Como cuidar de Girassóis? Veja 5 dicas para plantar e cultivar essa flor

6 minutos de leitura

Os Girassóis são uma das plantas mais bonitas e cheias de vida que podemos cultivar. A sua presença alegra qualquer jardim e são uma ótima opção para quem quer decorar a casa com plantas. Mas, apesar de serem plantas bastante fáceis de cultivar, é importante ter alguns cuidados para que fiquem sempre bonitos e saudáveis. Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas de como cuidar de girassóis.

Como plantar Girassóis?

O girassol é uma planta que pode ser cultivada a partir de sementes. Para plantar as sementes, basta colocá-las num vaso com uma camada de terra fértil e deixá-las germinar, em temperatura ambiente. Depois de germinarem, as plantas devem ser transplantadas para o jardim ou para um vaso maior.

Girassóis em um vaso de vidro com parede verde escuro ao fundo
Como cuidar de girassóis em vaso. Foto: Pexels

Clima ideal para cultivo

Os girassóis são plantas que gostam de sol e de calor, onde o clima ideal para o seu cultivo é o clima temperado. No entanto, também podem ser cultivados em climas mais frios, desde que sejam protegidos do frio e do vento.

É necessário podar o girassol?

Não é necessário podá-lo, uma vez que é uma planta que se auto-poda. No entanto, se desejar que a planta fique mais compacta, você poderá podá-la ligeiramente.

Devo adubar a planta?

Os girassóis são plantas que gostam de terra fértil, sendo assim, você deverá adubá-la regularmente. O ideal é fazer a adubagem com um adubo orgânico, de preferência composto ou esterco.

Como regar

Os girassóis são plantas que necessitam de terra úmida, então, você deve regar a planta regularmente. No entanto, é importante não exagerar na rega, uma vez que ela pode ficar doente se a terra estiver encharcada, pois suas raízes poderão apodrecer, levando-a a morte.

Melhor local para plantar um girassol

Os girassóis amam climas quentes, com sol e calor, então, o melhor local para plantar um girassol é em um ambiente ensolarado. No entanto, também podem ser plantados em locais a meia sombra.

Ramo de girassol em frente ao sol
Girassóis em frente ao sol. Foto: Pexels

Melhor época para cultivar

A melhor época para cultivar o girassol é entre os meses de Março e Julho. No entanto, também pode ser cultivado fora desta época, lembrando que é crucial, proteger a planta do frio e rajadas de vento.

Dicas de como cuidar de girassóis

Para ter girassóis bonitos e saudáveis, é importante ter alguns cuidados:

  • Regar a planta regularmente, de preferência com água da chuva;
  • Fazer a adubação regularmente, de preferência com um adubo orgânico;
  • Plantar em um local ensolarado;
  • Protegê-la do frio e do vento;
  • Podar a planta ligeiramente, se desejar que fique mais compacta.

Como é o seu crescimento

Para saber como cuidar de girassóis, é importante saber que a planta cresce rapidamente e pode atingir alturas de 2 a 3 metros. No entanto, o seu crescimento pode ser controlado através das podas, limitando seu crescimento.

Como perceber se o girassol está doente?

Os girassóis são plantas bastante resistentes e raramente ficam doentes. No entanto, é importante ficar atento a alguns sinais de doença, como folhas ou flores amareladas ou caídas e galhos secos. Se reparar em algum destes sinais, é importante procurar ajuda de um jardineiro ou de um especialista para tratar a planta.

Como cuidar de girassóis, plantação de girassol desfocados ao fundo de apenas uma das flores focadas
Plantação de girassóis. Foto: Pixabay

Como combater as pragas do girassol

Os girassóis costumam ser muito resistentes às pragas, no entanto, algumas delas podem causar danos à planta. As pragas mais comuns são as brocas, as lagartas e os pulgões. Se reparar que a planta está infestada por alguma delas, é importante procurar ajuda de um jardineiro, para saber como erradicar as pestes do seu girassol.

Como cultivá-los em vasos

A planta pode ser cultivada em vasos, desde que sejam escolhidos tamanhos e materiais adequados às suas necessidades. Os vasos devem ter um diâmetro de pelo menos 30 cm e devem ter orifícios de drenagem para evitar que a planta fique encharcada. Além disso, os mesmos devem ser colocados num local ensolarado.

Confira ideias de vasos para cultivar seu girassol, no Mercado Livre e no Extra!

Dicas de como decorar a casa com a planta

Os girassóis são uma ótima opção para quem quer decorar a casa com plantas. Aqui ficam algumas dicas:

  • Coloque os vasos num local ensolarado, de preferência perto da janela;
  • Escolha vasos de diferentes tamanhos e cores para criar um efeito interessante;
  • Combine os girassóis com outras plantas para criar um jardim vertical;
  • Use os girassóis para decorar a mesa, por exemplo, colocando-os num vaso central.

E aí, gostou?

Agora que você já sabe como cuidar de girassóis, nos conte mais sobre suas experiências com plantas, ou deixe em nossos comentários, suas dúvidas e sugestões sobre o assunto, para ajudar ainda mais os leitores do KD!

Perguntas Frequentes

Devo realizar a poda do girassol?

Não é necessário fazer a poda da planta, pois a mesma, já realiza esse processo, eliminando as suas folhagens “desnecessárias”, mas caso você queira controlar o seu tamanho, a poda pode ser uma boa opção!

Qual o melhor clima para cultivar girassóis?

Mantenha sua flor em um local ensolarado, uma vez que a planta prefere climas mais quentes e contato com o sol.

Não posso cultivar o girassol em regiões mais frias?

Sim, é possível fazer o plantio e o cultivo da planta em regiões de climas amenos, mas será necessário proteger seu girassol da chuva e dos ventos.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Enviei um Pix errado: O que fazer para recuperar o seu dinheiro? Veja os principais problemas de acesso no Caixa Tem e como resolver 8 Melhores opções de empréstimo para quem tem nome sujo Para que serve o Cartão Cidadão? Saiba por que preciso de um Veja o que pode acontecer se não pagar o Empréstimo no Caixa Tem
Enviei um Pix errado: O que fazer para recuperar o seu dinheiro? Veja os principais problemas de acesso no Caixa Tem e como resolver 8 Melhores opções de empréstimo para quem tem nome sujo Para que serve o Cartão Cidadão? Saiba por que preciso de um Veja o que pode acontecer se não pagar o Empréstimo no Caixa Tem