Arruda como cuidar, para o que serve e quais os seus benefícios: 17 dicas de cultivo

8 minutos de leitura

Quer saber mais sobre a arruda como cuidar, plantar, regar, adubar e suas propriedades medicinais? Então confira já em nosso conteúdo exclusivo da KD e saiba mais sobre os benefícios da planta, veja as dicas fundamentais para um bom cultivo e aprenda a deixá-la saudável e forte!

Arruda como cuidar

A planta arruda é uma erva muito utilizada na medicina popular, ela é conhecida por suas propriedades medicinais e é usada para tratar diversas doenças. A arruda é uma planta que cresce em regiões quentes e úmidas, e é muito fácil de cultivar.

Qual a origem da planta

A planta arruda é originária da Europa, Ásia e África, mas atualmente é cultivada em todo o mundo. A arruda é uma planta bastante resistente e pode ser cultivada em diversos tipos de solo e clima.

Ramos de arruda com flores no pé
Ramos de arruda. Foto: reprodução/YouTube

Como plantar

A arruda é uma planta que se multiplica facilmente, basta colocar algumas sementes em um vaso com terra fértil e regar com frequência. A arruda também pode ser propagada por estaquia, basta cortar um ramo da planta e colocar em um vaso com terra fértil.

Qual o Substrato ideal

Para cultivá-la é importante escolher um substrato rico em nutrientes. O substrato ideal para a planta é composto de areia, terra preta e húmus. A mistura deve ser bem-feita para que a planta possa crescer saudável.

Aprenda como cuidar de bonsais!

Como regar

A planta arruda precisa de muita água, por isso é importante regar com frequência. A água deve ser bem distribuída no solo para que a planta não fique encharcada. O ideal é regar a planta duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.

É preciso adubar

A planta precisa de muitos nutrientes para crescer saudável. Por isso, é importante adubá-la com frequência. O adubo ideal para a arruda é o composto orgânico, que pode ser feito com restos de frutas e vegetais.

Flores de arruda com vasos ao fundo desfocados
Galhos com flores. Foto: reprodução/YouTube

Importância do adubo

O adubo orgânico é importante para a planta arruda porque fornece os nutrientes necessários para o seu crescimento. Além disso, o adubo orgânico também ajuda a manter o solo fértil e evita sua erosão.

Qual o clima e a temperatura ideal

A planta prefere climas quentes e úmidos, mas pode ser cultivada em qualquer clima. A temperatura ideal é entre 20ºC e 30ºC.

Veja como cuidar de suculentas!

Onde cultivá-la

Pode ser cultivada em qualquer lugar, desde que haja sol e água. A planta também precisa de um substrato rico em nutrientes para crescer saudável.

Arruda como cuidar: é preciso podar?

A arruda não precisa de muita poda, basta retirar as folhas secas e danificadas. A poda também ajuda a manter a planta saudável e forte.

Arruda como cuidar botões ainda sem flores
Botões da Arruda. Foto: Reprodução/YouTube

Importância das podas

As podas são importantes para ajudar a manter a planta saudável e forte. Além disso, também ajudam a controlar o seu tamanho e previnem doenças.

Para que serve a arruda

A planta arruda é conhecida por suas propriedades medicinais e é usada para tratar diversas doenças, como por exemplo, problemas digestivos, gripes e resfriados, além de ser um excelente diurético.

confira o guia de como cuidar de orquídeas!

Como cultivar – 9 dicas fundamentais

  1. Precisa de muita água, por isso é importante regar com frequência.
  2. É uma planta que precisa de muitos nutrientes para crescer saudável. Por isso, é importante adubar com frequência.
  3. Prefere climas quentes e úmidos, mas pode ser cultivada em qualquer clima.
  4. Pode ser cultivada em qualquer lugar, desde que haja sol e água.
  5. Não precisa de muita poda, basta podar as folhas secas e danificadas.
  6. A poda também ajuda a manter a planta saudável e forte.
  7. A arruda é uma planta que se multiplica facilmente, basta colocar algumas sementes em um vaso com terra fértil e regar com frequência.
  8. Também pode ser propagada por estaquia, basta cortar um ramo da planta e colocar em um vaso com terra fértil.
  9. Conhecida por suas propriedades medicinais e é usada para tratar diversas doenças.
Galho de arruda
Galhos verdes de arruda. Foto: Reprodução/YouTube

