Aparador ou Balcão? Saiba qual é o melhor para o seu ambiente

Aparador e balcão são móveis multifuncionais, que servem tanto como peça de apoio, quando como elemento decorativo. Entretanto, cada um possui características próprias, que fazem toda a diferença na hora de escolher o que é melhor para cada necessidade. Saiba tudo sobre esses tipos de móveis antes de optar pelo aparador ou balcão para sua casa.

Aparador: o camaleão da casa

Para muitos decoradores, a descrição perfeita para o aparador é “um móvel camaleão”. Isso acontece porque ele pode ser colocado em diferentes ambientes, com diversos objetivos. Sua principal função é servir como apoio para objetos, geralmente em uma área em que os habitantes da casa tenham praticidade para acessá-lo.

O aparador costuma ser usado nos halls, salas e passagens. Um bom exemplo é o aparador que é posicionado atrás do sofá, que além de dar um acabamento mais sofisticado ao ambiente, permite que os usuários tenham onde guardar pequenos objetos. Justamente por esse motivo, o aparador é menor em altura e em profundidade.

Quando o aparador é mais indicado?

O aparador é um móvel que vai muito bem na sala, copa ou cozinha (quando esta for mais ampla). Ele é mais indicado para espaços que permitem uma boa circulação, já que normalmente é posicionado em uma parede ou, como citado anteriormente, atrás de um sofá.

Este é um móvel bastante recomendado para quem quer ter uma certa ordem em casa ao guardar pequenos objetos em um lugar específico. Na sala, o aparador pode guardar documentos e servir como suporte para porta-chaves e afins. Na copa, é um móvel interessante para deixar pratos e travessas que não são usadas no dia a dia. Na cozinha, você tem um lugar adequado para os eletrodomésticos.

O aparador só não é indicado para os cômodos em que você não contam com muito espaço disponível ou em áreas que sua presença prejudique a circulação de pessoas.

Pontos positivos do aparador

  • É um móvel capaz de manter o ambiente organizado por “esconder” a bagunça do dia a dia;
  • Ajuda a guardar objetos que não são utilizados com frequência na casa;
  • Não ocupa tanto espaço quanto um armário;
  • Pode ser colocado em diferentes cômodos da casa;
  • Conta com designs diversos, para todos os estilos de decoração;

Como escolher um aparador

Depois de ler tudo isso, ficou com vontade de colocar um aparador na sua casa? Antes de fazer qualquer compra, saiba que existem alguns critérios que devem ser levados em consideração para fazer uma boa compra.

Por mais que essa pareça uma dica “comum”, muita gente acaba esquecendo de tirar as medidas do local em que pretende colocar o aparador. Por isso, faça essa medição para ter certeza de que determinado modelo se enquadra no espaço que você tem disponível.

No quesito altura, normalmente o aparador tem 85 centímetros, mas você pode escolher uma opção maior ou menor para “dar match” com o seu sofá. Casas com pé direito baixo também devem optar por um móvel mais baixo.

Aparador ou balcão cozinha retrô
Saiba qual móvel é melhor para o seu ambiente. Foto: Pixabay

Balcão: o queridinho das cozinhas pequenas

Apesar de muita gente confundir aparador ou balcão, existe uma diferença central entre eles: o cômodo onde cada um é mais apropriado. Nada impede que você coloque um balcão na sala, mas esse móvel foi desenvolvido para as cozinhas, com o objetivo de servir de apoio e fazer de mesa quando necessário.

O balcão é especialmente interessante para quem não tem muito espaço disponível na cozinha, dando mais funcionalidade aos ambientes pequenos. Dessa forma, quem tem uma cozinha reduzida consegue aproveitar ao máximo a área, sem prejudicar a circulação das pessoas.

Quando o balcão é mais indicado?

Diferente do aparador, que é utilizado em diferentes cômodos, o balcão é mais indicado para cozinha e para a copa. Este móvel pode servir ainda como uma espécie de divisão do espaço da cozinha e da sala (ou da copa), muito utilizado nos apartamentos. Há ainda a possibilidade de contar com um balcão na área de festas e churrasqueira.

O balcão é recomendado para quem precisa de uma cozinha prática, mas não tem tanto espaço. Para as casas maiores, o balcão pode ser útil como uma mesa para o dia a dia. O móvel também pode ser um ótimo “acabamento”, para cobrir as partes traseiras de eletrodomésticos ou para guardar utensílios.

Por ter essas características, o balcão não é indicado para a sala de estar ou cômodos além da cozinha e espaço de festas. Também não é uma boa ideia para áreas em que a circulação seja prejudicada por sua presença.

Pontos positivos do balcão

  • É um móvel bastante funcional para uma cozinha pequena;
  • Pode ser usado para melhor acabamento na decoração da cozinha ou para guardar utensílios;
  • Serve como divisão entre ambientes;
  • Permite a utilização como mesa;
  • Dá mais praticidade ao usuário no dia a dia.

Como escolher um balcão

Se o balcão for o móvel ideal para as suas necessidades, existem algumas dicas para seguir nessa escolha. Assim como sugerido no aparador, lembre-se de tirar as medidas da área que você desejar inserir um balcão para não correr riscos de não encaixar quando receber o produto.

Dito isso, a altura padrão do balcão é de 1,10 metro. Como o balcão tem tanto a função de apoio quanto de mesa, ele acaba tendo uma altura que seja “meio termo” da mesa de jantar e de um armário. É interessante que os bancos que acompanham o balcão tenham a possibilidade de ajuste de altura.

Outra dica é pensar na funcionalidade que você procura no balcão. Assim, na hora de escolher um design, tenha em mente tudo o que você deseja fazer com o móvel, já que uma escolha ruim pode fazer com que você não aproveite tanto o balcão quanto poderia. Vale ainda checar o material que o balcão é feito, já que você vai colocar pratos quentes em cima dele.

Dica extra para aparador e balcão:

Não importa se você vai comprar um aparador ou balcão, há uma dica válida para ambos: leve em consideração o estilo e o tamanho do seu cômodo na hora de fazer a compra. Assim, além de funcionalidade, você vai ganhar um ambiente mais coerente e agradável. E quem não gosta disso, não é mesmo?

Web Stories

Avalie este artigo

3.9/5 - (13 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.