Combinando Cores Roxo E Branco

Luxo e tranquilidade, sofisticação e simplicidade e mais. Esses são os atributos diferentes que o branco e o roxo podem trazer aos ambientes. Venha conhecer melhor essa dupla e receber dicas para decorar a casa combinando cores roxo e branco.

Se você quer ficar bem informado antes de ir combinando roxo e branco na prática, acompanhe esse post porque vamos te contar o que precisa saber para acertar no uso dessa dupla.

Combinando Cores Roxo E Branco - branco
Combinando Cores Roxo E Branco. Foto: Pixnio.

Como inovar na decoração combinando cores roxo e branco

Ao trabalhar com um esquema de cores específico, a primeira coisa a se fazer é saber quais são as características e efeitos que tais cores apresentam sozinhas.

Isso facilita no momento de escolher qual aspecto de cada cor será valorizado ou qual será a dominante na decoração.

Roxo

O roxo é a cor secundária fruto da mistura das cores primárias vermelho e azul. Devido a essa característica os tons de roxo podem se aproximar mais do azul (como o lilás e o lavanda) ou do vermelho (como magenta e púrpura).

Enquanto cor fria, o roxo pode deixar o ambiente aconchegante, além disso, cada tonalidade irá dar seu toque especial ao local, mas, no geral, o roxo é associado à luxo, realeza, nobreza, magia e espiritualidade.

Branco

O branco é considerado um tom neutro com alta capacidade de refletir luz. Por isso, cômodos com paredes brancas ganham sensação de amplitude e luminosidade.

A cor é associada à paz e à tranquilidade, além de funcionar como um “coringa” na decoração, pois combina com todas as cores.

A predominância do branco acompanhada por poucos detalhe em outra cor deixa o ambiente com estilo simples, limpo e elegante.

Roxo e off white

Os off whites são a opção perfeita para alcançar um esquema de cores sútil e neutro combinando cores roxo e branco. Eles funcionam para quem deseja um cômodo minimalista, porém sem a demasiada luminosidade do branco puro.

Off White é o termo em inglês para se referir às variações do branco que não são o branco absoluto. Os off whites podem ser descritos como um branco envelhecido ou “sujinho”. Exemplos dessa coloração são o bege e o creme em suas formas mais claras e o “branco gelo”.

Os tons roxos aliados ao branco na decoração

O branco é elemento recorrente quando o assunto é decoração, muitas vezes ele é a base para permitir que outra cor mais expressiva e alegre brilhe e ganhe destaque. Com o roxo e suas variações não é diferente.

Cabe escolher qual (ou quais) variação do roxo usar. Cada tonalidade, desde as menos saturadas (variações mais pálidas e menos vivas) até as mais intensas e escuras, causará um efeito diferente.

Os tons mais suaves e menos saturados, como o lilás e o roxinho em tom pastel que lembra algodão doce, contribuem para alcançar um efeito delicado, lúdico e feminino. Adicionar um toque mais intenso de cor por meio de um roxo berinjela também cai bem.

As variações mais escuras, roxo cor de berinjela e violetas escuros, quando exercem predominância, proporcionam sofisticação e seriedade ao local.

Tons próximos ao rosa, como o violeta, orquídea, magenta e fúcsia trarão alegria e energia, pois são vibrantes e saturados. Para não deixar o ambiente sobrecarregado, balanceie utilizando branco, tons neutros e off whites.

Cores Roxo E Branco
Cores Roxo E Branco. Foto: Total construção

Combinando cores roxo e branco com outras tonalidades

Ao estabelecer a base da decoração com roxo e branco como cores dominantes é possível adicionar detalhes em outras cores para criar pontos focais e deixar o local mais interessante.

Mas surge a dúvida: quais cores usar?

A opção mais segura envolvendo uma cor secundária, como o roxo, é recorrer as cores primárias que o formam. No caso, azul e vermelho, assim as tonalidades dessas cores cairão muito bem.

Aqui vão uns exemplos:

Variações de vermelho

  • Cor de rosa: desde o tom cor de rosa mais saturados e vibrantes, como o pink, até os mais clarinhos, como o rosa pastel;
  • “Vinho”.

Variações de azul

  • Índigo;
  • Azul no tom pastel;
  • Azul marinho (também chamado de blue navy);
  • Azul celeste.

Fazer triangulação de cores utilizando o círculo cromático

Outra forma de saber quais tons adicionar é recorrer ao círculo cromático. Observe a localização da cor desejada e use como ponto de partida para fazer um triângulo. As duas outras extremidade mostrarão as cores que combinarão com a cor principal.

