Como cuidar de cactos? Aprenda a plantar e cultivar a planta com 12 dicas fundamentais!

8 minutos de leitura

Para ter plantas lindas e saudáveis, é preciso saber a melhor forma de como cuidar de cactos! O seu cultivo não é difícil, mas requer alguns cuidados, para que a planta se desenvolva, algumas dicas devem ser usadas, confira a seguir, as melhores maneiras para o cultivo correto da planta, que nossa esquipe do KD, trouxe para você, leitor!

Como plantar cactos

A preparação da terra para o plantio, é uma das etapas mais fundamentais para um bom cultivo do seu cacto, sendo assim, para saber como cuidar de cactos, você deverá saber como preparar corretamente o solo. Escolha uma terra que seja permeável, com uma boa drenagem, para que a água não fique no vaso e apodreça as raízes da planta.

Os cactos são plantas originais de climas desérticos, em locais secos, sendo assim, o melhor a fazer, é preparar o solo com proporções iguais de terra e areia, deixando o local em que ela estará plantada, mais parecido com seu verdadeiro ambiente, o que poderá ajudar em seu desenvolvimento, deixando-a mais linda e saudável.

Várias espécies de cactos plantadas em ambiente aberto
Diversas espécies de cactos em um grande terreno. Foto: Pexels

Qual o clima ideal para cultivar cactos?

Cactos são plantas que se adaptam a diversos climas, desde o tropical úmido até o desértico. No entanto, para que cresçam saudáveis, é importante que sejam cultivados em um clima com temperaturas médias e baixa umidade do ar.

Devo adubar o cacto?

Para que os cactos cresçam fortes e saudáveis, é importante que sejam adubados regularmente. A melhor época para adubar cactos é a primavera, quando as plantas estão se preparando para o período de crescimento.

Como regar o cacto

Cactos precisam de pouca água, pois suas raízes não são muito profundas. Regue-os apenas quando o solo estiver seco. Deixe a água escorrer pelo vaso e depois esvazie o excesso. Não deixe que o cacto fique encharcado, pois isso pode causar problemas nas raízes, levando a planta a morte.

Como cuidar de cactos. Cacto em um fundo claro
Como cuidar de cactos. Foto: Pexels

Melhor local para plantar um cacto

Cactos precisam de muita luz solar para se desenvolverem, então o melhor local para plantá-los é em um lugar ensolarado. Se você cultivar cactos em vasos, é importante que eles sejam colocados em um local com boa ventilação.

Veja também: Como cuidar de orquídeas

Melhor época para o cultivo

A melhor época para cultivar os cactos é a primavera, quando as plantas estarão se preparando, para crescerem e se desenvolverem. No entanto, cactos podem ser cultivados ao longo do ano, desde que sejam adubados e regados regularmente.

Dicas de cultivo

Dentre as dicas fundamentais, ressaltamos a importância de preparar o solo corretamente, fazendo a adubação periódica da planta e a regando regularmente, lembrando que seu solo deverá ficar úmido, sem que esteja encharcado, pois uma quantidade alta de água em suas raízes, pode gerar o apodrecimento da planta.

Três espécies de cactos em três pequenos vasos
Mini cactos em pequenos vasos. foto: Pexels

A importância do sol no cultivo de cactos

Cactos são plantas de clima desértico, ou seja, locais com clima seco e bastante iluminação solar. Para garantir que sua planta esteja saudável, é fundamental que ela seja deixada em um local ensolarado, com boa ventilação, assegurando um solo com as condições necessárias, para que seu cacto esteja em um ambiente favorável para seu crescimento.

Como é o seu crescimento

Os cactos poderão se adaptar a diversas temperaturas e climas, no entanto, para que cresçam de forma saudável, é essencial que sejam cultivados em temperaturas médias e baixa umidade do ar. Cactos precisam de pouca água, pois suas raízes não são muito profundas. Regue-os apenas quando o solo estiver seco.

Como perceber se o cacto está doente

Essa espécie de plantas, é muito resistente, mas podem ficar doentes se forem cultivados em condições adversas, seja dentro de casa ou no jardim. Se o seu cacto está com folhas amareladas ou quebradiças, é sinal de que ele está doente. Outros sintomas de cactos doentes são: brotamento excessivo e presença de pragas. Se notar algum desses sintomas, busque analisar a sua planta, para verificar suas condições, de solo, regas e adubos, pois é possível, que estejam faltando nutrientes ou condições favoráveis para o seu cultivo ideal, sendo assim, é crucial saber como cuidar de cactos, antes de adquirir a sua plantinha!

Leia mais: Tipos de Palmeiras para Jardim

Como combater as pragas do cacto

Ainda que sejam plantas resistentes, os cactos podem ser atacados por pragas, caso as suas condições não estejam sendo condizentes com as suas necessidades. As pragas mais comuns em cactos são: ácaros, besouros e larvas de moscas. Para combater as pragas, é importante identificá-las e tratá-las o quanto antes. Consulte um jardineiro, ou vá a floricultura mais próxima, e busque saber qual o melhor tratamento, ou inseticida para o seu caso.

