Como cuidar de antúrios: 13 dicas para cultivar do jeito certo!

6 minutos de leitura

Quer saber como cuidar de antúrios? Então veja já em nosso conteúdo exclusivo da KD, as principais dicas de cultivo, para ter uma planta saudável, forte e desenvolvida! Conheça mais sobre a espécie e cultive-a corretamente!

Como cuidar de antúrios

Os antúrios são uma das plantas mais populares para o cultivo em casa. São fáceis de cuidar, bonitos e cheirosos. No entanto, é importante seguir algumas dicas para que eles cresçam saudáveis e bonitos.

Como cuidar de antúrios vermelhos em meio a folhagens
Antúrios vermelhos. Foto: Pixabay

Origem

Os antúrios são nativos da América do Sul, especialmente da região da floresta tropical Atlântica, que cobre o litoral do Brasil. São plantas epífitas, ou seja, que crescem sobre outras plantas, como árvores, e se alimentam de nutrientes presentes no ar e na água.

Conheça mais sobre sua origem no Wikipédia!

Como plantar

Os antúrios podem ser cultivados a partir de sementes, estaquia ou mudas. No entanto, o cultivo a partir de sementes é o mais difícil e demorado. As mudas são as mais fáceis de cultivar e as que dão mais resultado.

Saiba como cuidar de Begônia!

Substrato ideal

O substrato ideal para o cultivo de antúrios é composto de areia, musgo e terra vegetal. A areia ajuda a drenar o excesso de água, o musgo mantém a umidade e a terra vegetal fornece os nutrientes necessários.

Antúrio branco com fundo preto
Antúrio branco com folhas e fundo preto. Foto: Pexels

Como adubar

Os antúrios devem ser adubados com fertilizante orgânico, como esterco de vaca ou de cavalinha, uma vez por mês. O ideal é fazer um círculo de 30 cm de diâmetro em torno da planta e espalhar o adubo. Depois, é só regar para que o adubo seja absorvido pelas raízes.

Como regar

Os antúrios devem ser regados duas vezes por semana, de manhã ou à noite. É importante não encharcar o substrato, pois isso pode causar a decomposição das raízes. O ideal é regar até que a água saia pelos buracos da vasilha.

Veja também:

Como cuidar de antúrios – É preciso podar?

Os antúrios não precisam ser podados, mas você poderá podar, para dar forma à planta. As podas também ajudam a estimular a produção de novas flores.

Dicas de cultivo

  • Os antúrios precisam de muita luz, mas não de sol direto. O ideal é cultivá-los em ambientes bem iluminados.
  • A temperatura ideal para o cultivo de antúrios é de 18 a 25°C. Eles não suportam temperaturas abaixo de 10°C.
  • Os antúrios também precisam de umidade, então é importante pulverizá-los com água duas vezes por dia. Você também pode colocar uma vasilha com água perto da planta.
Antúrio vermelho com fundo escuro
Antúrio com fundo escuro. Foto: Pixabay

Anatomia

Os antúrios são plantas da família das gérberas, que também inclui as margaridas e as camélias. São plantas perenes, ou seja, que vivem mais de dois anos. Crescem até 1,5 m de altura e têm folhas grandes, redondas e verdes escuras. As flores são grandes, amarelas, brancas ou vermelhas, e exalam um perfume agradável.

Aprenda como cuidar de Peperômia!

Principais variedades

As principais variedades de antúrios são:

  • Antúrio-amarelo (Gerbera jamesonii): flores amarelas e brancas
  • Antúrio-anêmona (Gerbera anémona): flores amarelas e brancas
  • Antúrio-rosa (Gerbera rosea): flores vermelhas e brancas
Dois antúrios vermelhos com tons de rosa e fundo desfocado.
Antúrios vermelhos com tons de rosa. Foto: Pexels

Significado de dar antúrios de presente

Os antúrios são plantas muito populares como presentes, especialmente para pessoas que amam jardinagem ou cuidar de plantas. O significado de dar uma planta de antúrio para alguém é de carinho, amizade e respeito.

Confira também:

Como cuidar de antúrios – Clima ideal

Os antúrios crescem melhor em climas quentes e úmidos, como o clima da floresta tropical. No entanto, eles também podem ser cultivados em climas mais temperados, desde que seja fornecido um ambiente úmido, como uma estufa.

Antúrio branco com folhagens ao fundo
Antúrio branco. Foto: Pixabay

Pragas e doenças comuns e como tratá-las

As pragas e doenças mais comuns que afetam os antúrios são o mofo branco, a ferrugem e o oídio. O mofo branco é causado por um fungo chamado Sclerotinia sclerotiorum. A ferrugem é causada por um fungo chamado Puccinia spegazzinii. O oídio é causado por um fungo chamado Oidium. Para tratar ambas as pragas, você poderá ir a uma loja de jardinagem e comprar um fungicida, que deve ser aplicado seguindo suas recomendações, para não intoxicar a planta!

Conheça também a Lavanda e saiba como cuidar!

E aí, gostou?

Ainda tem dúvidas sobre como cuidar de antúrios? Então comente em nossas publicações, para que nossos especialistas do KD possam lhe auxiliar ainda mais! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco!

Perguntas Frequentes

Quantas vezes você deve regar um antúrio?

Você deve regar um antúrio duas vezes por semana, permitindo que o solo seque entre as regas.

Qual tipo de solo é o melhor para um antúrio?

Um antúrio prospera em solo bem drenado e ligeiramente ácido.

Quanto sol um antúrio precisa?

Um antúrio prefere luz indireta, mas pode tolerar algum sol direto.

Quais são alguns sinais de que um antúrio não está recebendo a quantidade suficiente de água?

Alguns sinais de que um antúrio não está recebendo a quantidade suficiente de água são folhas murchas, solo seco e folhas amareladas.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.