Combinando Cores Roxo E Branco7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Luxo e tranquilidade, sofisticação e simplicidade e mais. Esses são os atributos diferentes que o branco e o roxo podem trazer aos ambientes. Venha conhecer melhor essa dupla e receber dicas para decorar a casa combinando cores roxo e branco.

Se você quer ficar bem informado antes de ir combinando roxo e branco na prática, acompanhe esse post porque vamos te contar o que precisa saber para acertar no uso dessa dupla.

Combinando Cores Roxo E Branco - branco
Combinando Cores Roxo E Branco. Foto: Pixnio.

Como inovar na decoração combinando cores roxo e branco

Ao trabalhar com um esquema de cores específico, a primeira coisa a se fazer é saber quais são as características e efeitos que tais cores apresentam sozinhas.

Isso facilita no momento de escolher qual aspecto de cada cor será valorizado ou qual será a dominante na decoração.

Roxo

O roxo é a cor secundária fruto da mistura das cores primárias vermelho e azul. Devido a essa característica os tons de roxo podem se aproximar mais do azul (como o lilás e o lavanda) ou do vermelho (como magenta e púrpura).

Enquanto cor fria, o roxo pode deixar o ambiente aconchegante, além disso, cada tonalidade irá dar seu toque especial ao local, mas, no geral, o roxo é associado à luxo, realeza, nobreza, magia e espiritualidade.

Branco

O branco é considerado um tom neutro com alta capacidade de refletir luz. Por isso, cômodos com paredes brancas ganham sensação de amplitude e luminosidade.

A cor é associada à paz e à tranquilidade, além de funcionar como um “coringa” na decoração, pois combina com todas as cores.

A predominância do branco acompanhada por poucos detalhe em outra cor deixa o ambiente com estilo simples, limpo e elegante.

Roxo e off white

Os off whites são a opção perfeita para alcançar um esquema de cores sútil e neutro combinando cores roxo e branco. Eles funcionam para quem deseja um cômodo minimalista, porém sem a demasiada luminosidade do branco puro.

Off White é o termo em inglês para se referir às variações do branco que não são o branco absoluto. Os off whites podem ser descritos como um branco envelhecido ou “sujinho”. Exemplos dessa coloração são o bege e o creme em suas formas mais claras e o “branco gelo”.

Os tons roxos aliados ao branco na decoração

O branco é elemento recorrente quando o assunto é decoração, muitas vezes ele é a base para permitir que outra cor mais expressiva e alegre brilhe e ganhe destaque. Com o roxo e suas variações não é diferente.

Cabe escolher qual (ou quais) variação do roxo usar. Cada tonalidade, desde as menos saturadas (variações mais pálidas e menos vivas) até as mais intensas e escuras, causará um efeito diferente.

Os tons mais suaves e menos saturados, como o lilás e o roxinho em tom pastel que lembra algodão doce, contribuem para alcançar um efeito delicado, lúdico e feminino. Adicionar um toque mais intenso de cor por meio de um roxo berinjela também cai bem.

As variações mais escuras, roxo cor de berinjela e violetas escuros, quando exercem predominância, proporcionam sofisticação e seriedade ao local.

Tons próximos ao rosa, como o violeta, orquídea, magenta e fúcsia trarão alegria e energia, pois são vibrantes e saturados. Para não deixar o ambiente sobrecarregado, balanceie utilizando branco, tons neutros e off whites.

Combinando cores roxo e branco com outras tonalidades

Ao estabelecer a base da decoração com roxo e branco como cores dominantes é possível adicionar detalhes em outras cores para criar pontos focais e deixar o local mais interessante.

Mas surge a dúvida: quais cores usar?

A opção mais segura envolvendo uma cor secundária, como o roxo, é recorrer as cores primárias que o formam. No caso, azul e vermelho, assim as tonalidades dessas cores cairão muito bem.

Aqui vão uns exemplos:

Variações de vermelho

  • Cor de rosa: desde o tom cor de rosa mais saturados e vibrantes, como o pink, até os mais clarinhos, como o rosa pastel;
  • “Vinho”.

