Faça você mesmo: árvore de Natal de tecido

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Conheça algumas opções de árvore de Natal de tecido e veja como decorar a sua casa para essa festa tão especial.

Natal é uma época em que as pessoas gostam de comemorar e reunir a família e para isso decoram as suas casas, escritório e lojas. A criatividade não tem limite nesse momento e fazer os próprios enfeites pode deixar o ambiente único.

A árvore de Natal de tecido é uma ótima opção para quem deseja inovar e quer ter algo personalizado. O melhor é que ela pode ser de diferentes tamanhos e isso permite que seja não apenas um objeto de decoração principal da sala e que recebe os presentes aos seus pés como também um detalhe em meio a outros preparativos.

Se a ideia esse ano é fazer uma árvore de Natal de tecido, veja o que será preciso.

Faça você mesmo: árvore de Natal de tecido
Faça você mesmo: árvore de Natal de tecido. Foto: Pixabay

Tipos de árvore de Natal de tecido

Quando se pensa em árvore de Natal existe uma grande infinidade delas e a primeira coisa a decidir é a sua finalidade e o tipo.

Pode ser uma árvore de Natal de tecido para pendurar os enfeites, pode substituir a árvore as naturais e até as de plástico, que são bastante comuns.

Outra opção é fazer as que são de mesa. Elas são usadas para complementar a decoração e podem ser usadas na mesa de jantar, prateleiras e até mesmo no seu local de trabalho. Para quem não tem muito espaço em casa, são excelentes opções para que a data não passe sem nenhum apetrecho.

Ainda pensando em complementar os enfeites, modelos simples de pendurar podem ser colocados sob a lareira, no quarto das crianças e em outros espaços para dar um charme extra.

A árvore de Natal de tecido também pode ser usada no lugar de guirlandas. Um modelo bem bonito pode ser pendurado na porta e surpreender os convidados.

Escolha o tecido certo

Para que você mesmo possa fazer a sua árvore de Natal é preciso escolher o tecido certo para cada modelo, caso contrário, o resultado pode não ficar tão bom.

Os modelos que precisam de um pouco mais de sustentação, por exemplo, aqueles que possuem basicamente apenas tecido, devem recorrer a um pano que seja menos maleável, como é o caso do feltro ou algum engomado.

Já os modelos que serão revestidos de tecido e que possuem algum tipo de sustentação, podem usar tecidos mais leves, como cetim.

Em relação a estampa, nesse caso cabe a criatividade e até mesmo aproveitar retalhos que tenha em casa. Para deixar a sua árvore de Natal de tecido única, escolha cores que combinem com o ambiente.

Sugestões de árvore de Natal de tecido

Na hora de fazer sua árvore de Natal em tecido, escolha um modelo de acordo com o local que será colocado. Para facilitar esse trabalho, separamos algumas sugestões.

Árvore em cone com enchimento

Uma opção de usar os retalhos que possui em casa ´fazendo uma árvore em cone. Como ela não possui muita sustentação, a ideia é que não seja muito grande.

Você pode cortar dois pedaços de tecido em formato de triângulo do tamanho que deseja a sua árvore e unir as laterais, deixando a base aberta. Feito isso, preencha o interior com manta acrílica ou até mesmo retalhos em pedaços pequenos para dar sustentação.

Corte um pedaço de tecido circular do tamanho da base e costure para fechar o conteúdo. Se quiser pode colocar um pedaço de papelão por dentro para ficar mais firme.

A árvore de Natal de tecido está pronta e agora é só decorar.

Árvore com cone de papelão

Para quem não tem muita habilidade ou tempo, pode fazer uma árvore usando um cone de papelão e revestindo com tecido.

Como o papelão dará a sustentação, pode ser de diferentes tamanhos e até mesmo encontrado pronto. Depois de escolher um, basta revestir o cone com tecido usando cola para fixar. Para deixar sua árvore mais bonita, decore com enfeites diversos que podem ou não ser feitos de tecido.

Árvore com feltro em 3D

Existem várias opções para usar o feltro na árvore de Natal e esse modelo visa sair um pouco do modelo de cone.

Corte o feltro em quadrados começando por um grande e vá cortando outros menores até conseguir um bem pequeno.

Pegue um palito de churrasco, faça um furo bem no meio dos quadrados e encaixe no palito, começando pela maior até chegar ao menor. A ideia é que eles não fiquem alinhados, assim passa a sensação de árvore com folha.

Para que o quadrado menor não escape da parte de cima, finalize com um item de decoração, que pode ser uma estrela. Embaixo, prenda com um pouco de cola e fixe o palito em uma base.

Se quiser pendurar, siga essa dica com modelos menores e usando uma linha no centro em vez do palito para fazer a amarração.

Árvore simples de feltro

Esse modelo pode ser colocado na parede, usado como guirlanda ou pendurado na sua árvore de Natal.

Desenhe em um papel a copa da árvore, simulando as pontas do pinheiros; feito isso recorte seguindo as linha que desenhou. Esse papel será usado como modelo para que consiga a sua árvore de Natal em tecido.

Coloque o molde sobre o feltro, risque com a ajuda de uma caneta e faça a marcação dias vezes. Recorte o tecido. Una os dois cortes e costure as pontas. Se quiser que fique fofinho, encha com uma manta acrílica, caso contrário, pode deixar vazio.

Para dar um acabamento, use o feltro de outra cor para fazer o vaso e fixar na base da árvore seguindo a mesma técnica.

Árvore de tiras de tecido

Para quem tem bastante retalho, uma alternativa é cortá-los em tiras pequenas. Escolha uma base como um cone ou até mesma um papelão reto em forma de triângulo.

Para montar a árvore de Natal de tecido, una a ponta das tiras, formando uma espécie de argola, cole e deixe secar. Depois é só ir fixando as argolas pela parte presa, começando de baixo para cima até preencher todo o espaço, deixando parte delas uma sobre as outras.

Essa é uma árvore simples, mas que fica bastante vistosa. Se quiser pode usar cores diferentes para fazer camadas nela.

Conhecendo alguns modelos de árvore de Natal de tecido já é possível ir pensando na decoração e separando tudo o que precisará para arrasar no final do ano.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.