As estampas dos azulejos portugueses na decoração

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Os azulejos portugueses são usados na decoração desde o período colonial, mas atualmente permitem diversificar e deixar o espaço bastante moderno.

Esses azulejos são bastante tradicionais na decoração e por um tempo saíram de moda, porém, acabaram retornando e agora estão em alta.

Eles ficaram bastante conhecidos no Brasil na época da colonização, pois eram trazidos de Portugal para integrar a decoração da casas e outros locais. Inicialmente, faziam parte das residências da nobreza e realeza, mas a partir do século 18 se popularizaram e passaram a integrar lares mais humildes.

As peças acabaram se tornando um patrimônio histórico e ajudam a contar a história de muitos locais que são preservados até hoje.

azulejos portugueses
As estampas dos azulejos portugueses na decoração. Foto: Pixabay.

As características dos azulejos portugueses

Os azulejos portugueses possuem características bastante próprias que fazem com que sejam identificados com facilidade, apesar que ao longo dos anos passaram por algumas mudanças.

O verdadeiro azulejo português possui 15 x 15 centímetros e a face vidrada resultante do seu processo de cozimento.

Tradicionalmente, ele tinha as cores predominantes azul e branco e era pintado para que a união de alguns deles resultasse em um desenho maior, formando uma espécie de mural. Era uma forma decorativa de ter painéis compostos por várias peças que eram pintadas à mão.

Era bastante comum que eles representassem cenas históricos, religiosas e mitológicas com os seus desenhos.

Com o tempo surgiram modelos que formavam mosaicos e isso permitia que algumas peças fossem reproduzidas em sequência para compor, por exemplo, uma parede.

Com o passar dos anos, os azulejos portugueses foram ganhando outras características diferentes das originais. Eles já podem ser encontrados em outras cores, com peças de tamanhos variados e a maior parte deles é produzida de forma industrial, pois o trabalho manual é bem mais raro.

Como usar azulejos portugueses na decoração

Os azulejos portugueses podem ser usados de diferentes maneiras para decorar uma casa e serem incorporados tanto na parte interna como externa.

O uso na cozinha talvez seja o mais comum de todos, porém, ele é bastante versátil. Pode ser usado em uma parede inteira para dar destaque ou apenas em uma parte, sendo comum a aplicação em cima da pia.

Quem possui prateleiras ou estantes embutidas e quer dar um destaque no fundo, pode aplicar os azulejos portugueses apenas nessa parte para personalizar o espaço. Ele também pode ser usado no chão ou em bancada para que fiquem com um visual único.

Nos banheiros, ele pode ser usado nas áreas do chuveiro ou banheira, sobre a pia ou no piso. O ideal é que se misture a outros tipos de azulejos mais neutros para que não deixe o visual muito carregado, mas possa trazer o charme da peça.

Na sala, quartos e corredores é possível apostar nos modelos mais tradicionais que formam murais com a junção de algumas peças. Eles podem ser colocados na parede para se parecerem com quadros.

Na escada é possível incluir os azulejos portugueses nas laterais dos degraus, pois eles dão um toque todo charmoso e, se combinados com degraus de madeira, podem ficar bastante interessantes.

Na área externa, o azulejo português pode ser aplicado na lateral de uma bancada, por exemplo, usada na área de churrasqueira ou no piso para forma um mural decorativo. Basta usar a criatividade para encontrar um uso para os azulejos.

Com o design atual mais moderno e despojado é possível fazer combinações que fogem bastante das tradicionais. É possível que uma parede seja decorada toda com peças do mesmo modelo ou combinando modelos diferentes.

Outro ponto é em relação as cores. As peças mais comuns são as azuis e brancas, porém, há quem prefira as coloridas. Não há problemas em relação a essa escolha e pode combinar os modelos.

Incorporando o azulejo português na decoração

O azulejo português realente dá um toque muito bonito ao ambiente e isso fez com que a estampa da peça sólida de cerâmica fosse incorporada a outros materiais.

Louças são feitas inspiradas nos azulejos portugueses, sendo comum encontrar conjuntos de xícaras e pratos com essa estampa. Os pratos muitas vezes não são apenas usados nas refeições, podem ser peças decorativas que muitas pessoas colocam nas paredes ou deixam sobre um buffet.

Vasos, candelabros, caixas e outras peças também aceitam muito bem a estampa do azulejo português. O interessante é que nem sempre os objetos são produzidos em cerâmica, podem ser o mais diversos possíveis como plástico, madeira e metal.

As cubas de banheiro também levam essa estampa, com uma pia de cor neutra e a cuba toda trabalha tem-se um visual incrível e único.

Muitos desses objetos podem ser produzidos em escalada industrial, sendo padrão e disponível para um grande número de pessoas, porém, ainda existem artesãos que apostam em um trabalho manual e único.

Se a ideia é fazer a aplicação nas paredes sem precisar gastar muito, a opção certa é usar os adesivos. Eles podem ser colados sobre outros azulejos ou na parede de alvenaria e trarão um resultado parecido com as peças de cerâmica.

Os tecidos também ganharam estampas de azulejos portugueses e nesse caso podem ser usados de maneira bastante versátil na decoração.

Almofadas feitas com essa estampa podem ser colocadas em sofás e camas com decoração mais neutra e se tornarem o destaque. Pode-se fazer combinações com o azul e branco tradicional e as coloridas.

Móveis menores como cadeiras e pufes podem levar o tecido de estampa de azulejos, pois ficarão com um charme único. A dica nesse caso é não usar em peças muito grandes como sofás, pois o visual pode ficar sobrecarregado. Se a escolha for essa, é melhor mesclar outro tipo de tecido liso.

Toalhas de mesa, de mão, colchas e até mesmo quadros feitos com pedaços de tecido podem ser usados para deixar a casa com um visual único sem abrir mão desse estilo.

A dica para usar os azulejos portugueses é sempre fazer isso com moderação, pois eles criam pontos de destaque. Além disso, devem combinar com o restante da decoração do ambiente para criar um ambiente coeso e aconchegante.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.