Variações de azul

  • Índigo;
  • Azul no tom pastel;
  • Azul marinho (também chamado de blue navy);
  • Azul celeste.

Fazer triangulação de cores utilizando o círculo cromático

Outra forma de saber quais tons adicionar é recorrer ao círculo cromático. Observe a localização da cor desejada e use como ponto de partida para fazer um triângulo. As duas outras extremidade mostrarão as cores que combinarão com a cor principal.

A triangulação do roxo indica para as cores laranja e verde. Não é uma combinação óbvia, mas funciona e abre muitas possibilidades, pois os diferentes tons de laranja e verde podem ser utilizados.

Cor complementar

A cor oposta, o amarelo, também pode ser utilizada quando se está combinando cores roxo e branco. A junção trará vivacidade e alegria ao local.

Formas de incorporar a combinação

Quer pôr os conhecimentos em prática, mas não sabe por onde começar? Vamos te dar sugestões de mudanças simples para ir se familiarizando com a dupla antes de fazer alterações maiores ao decorar combinando cores roxo e branco.

Um bom exercício é inserir a paleta de cor escolhida aos cômodos através de itens utilizados no cotidiano. Para exemplificar, falaremos de dois ambientes da casa.

Quarto

Quarto com paredes e/ou mobília branca? Que tal dar aquele toque de personalidade:

  • Adicionar um tapete felpudo na cor roxa para agradar os pés ao levantar;
  • Inovar em estampas roxas para a roupa de cama;
  • Colocar capas para travesseiros ou almofadas diferentes, cada uma com um tom de roxo que lhe agrade;
  • Adquirir uma orquídea roxa para trazer um elemento floral.

Banheiro

É comum que os lavabos tenham como base revestimentos brancos, se o seu banheiro é assim essas são algumas das mudanças possíveis para expor o esquema de cores roxo:

  • Escolher um novo kit com recipientes para armazenar sabonete líquido e/ou em barra;
  • Adicionar uma moldura roxa elaborada ao espelho;
  • Novas toalhas de rosto, tapetinho antiderrapante e cortina para box em diferentes tons de roxo para dar aquela animada.

Gostou? Então veja 6 passos para decorar seu ambiente!

Agora você já pode ir combinando cores roxo e branco sabendo do potencial dessa combinação e como ela pode dar um up na sua decoração.

Perguntas Frequentes

Como posso usar roxo na decoração?

O roxo é uma cor que transmite liberdade de pensamentos e sentimentos. No entanto, se você quiser usá-la na decoração é importante ter cuidado para que não acabe criando um ambiente escuro e cansativo. Para evitar erros, tente primeiro colocar essa cor em pequenos objetos como almofadas, luminárias, uma cortina, um vaso de plantas ou até mesmo um tapete. Quando se sentir mais à vontade, vá expandindo a cor e seus inúmeros tons para outros lugares.

Quais cores combinam mais com lilás?

O lilás é um tom leve e acolhedor que pode ser facilmente combinado com outras cores claras como branco, azul, rosa, dourado, verde, amarelo e cinza. Combinar outros tons de roxo com o lilás também pode ser uma boa pedida, especialmente se você quiser criar uma composição com uma cor mais fechada. Neste caso, vale a pena investir não apenas no roxo mais escuro como em tons de azul e variações de preto e grafite.

Como fazer um quarto roxo e branco?

Roxo e branco são cores que, apesar de combinarem muito bem, também se contrastam muito. Por isso, se você quiser fazer um quarto roxo e branco, vale a pena investir em diferentes tons de roxo, usando o branco em determinados pontos. Isso ajudará a criar um ambiente aconchegante e menos cansativo.

Quais são os melhores tons de roxo para parede?

Se você tiver um espaço amplo e quiser destacar apenas uma parede, pode ser interessante investir em um tom mais fechado como berinjela, por exemplo. No entanto, cores escuras costumam diminuir visualmente o espaço, por isso, se você tiver um espaço pequeno, vale a pena optar por tons mais claros.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.