Como cuidar de cactos em vasos

Cactos em vasos precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis. É importante que eles sejam colocados em um local ensolarado e ventilado. Além disso, é necessário regar os cactos apenas quando o solo estiver seco e adubá-los regularmente. Outra dica importante é não encharcar o solo ao regar as plantas, pois isso pode causar problemas nas raízes.

Você pode comprar lindos vasos para seus cactos e até mesmo mini cactos, no Mercado Livre, na Americanas e nas lojas Submarino, aproveite!

Dois cactos de diferentes tamanhos em dois vasos diferentes em frente a uma loja
Cactos em vasos em frente a uma loja. Foto: Pexels

Qual a diferença entre cactos e mini cactos?

Mini cactos são plantas que não crescem mais que 30 cm de altura. Já os cactos normais podem chegar a 2 m de altura. Mini cactos são mais fáceis de cuidar do que os cactos, pois precisam de menos luz e água. Além disso, mini cactos são mais resistentes às pragas e doenças, sendo uma ótima opção para decorar seu ambiente interno, podendo ser a ideia perfeita, se você souber como cuidar de suculentas e fazer um lindo jardim de mini cactos e suculentas em seu lar!

3 dos principais problemas em cactos

  1. Cactos podem ficar doentes se forem cultivados em condições adversas.
  2. As pragas mais comuns em cactos são: ácaros, besouros e larvas de moscas.
  3. Cactos em vasos precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis.

Lista das espécies mais usadas na decoração de casas

  • Opuntia microdasys (bola-de-neve)
  • Cereus peruvianus (cacto-de-estaca)
  • Espostoa lanata (cacto-peludo)
  • Echinopsis chamaecereus (cacto-de-lagartija)
  • Schlumbergera truncata (cacto-de-Natal)
Suculentas e cactos em vasos, no canto de uma mesa de madeira com janelas em volta
Cactos e suculentas sobre a mesa. Foto: Pixabay

Dicas para decorar a casa com cactos

  • Cactos são plantas versáteis e podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.
  • Para decorar a casa com cactos, basta escolher a espécie que mais combina com o seu estilo e colocá-la em um local ensolarado.
  • Uma ótima planta para cultivar junto com aos seus lindos cactos, são as suculentas.

E aí, gostou?

Esperamos ter respondido suas dúvidas sobre como cuidar de cactos, mas se você ainda tem perguntas ou sugestões, comente em nossa publicação, para que nossos especialistas do KD, possam lhe auxiliar da melhor forma! Nos conte suas experiências ao cultivar plantinhas em casa! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é muito importante, para que possamos sempre trazer novos assuntos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Quais as principais dicas para saber como cuidar de cactos?

Para um bom cultivo, você deverá preparar o solo corretamente, realizar as adubações periódicas, regar somente quando for necessário e nunca encharcar o solo, tomando cuidado com as necessidades climáticas do cacto, que precisa de uma boa ventilação e luz solar.

O cacto é uma planta de difícil cuidado?

Seu cultivo não é muito difícil, porém as condições básicas para seu crescimento e desenvolvimento devem ser seguidas, principalmente se você cultivar cactos em vasos.

Há diferença em saber como cuidar de cactos e mini cactos?

Sim, os mini cactos são plantas muito menores, atingindo no máximo cerca de 30cm, já os cactos normais, podem chagar aos 2 metros de altura, sendo assim, as raízes do mini cacto são menores, necessitando de menos água e iluminação, sendo mais simples cultivá-los em vasos, e perfeitos junto a espécies de suculentas.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Confira ideias de decoração e fotos de terrários para suculentas Como cuidar de mini cactos? Dicas especiais para cultivo Terrário: modelos e ideias para criar um mini jardim Cacto: como cuidar e dicas para usar na decoração Como cuidar de suculentas? Melhores dicas 5 Plantas que todo mundo deveria ter em casa – conheça espécies Suculenta Rabo de Burro – saiba como cultivar em vasos Veja 7 plantas que melhoram a sua concentração e diminuem o estresse 7 espécies de plantas para decorar a sua sala de TV: Confira Banheiro com suculentas? 7 ideias para arrasar na decoração
Confira ideias de decoração e fotos de terrários para suculentas Como cuidar de mini cactos? Dicas especiais para cultivo Terrário: modelos e ideias para criar um mini jardim Cacto: como cuidar e dicas para usar na decoração Como cuidar de suculentas? Melhores dicas 5 Plantas que todo mundo deveria ter em casa – conheça espécies Suculenta Rabo de Burro – saiba como cultivar em vasos Veja 7 plantas que melhoram a sua concentração e diminuem o estresse 7 espécies de plantas para decorar a sua sala de TV: Confira Banheiro com suculentas? 7 ideias para arrasar na decoração