Como Cuidar Coleus? Dicas e truques para você ter sua planta!

Coleus é uma planta que pertence à família das Lamiaceae, que também inclui as hortelãs, a menta e o orégano. A planta é nativa da Índia e do Sri Lanka. O nome científico é Solenostemon scutellarioides, mas também é conhecido pelos nomes de erva-de-bode, erva-de-cão e erva-de-gato. Por isso, vamos te mostrar agora, como cuidar coleus!

As folhas do coleus são o que atraem a maioria das pessoas para cultivá-lo. Elas são muito variadas em forma, tamanho e cor. As folhas podem ser redondas, ovadas, triangulares ou lobadas e podem ter bordas dentadas ou lisas. A planta é normalmente de um verde escuro nas bordas das folhas, com manchas ou veios de outras cores no interior, como amarelo, laranja, rosa, vermelho ou branco. As flores da planta são geralmente de um tom azul escuro e aparecem em espigões alongados.

Como cuidar Coleus
Como cuidar Coleus. Foto: Plantei

Dicas para cultivar e como cuidar Coleus

O coleus é uma planta bastante fácil de cuidar e pode prosperar em quase qualquer lugar dentro de casa. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a cultivar sua própria planta de coleus:

  1. Sol e Luz – A planta de coleus precisa de bastante luz solar para crescer bem, mas também pode tolerar alguma sombra. Se você cultivar sua planta em um local com muita luz solar direta, pode notar que as folhas ficam mais brilhantes em cores. Se você cultivar sua planta em um local com menos luz solar, as folhas tendem a ser mais escuras em tons. A planta também pode tolerar meia-sombra.
  2. Solo e Rega – O solo ideal para a planta de coleus é rico em matéria orgânica e bem drenado. A planta não tolera o acúmulo de água e pode morrer se o solo ficar encharcado por tempo suficiente. Você deve regar a planta apenas quando o solo estiver seco ao toque. Deixe a água da chuva cair diretamente no solo para evitar que as folhas da planta fiquem molhadas por longos períodos.
  3. Temperatura – A planta de coleus preferência temperaturas entre 21°C a 27°C e não tolera temperaturas inferiores a 10°C. Se as temperaturas forem muito frias, as folhas da planta podem ficar embranquecidas e murchar. Se as temperaturas forem muito quentes, as folhas da planta podem ficar amareladas e secas.
  4. Fertilização – A planta de coleus não precisa de muito fertilizante para crescer bem, mas uma vez por mês durante a primavera e o verão irá ajudar a manter a planta saudável e forte. Use um fertilizante orgânico líquido diluído para evitar que as raízes da planta sejam queimadas.
  5. Poda – Podar regularmente sua planta de coleus vai estimular o crescimento de novas folhas e ramos. Você também pode usar as pontas dos ramos para envasar novas plantas. Para podar a planta, use tesouras afiadas e corte os ramos na diagonal, deixando cerca de 2,5 cm de cada ramo.

E aí, Gostou?

E então, você já conhecia essas dicas de como cuidar coleus? Conte aqui abaixo nos comentários a sua experiência com essa planta!

E se esse artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de votar nas nossas estrelinhas! E se você gostou, continue a acompanhar o blog do KD para ficar por dentro de todas as novidades que a nossa equipe trazer para você, leitor!

Perguntas e respostas

O que eu preciso para saber como cuidar coleus?

Você precisa de uma panela com furos de drenagem, uma boa quantidade de luz indireta e uma temperatura ambiente moderada para cuidar de um coleus.

Quais são as melhores condições para saber como cuidar coleus?

As melhores condições para um coleus incluem rega regular, luz solar moderada e fertilização ocasional.

Como cuidar coleus?

Para cuidar de um coleus, você precisa regá-lo regularmente, mantê-lo ao abrigo do sol direto e podá-lo para mantê-lo compacto.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.