Aprenda a valorizar o espaço com espelhos decorativos

O espelho é um velho aliado dos designers de interiores e não é à toa: quando posicionado estrategicamente pode dar mais amplitude a um cômodo, conferir um ar de sofisticação ao espaço ou ainda refletir a luz para deixar o ambiente mais claro como um todo.

Falando assim, parece que é só comprar um espelho e colocar na sua casa, mas sabemos que não é tão simples. Aprender a valorizar o espaço com espelhos decorativos é fundamental para quem quer montar um ambiente com personalidade e funcionalidade.

Mas então, por onde começar?

Definindo o seu objetivo com o espelho

O primeiro passo para valorizar o espaço com espelhos decorativos é pensar no objetivo que você quer alcançar ao optar por este elemento. Como você viu anteriormente, o espelho na decoração vai muito além do que somente refletir, atuando de diferentes maneiras em um ambiente.

Entre as funcionalidades de um espelho na decoração temos:

  • Melhorar a iluminação, ao refletir a luz natural que entra de uma janela ou a luz artificial de uma luminária;
  • Ampliar o espaço, uma vez que o espelho é capaz de criar uma “ilusão de ótica” que dá a sensação de que um ambiente tem o dobro do tamanho real;
  • Criar pontos de interesse, quando o espelho é uma peça com um design específico e interessante;

Com o objetivo definido, vai ser muito mais fácil pensar em formas de valorizar o seu espaço. Para facilitar ainda mais, selecionamos algumas sugestões de acordo com os objetivos listados anteriormente. Assim, basta pensar no que você espera deste recurso, localizar as dicas a seguir e colocar em prática. Vamos lá?

Melhorar a iluminação

Para os ambientes pouco iluminados, a presença de espelhos pode fazer toda a diferença. Afinal, graças ao seu aspecto reflexivo, é possível “puxar” a luminosidade de outros pontos, para que sejam novamente refletivas pelo cômodo. Algumas das sugestões para este caso são:

Uma parede de pequenos espelhos do lado oposto da janela: Algo constante nas revistas e blogs de decoração é a dica de fazer uma parede repleta de quadros. Porém, para melhorar a iluminação, você pode utilizar vários pequenos espelhos, de molduras diferentes, do lado oposto da janela – como uma parede de quadros, mas desta vez, com espelhos. Assim, além de criar um “mosaico” único, você conseguirá mais luz para o ambiente.

Laterais da cama para quartos pequenos: Na maioria dos apartamentos, os quartos não são muito espaçosos – o que também não permite grandes reforços na iluminação. Se este for seu caso, coloque espelhos nas laterais da cabeceira da cama, do chão ao teto. A vantagem é que, além de melhorar a iluminação, você ganha espelhos para se arrumar e não precisa seguir o padrão dos espelhos na frente da cama.

Em conjunto com uma luminária: Os cantos dos cômodos costumam ter pouca luz e, muitas vezes, as pessoas optam por posicionar neste local um abajur. A iluminação pode ficar ainda melhor ao combinar um espelho próximo à luminária, aproveitando o efeito reflexivo do objeto.

Ampliar o espaço

Já faz algum tempo que os profissionais utilizam os espelhos decorativos para ampliar os espaços, uma vez que o item dá a sensação de duplicidade. Para aproveitar ao máximo esse efeito, confira algumas sugestões.

Capriche no espelho do banheiro: Via de regra, o banheiro é um dos menores cômodos da casa. Isso pode mudar se você escolher um bom espelho. Para aumentar o ambiente, vale escolher um modelo que vá no final da bancada até o teto.

Uma parede de espelho: Para cômodos maiores, como a copa ou a sala de estar, um espelho que ocupe toda a parede também dará a sensação de amplitude ao ambiente. Como as folhas de espelho tem um tamanho máximo, veja a melhor forma para que a emenda não atrapalhe este efeito (normalmente, as lojas de espelhos podem te ajudar nesta análise).

Espelhos grandes, com formatos diferentes: Essa dica é semelhante à anterior, mas ao invés de contar com somente uma folha de espelho, você pode utilizar espelhos de diferentes tamanhos, mas que ocupem boa parte da parede. Um exemplo é a combinação de um espelho maior e outro menor no formato circular.

Atenção para a dica extra: Evite colocar espelhos onde você não quer que a pessoa perca o foco. Vamos explicar: é natural do ser humano se observar quando vê um reflexo. Assim, se você quer que uma visita foque na conversa, por exemplo, pode não ser interessante posicionar um espelho logo em frente ao ponto em que ela vai sentar-se.

Criar pontos de interesse

Espelhos decorativos na parede
Espelhos decorativos: saiba como usar. Foto: Pixabay

Um ponto de interesse é um item estrategicamente posicionado para chamar a atenção de quem olha. Na decoração, pode ser um quadro, um móvel de cor diferente ou um espelho. Veja 3 opções de pontos de interesse:

Em cima do aparador: Se você tem um aparador ou balcão na sua sala, pode posicionar um espelho logo acima do móvel. Para dar ainda mais destaque, opte por uma moldura diferente, sempre respeitando o estilo do que você já tem em casa.

Encostado em uma parede: Os espelhos decorativos encostados na parede podem dar um charme todo especial em ambientes como a sala ou o quarto. Você pode combinar com objetos decorativos, para criar uma composição única. E ainda tem a vantagem de não furar as paredes da sua casa!

Mais vida ao corredor: Tem um corredor na sua casa com precisando de um charme a mais? Um espelho com uma boa moldura pode dar mais vida a esse espaço. Uma dica é optar por uma moldura vintage, fácil de encontrar nas famosas feiras de antiguidades.

Mais algumas dicas sobre espelhos

Depois de todas essas sugestões, certamente você já tem algumas ideias em mente de como decorar o seu ambiente com espelhos decorativos. Mas ainda existem algumas dicas de ouro que queremos te dar.

Na hora de escolher o local de onde o espelho será fixado, lembre-se de considerar o que vai ser refletido. Afinal, pode ser que tenha algo que você não quer que apareça no reflexo, como uma área bagunçada ou fios de eletricidade.

A altura do espelho também faz bastante diferença e impacta no preço. Pense no que combina mais com cada ambiente, para não ter gastos desnecessários.

Por fim, não se esqueça de sempre levar em consideração o estilo do cômodo, para aproveitar os móveis que você já tem e não precisar fazer novos investimentos.

E então, pronto para colocar espelhos na sua casa?

Web Stories relacionados

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

2 respostas
  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!