um cômodo bem decorado é aquele que é possível sentir que houve um planejamento na forma como os objetos foram distribuídos, aproveitando cada cantinho. Os elementos decorativos são fundamentais e existem diversas composições que podem ser feitas com produtos que você já tem em casa.

Quer alguns exemplos? Utilizar livros na decoração, pintar com tinta spray algumas garrafas antigas, aproveitar vasos de vidro para colocar elementos como pinha ou rolhas dentro, fazer um cantinho com plantas, enfim. Ideias não faltam para dar um toque especial para a sala da sua casa, sem gastar muito.

7. Uma estante com personalidade

A estante é um móvel indispensável em qualquer sala e, geralmente, ocupa boa parte do orçamento da decoração. Mas você já pensou em fazer uma estante cheia de personalidade? Tudo o que você vai precisar são caixotes de feira, sobrepostos um sobre o outro. Depois, a decoração fica por conta de elementos pessoais.

Decorar a sala
Decorar a sala com estante. Foto: Movêu

 

8. Futon como alternativa para o sofá

Outro móvel que costuma exigir um bom investimento por parte dos moradores da casa é o sofá. Se as condições financeiras do momento não forem favoráveis, opte por um futon no lugar do sofá. É uma peça mais barata, mas que também dá o aspecto de conforto e aconchego ao ambiente. Além disso, é ótimo para receber visitas de forma descontraída.

9. Construa seus próprios móveis

Quem tem um pouco mais de disposição e quer se arriscar no mundo dos DIYs pode construir moveis novos para a sala. E não precisa ser nada muito elaborado: existem vários projetos que incluem pallets, utilizando o material para painel, rack, mesinhas, entre outras funções.

A grande vantagem de construir móveis para a sala está no valor a ser investido, que é bem menor do que comprar itens novos em uma loja especializada. Mais uma vez, a internet é a grande aliada dos que vão para o caminho do DIY, seja com tutoriais em vídeo ou com referencias em sites como o Pinterest.

Anotou os itens que você gostou neste artigo? Então, chegou a hora de elencar o que é necessário para realizar cada uma das suas ideias preferidas e colocar os planos em prática. Assim, em pouco tempo, sua sala estará completamente renovada.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender como decorar a sala? Achou fácil? Conte aqui abaixo nos comentários a sua opinião!

E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como decorar a sala de casa?

Decorar a sala de casa pode ser um desafio, especialmente se você está começando do zero. Mas não se preocupe, com algumas dicas e truques, você pode ter uma sala de estar bonita, aconchegante e ainda é possível manter o orçamento baixo. Aqui estão algumas ideias para decorar a sala de casa:
1. escolha uma paleta de cores. Isso irá ajudá-lo a selecionar móveis, pintar as paredes e escolher os acessórios. Uma paleta de três cores é o suficiente. Escolha uma cor principal e duas cores de acento.
2. Escolha um tema. Você pode se basear em sua paleta de cores ou escolher um outro tema, como natureza, viagens ou música. Isso também ajudará a selecionar os móveis e os acessórios certos para sua sala.
3. Pense na funcionalidade da sala. Sua sala precisa de um lugar para relaxar, assistir TV ou conversar com os amigos? Certifique-se de que haja espaço para isso na sua decoração.

Qual a importância dos acessórios na decoração da sala da cozinha?

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é onde ocorre a preparação das refeições. Por isso, é fundamental que ela esteja bem decorada e organizada, para que seja um espaço agradável para todos. Os acessórios são fundamentais na decoração da cozinha, pois são eles que dão o toque final ao ambiente. As prateleiras podem ser decoradas com vasos de plantas, panelas e outros utensílios de cozinha. Já as paredes podem ser decoradas com quadros e adesivos. Além disso, os acessórios também podem ser usados para esconder fios e cabos, deixando a cozinha mais organizada. Eles também podem ser usados para separar os ambientes, como por exemplo, usando uma cortina na entrada da cozinha.

Web Stories relacionados

Avalie este artigo

4.5/5 - (6 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!