Como Consultar o PIS: Quem tem direito, para que serve e como fazer consulta

Está buscando por um guia prático de como consultar o PIS? Confira a leitura do artigo de hoje e veja todas as informações que precisa!

Se você é trabalhador brasileiro, com certeza já ouviu falar do PIS (Programa de Integração Social), certo? Mas você sabe como consultar o seu saldo? Muita gente não sabe, mas é possível fazer isso de forma rápida e fácil. Não deixe para depois e descubra agora mesmo como fazer!

Resumo sobre Descubra Agora Como Consultar o PIS:

  • O PIS é um benefício pago anualmente aos trabalhadores cadastrados no programa
  • Para consultar o PIS, é necessário ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social)
  • A consulta pode ser feita pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo Caixa Trabalhador
  • Além da consulta, é possível verificar o calendário de pagamento do PIS e as condições para recebimento
  • Caso haja algum problema com o recebimento do benefício, é possível entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para obter mais informações.
Como Consultar o PIS
Como Consultar o PIS. Foto: Divulgação

O que é o PIS e para que serve?

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em 1970 e tem como objetivo promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas. Ele é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo brasileiro.

O PIS é um direito do trabalhador e pode ser utilizado como um complemento de renda, ajudando a equilibrar as finanças em momentos de dificuldade financeira.

Quem tem direito ao recebimento do PIS?

Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve cumprir alguns requisitos, como ter carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos e estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Além disso, é preciso que a empresa onde o trabalhador está empregado tenha feito a declaração correta das informações trabalhistas junto ao governo.

Como consultar o saldo do PIS?

Para consultar o saldo do PIS, o trabalhador pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ligar para a central de atendimento da Caixa pelo número 0800 726 0207.

É preciso informar o número do PIS e a senha cadastrada. Caso não tenha a senha, é possível cadastrá-la no próprio site da Caixa.

Qual a diferença entre PIS e Abono Salarial?

O PIS e o Abono Salarial são benefícios distintos, apesar de terem requisitos semelhantes para recebimento.

O PIS é um programa de integração social que tem como objetivo promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas. Já o Abono Salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo brasileiro, mas que não estão cadastrados no PIS/PASEP.

O que fazer em caso de problemas ao consultar o PIS?

Caso o trabalhador enfrente algum problema ao consultar o saldo do PIS, é importante entrar em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207.

Também é possível buscar atendimento presencial em uma agência da Caixa ou em uma unidade conveniada com o banco.

Como sacar o benefício do PIS?

Para sacar o benefício do PIS, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com o Cartão Cidadão e senha cadastrada.

Também é possível sacar o benefício em caixas eletrônicos da Caixa ou em lotéricas, desde que tenha o Cartão Cidadão e a senha cadastrada.

O futuro do PIS: mudanças previstas pelo governo brasileiro

O governo brasileiro tem planos de reformular o PIS e o Abono Salarial, com o objetivo de tornar os benefícios mais eficientes e direcionados para quem realmente precisa.

Entre as mudanças previstas estão a unificação do PIS e do Abono Salarial em um único programa, a redução do teto de remuneração para recebimento do benefício e a adoção de uma nova fórmula de cálculo para definir o valor do benefício.

PassoDescriçãoObservação
1Acesse o site da Caixa Econômica Federalhttps://www.caixa.gov.br/
2Clique em “Benefícios e programas” 
3Selecione a opção “PIS” 
4Clique em “Consultar pagamento” 
5Informe o número do PIS e a senhaA senha é a mesma utilizada para acessar outros serviços do governo

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre Como Consultar o PIS? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Dúvidas Frequentes

O que é o PIS?

O PIS é o Programa de Integração Social, criado em 1970 com o objetivo de promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas.

Quem tem direito ao recebimento do PIS?

Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve cumprir alguns requisitos, como ter carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos e estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Como consultar o saldo do PIS?

Para consultar o saldo do PIS, o trabalhador pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ligar para a central de atendimento da Caixa pelo número 0800 726 0207. É preciso informar o número do PIS e a senha cadastrada. Caso não tenha a senha, é possível cadastrá-la no próprio site da Caixa.

Qual a diferença entre PIS e Abono Salarial?

O PIS e o Abono Salarial são benefícios distintos, apesar de terem requisitos semelhantes para recebimento. O PIS é um programa de integração social que tem como objetivo promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas. Já o Abono Salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo brasileiro, mas que não estão cadastrados no PIS/PASEP.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.