Conta alta? Conheça os aparelhos que mais gastam energia

Às vezes, por mais esforço que se faça, sente-se uma agonia sempre que chega a conta de luz! Veja a seguir os aparelhos que mais gastam energia dentro de casa e saiba o que fazer!

Quando a conta de luz vem alta e já não se sabe mais o que fazer para mantê-la sob o controle, é sinal de que alguma coisa errada ocorre ou com a fiação doméstica ou com os aparelhos de casa.

Por isso é sempre importante conhecer os eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica, seja em casa ou na empresa. Quase sempre os aparelhos que mais gastam energia são os que possuem uma potência maior e um uso mais frequente.

Nestes casos, é preciso ficar atento ao tempo e a frequência de uso com que são usados. Geladeira, secador de cabelo, air fryer, são alguns exemplos.

Geladeira
Um dos aparelhos que mais gastam energia. Foto: Enetec

Quais aparelhos que mais gastam energia?

Geralmente, a geladeira é apontada como um grande vilão “doméstico”. Isto porque, este aparelho fica ligado 24 horas todos os dias.

A Enel, em São Paulo, disponibiliza um simulador de consumo que ajuda o contribuinte a fazer os cálculos de cada aparelho que possui, para saber exatamente o quanto cada eletrodoméstico consome.

Pelos cálculos realizados na maioria das vezes e as constatações que milhares de pessoas já conseguiram, os campeões de consumo são:

  • Fogão elétrico – 6.000 W
  • Chuveiro elétrico – 5.500 W
  • Torneira elétrica – 5.500 W
  • Secadora de roupas – 2.000 W
  • Forno elétrico – 2.000 W
  • Máquina de lavar louça – 1.500 W
  • Forno de microondas – 1.400 W
  • Ar-condicionado – 1.000 W
  • Aspirador de pó – 1.000 W
  • Máquina de lavar roupa – 1.000 W
  • Ferro de passar roupa – 1.000 W
Um dos aparelhos que mais gastam energia
Um dos aparelhos que mais gastam energia. Foto: Enetec

Agora, não significa que tais aparelhos devam ser descartados e tão pouco que se deva usá-los drasticamente menos. É preciso analisar o consumo consciente de tais aparelhos, para usufruir seus benefícios com mais economia.

Por exemplo, quanto tempo o ar-condicionado permanece ligado e quantas vezes isso ocorre por dia e por semana?

É a partir desta compreensão que se pode traçar um planejamento para toda família ou funcionários, a fim de tentar economizar energia.

Quantos kWh cada eletrodoméstico gasta?

Para realizar tal cálculo, é preciso saber o consumo mensal de energia e também o tempo que permanece ligado diariamente ou mensalmente.

Para fazer o cálculo o contribuinte deve proceder da seguinte forma:

  • Multiplicar a potência do aparelho pelo número de horas que é utilizado em um dia;
  • Depois multiplicar o resultado pelo número de dias do mês em que o aparelho é utilizado;
  • Por fim, o resultado deve ser dividido por 1.000.
Conta alta? Conheça os aparelhos que mais gastam energia - ar condicionado
O ar condicionado é um dos aparelhos que mais gastam energia. Foto: Enetec

Desta forma, se obtém o consumo exato em kwh, daquele determinado eletrodoméstico na conta do mês.

Quer outro exemplo? Então, vamos lá!

Pensemos na geladeira que foi citada acima, como um dos “vilões” no consumo de energia.

Segundo a Enel, a geladeira possui uma potência média de 250w. Vale a pena que o contribuinte verifique no manual de seu aparelho para checar a potência exata, visto que pode haver diferença de um modelo para outro.

A geladeira fica ligada 24 horas, certo? Então deve-se:

  • Multiplicar 250 (potência do aparelho) por 24 (horas em que fica ligada);
  • Multiplicar 6.000 (potência do aparelho gasta por dia) por 30 (dias do mês);
  • Dividir 18.000 w (potência gasta no mês) por 1.000 (medida de um KWH);

Logo, a geladeira em questão é responsável por um consumo de 180 kWh/mês na conta de energia.

Outro exemplo rápido: O forno microondas.

Um microondas que tenha potência de 1.400 w, se for acionado 20 minutos todos os dias, terá um consumo mensal na conta de 14 kwh.

É importante que todos aprendam a fazer este cálculo e verifiquem o quanto de consumo cada aparelho consome.

Afinal, essa economia na conta pode significar mais qualidade de vida de todas as formas.

Foram de calcular o gasto dos aparelhos que mais gastam energia em casa!

Conta de energia de casa alta, o que fazer?

As contas de energia residenciais tendem a ser mais altas nas casas com mais andares, devido à maior quantidade de superfície da casa que precisa ser iluminada e aquecida. No entanto, há algumas maneiras de minimizar o custo da sua conta de energia, independentemente do tamanho ou da altura da sua casa.

Uma das maneiras mais eficazes de economizar energia em casa é através da instalação de painéis solares. Os painéis solares podem fornecer até 80% da energia necessária para uma residência, reduzindo significativamente a conta de energia. Além disso, os painéis solares podem ser instalados em qualquer tipo de residência, independentemente da altura ou do tamanho.

Outra forma de economizar energia em sua casa é através do uso de lâmpadas LED. As lâmpadas LED são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes tradicionais e podem durar até 25 vezes mais. Além disso, as lâmpadas LED emitam menos calor, o que significa que você pode economizar ainda mais energia no verão, quando o ar-condicionado estiver em funcionamento.

Por fim, outra forma de economizar energia em sua residência é através do uso de aparelhos elétricos e eletrônicos com a etiqueta Energy Star. Os produtos com a etiqueta Energy Star são projetados para serem mais eficientes do que os produtos convencionais e podem ajudá-lo a economizar até 30% na sua conta de energia.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender quais aparelhos que mais gastam energia? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de deixar sua pergunta aqui abaixo nos comentários!

E caso tenha gostado desse artigo, e se te ajudou de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você vai estar ajudando o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Quantos kWh cada eletrodoméstico gasta?

Para isso você precisa multiplicar a potência do aparelho pelo número de horas que é utilizado em um dia.
Depois multiplicar o resultado pelo número de dias do mês em que o aparelho é utilizado.
Por fim, o resultado deve ser dividido por 1.000.

Quais aparelhos que mais gastam energia?

Entre os principais estão o fogão elétrico, chuveiro elétrico, torneira elétrica, secadora de roupas, forno elétrico e outros.

Como economizar na energia de casa?

Existem algumas coisas bem simples que você pode fazer, como por exemplo Aproveite a iluminação natural, use lâmpadas fluorescentes ou de LED, tire os eletrônicos da tomada, considere trocar os seus eletrodomésticos e mais.

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.