Benefícios da arruda

Os benefícios da arruda são inúmeros, sendo utilizada há séculos na culinária e na medicina natural. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios da arruda:

  • Ajuda no tratamento de gripes e resfriados: o chá de arruda é um ótimo remédio para o tratamento de gripes e resfriados. Além de ser antibacteriano e antiviral, o chá de arruda também ajuda a aliviar os sintomas da gripe, como dor de garganta e coriza.
  • É diurética: a arruda é diurética, ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo.
  • Ajuda a diminuir a pressão arterial: o chá de arruda é ótimo para pessoas que sofrem de pressão alta, pois ajuda a diminuir a pressão arterial.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias: a arruda é uma ótima opção para tratar dores nas articulações e inflamações.
  • Ajuda no tratamento de problemas digestivos: a arruda é um ótimo remédio para problemas digestivos, como gases e cólicas.

Como fazer chá de arruda

Para fazer o chá de arruda, você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de arruda
  • 1 limão (opcional)
  • 1 colher (sopa) de mel (opcional)
Flores amarelas em mio a ramos verdes
Flores e ramos da arruda. Foto: Reprodução/YouTube

Modo de preparo:

  1. Ferva a água e adicione a arruda.
  2. Deixe o chá de arruda em infusão por 10 minutos.
  3. Coe o chá e beba 1 xícara por dia.

Para que serve o chá?

Como já mencionado, o chá de arruda é um ótimo remédio para gripe e resfriado, além de ser diurético, anti-inflamatório e auxiliar no tratamento de problemas digestivos.

Cuidado! A planta é tóxica!

O manuseio com a planta arruda, deve ser feito com muita cautela, pois suas folhas soltam um óleo, que é capaz de causar dermatites na pele, que variam, desde pequenas bolhas, até mesmo erupções muito dolorosas. Além de que, sua ingestão é desaconselhada e deve ser feita apenas se você tiver experiencia para cultivar a planta, pois causa convulsões, confusões mentais, e dores violentas em seu intestino, sendo que para as gravidas, a arruda chega a ser abortiva! Sendo assim, é importante ter muito cuidado ao cultivar e usufruir da planta pois a arruda é tóxica!

Confira mais sobre a arruda como cuidar, seus efeitos medicinais e tóxicos, no Wikipédia!

Flores da arruda secando.
Flores secando. Foto: Reprodução/YouTube

Arruda como cuidar: em vasos

A arruda é uma planta que pode ser facilmente cultivada em vasos, uma vez que não requer muito espaço ou cuidados especiais. A seguir, listamos algumas dicas para o cultivo da arruda em vasos:

  • Escolha um vaso que seja pelo menos 3 vezes maior que a muda de arruda.
  • Coloque uma camada de pedras no fundo do vaso para drenar o excesso de água.
  • Preencha o vaso com uma mistura de terra, areia e húmus.
  • Regue a planta diariamente, sem encharcar o solo.

Confira também, como cuidar de…

Arruda como cuidar: gostou desse conteúdo?

Comente em nossa publicação, o que você achou desse conteúdo e se tiver mais dicas ou dúvidas, fale para que nós possamos lhe ajudar ainda mais! Interaja com a nossa equipe do KD e vote em nossas estrelinhas, sua opinião é fundamental para que possamos sempre buscar novos assuntos e conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Arruda como cuidar: É possível plantá-la em vasos?

Sim, você poderá cultivar a arruda em vasos, desde que o mesmo, tenha um tamanho adequado para suportá-la e possua furos, para garantir que a água seja drenada.

Para saber como cuidar de arruda, é preciso aprender a regar?

As regas são uma das partes mais importantes ao cultivar a planta, pois a escassez de água, poderá matá-la, mas o excesso também será prejudicial, sendo assim, é fundamental que as regas sejam feitas corretamente!

A arruda é tóxica?

Sim, a planta é altamente tóxica e pode ser muito prejudicial, pois causa confusão mental, convulsões e dores violentas em seu intestino, sendo que para gravidas, a arruda chega a ser abortiva!

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.