Não há como negar que os apartamentos pequenos estão cada vez menores e a verticalização das grandes cidades prova que estes espaços estão muito mais valorizados. E por incrível que possa parecer, decorar cômodos com uma metragem tão reduzida por ser muito mais fácil do que se pensa, principalmente se você sabe o que NÃO pode fazer. Por isso, o Montacasa invadiu o nosso blog justamente para te mostrar os erros mais comuns ao decorar espaços pequenos. Confira!

1º ERRO | Adotar cores escuras por todos os lados

Cores escuras são charmosas e conferem um tom dramático ao decor. Inclusive, a gente não pode deixar de mencionar a tendência do momento chamada de ‘tons de joia’ (foto), que faz jus à paleta mais intensa e cheia de personalidade. No entanto, quando falamos em espaços pequenos, as cores escuras devem ser usadas com parcimônia, visto que elas tendem a deixar o ambiente menor do que já é. Mesmo assim, se você gosta e quer adotar um tom mais intenso dentro de casa, escolha apenas uma das paredes para pintar ou então invista nos acessórios, assim, o espaço não ficará tão comprometido.

2º ERRO | Não pensar nos tamanhos dos mobiliários

Não existe casa sem mobiliários e por menor que o ambiente seja, sempre haverá espaço para uma cadeirinha ali, um bom guarda-roupa lá e um ótimo armário para as louças. Enfim, para cada cômodo existe um móvel ideal e o mais importante é analisar o tamanho das peças para não exagerar e principalmente atrapalhar a circulação do ambiente. Então, na hora de mobiliar a casa, atente às especificações e preocupe-se em trazer funcionalidade para o seu ambiente, adotando peças que realmente você vai precisar.

Leia também:

Home Office pequeno: como escolher o ideal para sua casa?
Como decorar o Quarto com um guarda-roupa pequeno

Ah, e também vale apostar em mobiliários versáteis e cheios de design. Estamos falando especificamente das peças dobráveis, suspensas e compactas que cabem em qualquer espacinho da casa. Outra solução é apostar em móveis planejados ou modulados que são modelos experts no aproveitamento de espaços e ideais para ambientes reduzidos e/ou integrados.

3º ERRO | Encher a casa de acessórios

Ambientes pequenos devem ser funcionais e devido ao pouco espaço recomenda-se não exagerar nos acessórios, justamente para não causar uma poluição visual. Afinal, pense bem: um espaço pequeno somado a uma quantidade infinita de objetos decorativos acaba resultando num caos, onde nem mesmo você consegue se achar e harmonizar tudo ao mesmo tempo. Então, pelo menos quando o assunto decorar espaços pequenos o mote ‘menos é mais’ faz todo sentido.

4º ERRO | Apostar na cortina curta

Este erro é quase uma ‘pegadinha’ da decoração – isto porque quase ninguém pensa na cortina na hora de decorar espaço pequeno e muitas das vezes ela é um dos últimos acessórios que entram no ambiente. Então, aqui vai um truque de especialistas: nada de apostar em cortinas curtas, pois elas achatam e dão a sensação de que o pé-direito é menor do que é de fato. Para estes casos, recomenda-se o uso de cortinas mais longas e mais clarinhas ou de cores mais neutras, como bege e off-white.

5º ERRO | Passar longe dos espelhos

Muita gente considera um tanto quanto over usar muitos espelhos na decoração, mas saiba você que eles são os queridinhos ao decorar espaços pequenos, isto porque, ao refletir o ambiente, as peças deixam o ambiente maior do que é, passando aquela sensação de amplitude – tão necessária em metragens reduzidas. Mas para esta estratégia funcionar dentro da sua casa ou apartamento é ideal que os espelhos sejam grandes e sem, molduras grandes e que chamem tanto a atenção. Vale lembrar que móveis espelhados podem funcionar muito bem!

Agora que você já sabe o que não fazer ao decorar espaços pequenos, deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e conte pra gente o seu segredinho para deixar o seu lar muito maior e funcional.

Conteúdo feito em parceria com o Montacasa, marketplace de decoração e gourmet.

 Imagens: Freshome, Pinterest, Loversiq, Home Collection Ideas, Stroymoda-nk.Ru, Lussi2016.