Avenca como cuidar: Saiba como plantar, cultivar, podar e 12 dicas!

7 minutos de leitura

Está buscando saber mais sobre a Avenca como cuidar, plantar, regar, adubar e demais dicas fundamentais de cultivo? Então saiba mais em nosso conteúdo exclusivo da KD, com todas as informações necessárias para ter uma Avenca saudável, desenvolvida e forte!

Confira também, quais as pragas e doenças mais comuns e como fazer para evitá-las e erradicá-las! Conheça formas de cultivo para que sua Avenca esteja sempre robusta e bela.

Avenca como cuidar

A avenca é uma planta da família das gramíneas, que cresce em prados, campos e bosques. Sua altura pode variar entre 30 cm e 40 cm. As folhas são longas e estreitas, de cor verde-escura.

Folhas de Avenca com cor verde claro
Folhas verde claro Avenca. Foto: Pixabay

A avenca é uma planta muito utilizada na medicina popular, principalmente para o tratamento de problemas respiratórios. Suas folhas são ricas em mucilagem, o que ajuda a aliviar a tosse e a irritação da garganta.

Origem

A origem da planta é incerta, mas acredita-se que seja originária da Europa. Atualmente, a avenca é cultivada em vários países do mundo. No Brasil, a avenca é cultivada principalmente na região Sul do país.

Veja também: Lavanda como cuidar!

Como plantar

Há duas formas de plantar Avenca, sendo por meio de sementes ou estaquias, confira a seguir como fazer cada uma:

Plantio por sementes

Para plantar por sementes, basta colocar as sementes em uma panela com água quente e deixar descansar por cerca de 15 minutos. Em seguida, basta colocar as sementes em uma vasilha com terra fértil e uma boa quantidade de água. As sementes devem ser plantadas em locais ensolarados.

Folhas verde escuro de Avenca com fundo escuro
Folhas de avenca com fundo escuro. Foto: Pixabay

Plantio por estaquia

Para plantar por estaquia, basta escolher um ramo da planta com cerca de 10 cm de comprimento. Em seguida, basta colocar o ramo em uma vasilha com terra fértil e uma boa quantidade de água. As estacas devem ser plantadas em locais ensolarados.

Onde comprar?

Você pode comprar a planta Avenca, vasos e demais utensílios necessários para o seu cultivo, no Leroy Merlin, Extra e no Mercado Livre!

Substrato ideal

Para o cultivo da avenca, o substrato ideal é uma mistura de areia e terra fértil, pois a planta precisa de nutrientes para crescer e se desenvolver de maneira saudável, sendo assim, ter um substrato correto é crucial para um bom cultivo!

Saiba como cuidar de Begônia!

Como regar

A avenca deve ser regada diariamente, principalmente no verão. No inverno, a planta deve ser regada apenas quando o substrato estiver seco. As regas devem ser sempre moderadas, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes, fazendo com que a planta possa morrer. Além disso, é importante sempre regá-la no começo da manhã ou fim da tarde, a fim de garantir que ao anoitecer, o solo não esteja mais tão úmido, para que a planta não desenvolva fungos e demais doenças.

Ramos de Avenca
Avenca com luz solar em seus ramos. Foto: Pixabay

Avenca como cuidar: adubação

A avenca deve ser adubada a cada 15 dias, com uma mistura de composto orgânico e farinha de osso. Pois adubos orgânicos são muito mais saudáveis e benéficos, que adubos com compostos químicos.

Clima ideal

A avenca é uma planta que se adapta bem a diversos climas. No entanto, ela cresce melhor em climas temperados, sendo assim, se você souber mais sobre avenca como cuidar corretamente, poderá cultivá-la em diversas condições climáticas, atentando-se as suas necessidades!

Pragas e doenças

Avenca é susceptível a algumas doenças e pragas. A principal doença é a ferrugem e as pragas mais comuns são os ácaros, os pulgões e as lagartas. Se a planta não for cuidada adequadamente, essas doenças e pragas podem causar danos significativos.

A ferrugem é uma das doenças mais comuns da avenca. Ela se manifesta como manchas amareladas nas folhas. Se não for tratada, a ferrugem pode causar a morte da planta.

As pragas mais comuns da avenca são os ácaros, os pulgões e as lagartas. Os ácaros se alimentam das folhas da planta, causando danos significativos. Os pulgões sugam a seiva da planta, causando danos significativos. As lagartas comem as folhas da planta, causando danos significativos.

Avenca como cuidar pequenas folhas
Pequenas folhas de Avenca. Foto: Pixabay

Avenca como cuidar: Tratamento

Para tratar a ferrugem, é importante aplicar um fungicida. Para tratar os ácaros, os pulgões e as lagartas, é importante aplicar um inseticida.

Para evitar que as doenças e pragas causem danos à planta, é importante fazer um tratamento preventivo com um fungicida ou um inseticida, e garantir que a planta estará sempre nas suas condições corretas de cultivo, como solo fértil, regas frequentes e adubação adequada.

Aprenda como cuidar de Manjericão e conheça seus benefícios e utilidades!

Curiosidades sobre a planta

A avenca é uma planta medicinal muito utilizada na fitoterapia. Além de ser utilizada como chá, a avenca também é utilizada na forma de cataplasma e decocção. A avenca é uma planta muito eficaz no tratamento de problemas digestivos, como diarreia, prisão de ventre e dor de estômago. Além disso, a avenca também é utilizada para o tratamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite e tuberculose.

Conheça mais sobre a Avenca – 11 fatos

Confira a seguir, algumas das principais informações sobre a Avenca:

  1. A avenca é uma planta da família das gramíneas, que cresce em prados, campos e bosques.
  2. Sua altura pode variar entre 30 cm e 40 cm.
  3. As folhas são longas e estreitas, de cor verde-escura.
  4. A avenca é uma planta perene, ou seja, que vive mais de três anos.
  5. A avenca é uma planta muito utilizada na medicina popular, principalmente para o tratamento de problemas respiratórios.
  6. A origem da planta é incerta, mas acredita-se que seja originária da Europa.
  7. Atualmente, a avenca é cultivada em vários países do mundo.
  8. No Brasil, a avenca é cultivada principalmente na região Sul do país.
  9. A avenca pode ser propagada por sementes ou estaquia.
  10. Para plantar por sementes, basta colocar as sementes em uma panela com água quente e deixar descansar por cerca de 15 minutos.
  11. Para plantar por estaquia, basta escolher um ramo da planta com cerca de 10 cm de comprimento.

E aí, gostou?

Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre Avenca como cuidar e as principais dicas de cultivo, mas se ainda tem dúvidas, comente em nossas publicações, para que nossa equipe do KD possa lhe ajudar! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental para que possamos sempre trazer novidades para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Avenca como cuidar: qual forma correta de regar?

Para ter uma planta saudável e forte, você deverá regá-la todos os dias, durante o verão e na estação mais fria, o inverno, as regas podem ser reduzidos, lembrando que é recomendado fazer as regas durante a manhã ou a tarde, para que ao anoitecer, ela não esteja tão úmida.

Como adubar a avenca?

Faça a adubação a cada 15 dias, com adubo orgânico, como uma mistura de composto orgânico e farinha de osso.

Onde cultivar avenca?

Cultive-a em um ambiente ensolarado e ventilado, mas que não esteja exposta ao sol muito forte e proteja-a de dias chuvosos.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.