A triangulação do roxo indica para as cores laranja e verde. Não é uma combinação óbvia, mas funciona e abre muitas possibilidades, pois os diferentes tons de laranja e verde podem ser utilizados.

Cor complementar

A cor oposta, o amarelo, também pode ser utilizada quando se está combinando cores roxo e branco. A junção trará vivacidade e alegria ao local.

Formas de incorporar a combinação

Quer pôr os conhecimentos em prática, mas não sabe por onde começar? Vamos te dar sugestões de mudanças simples para ir se familiarizando com a dupla antes de fazer alterações maiores ao decorar combinando cores roxo e branco.

Um bom exercício é inserir a paleta de cor escolhida aos cômodos através de itens utilizados no cotidiano. Para exemplificar, falaremos de dois ambientes da casa.

Quarto

Quarto com paredes e/ou mobília branca? Que tal dar aquele toque de personalidade:

  • Adicionar um tapete felpudo na cor roxa para agradar os pés ao levantar;
  • Inovar em estampas roxas para a roupa de cama;
  • Colocar capas para travesseiros ou almofadas diferentes, cada uma com um tom de roxo que lhe agrade;
  • Adquirir uma orquídea roxa para trazer um elemento floral.
Cores roxo e branco!

Banheiro

É comum que os lavabos tenham como base revestimentos brancos, se o seu banheiro é assim essas são algumas das mudanças possíveis para expor o esquema de cores roxo:

  • Escolher um novo kit com recipientes para armazenar sabonete líquido e/ou em barra;
  • Adicionar uma moldura roxa elaborada ao espelho;
  • Novas toalhas de rosto, tapetinho antiderrapante e cortina para box em diferentes tons de roxo para dar aquela animada.

Gostou? Então veja 6 passos para decorar seu ambiente!

Agora você já pode ir combinando cores roxo e branco sabendo do potencial dessa combinação e como ela pode dar um up na sua decoração.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre as cores roxo e branco? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar logo aqui abaixo na área de comentário!

E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como posso usar roxo na decoração?

O roxo é uma cor que transmite liberdade de pensamentos e sentimentos. No entanto, se você quiser usá-la na decoração é importante ter cuidado para que não acabe criando um ambiente escuro e cansativo. Para evitar erros, tente primeiro colocar essa cor em pequenos objetos como almofadas, luminárias, uma cortina, um vaso de plantas ou até mesmo um tapete. Quando se sentir mais à vontade, vá expandindo a cor e seus inúmeros tons para outros lugares.

Quais cores combinam mais com lilás?

O lilás é um tom leve e acolhedor que pode ser facilmente combinado com outras cores claras como branco, azul, rosa, dourado, verde, amarelo e cinza. Combinar outros tons de roxo com o lilás também pode ser uma boa pedida, especialmente se você quiser criar uma composição com uma cor mais fechada. Neste caso, vale a pena investir não apenas no roxo mais escuro como em tons de azul e variações de preto e grafite.

Como fazer um quarto roxo e branco?

Roxo e branco são cores que, apesar de combinarem muito bem, também se contrastam muito. Por isso, se você quiser fazer um quarto roxo e branco, vale a pena investir em diferentes tons de roxo, usando o branco em determinados pontos. Isso ajudará a criar um ambiente aconchegante e menos cansativo.

Quais são os melhores tons de roxo para parede?

Se você tiver um espaço amplo e quiser destacar apenas uma parede, pode ser interessante investir em um tom mais fechado como berinjela, por exemplo. No entanto, cores escuras costumam diminuir visualmente o espaço, por isso, se você tiver um espaço pequeno, vale a pena optar por tons mais claros.

Como combinar as cores roxo e branco?

Cores Roxo e branco, à primeira vista, parecem não combinar. No entanto, na decoração de interiores, estas duas cores podem ser usadas de forma criativa para criar um ambiente elegante e sofisticado. Aqui estão algumas dicas sobre como combinar cores roxo e branco em casa: Paredes roxas e brancas criam um ambiente acolhedor e aconchegante. Para um look mais moderno, experimente uma parede totalmente branca com um detalhe roxo. Por exemplo, uma parede branca com uma faixa roxa no meio ou uma parede branca com uma moldura roxa. Roupas de cama roxas e brancas são perfeitas para um quarto aconchegante e relaxante. Para um look mais moderno, experimente uma roupa de cama totalmente branca com um detalhe roxo. Por exemplo, uma roupa de cama branca com uma faixa roxa no meio ou uma roupa de cama branca com uma moldura roxa.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

Avalie post
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!