Como cuidar de hortelã: 12 dicas de cultivo e benefícios

7 minutos de leitura

Quer saber como cuidar de hortelã e os benefícios que essa planta poderá lhe trazer? Então confira já em nosso conteúdo da KD e saiba mais!

Como cuidar de hortelã

Para saber como cuidar de hortelã, você pode começar comprando uma planta já formada ou sementes. Se optar pelas sementes, saiba que elas são muito pequenas e precisam de cuidados especiais para germinarem. O ideal é que você as compre em uma loja especializada em sementes ou em hortifrutigranjeiros. Além disso, é importante que você escolha um local para plantar a hortelã que seja bem ensolarado e arejado.

Como plantar

Quando for plantar as sementes, você deve fazer isso em uma semeadura. Para isso, basta colocar as sementes em uma panela com água morna e deixar de molho por 24 horas. Após esse tempo, você deve colocar as sementes em uma tigela com areia e cobri-las com um pano. Deixe a tigela em um local quente e ensolarado e aguarde a germinação, que geralmente ocorre em 15 dias.

Como cuidar de hortelã. Folhas de hortelã
Hortelã. Foto: Pixabay

Substrato ideal

O substrato ideal para a hortelã é bem fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Você pode comprar um substrato pronto para plantio em lojas de jardinagem ou então fazer o seu próprio. Para isso, basta misturar uma parte de areia, uma parte de terra e uma parte de esterco bem curtido. A mistura deve ser bem-feita para que o substrato seja leve e fácil de drenar.

Confira mais:

Como cuidar de hortelã em vasos

A hortelã é uma planta que se adapta bem ao cultivo em vasos, desde que os cuidados sejam todos os adequados. O ideal é que o vaso seja bem grande, de pelo menos 30 cm de diâmetro, para que a planta tenha espaço para crescer. Além disso, o vaso deve ter furos na parte inferior para que a água possa drenar e não acumular no fundo.

Para cultivar a hortelã em vasos, você deve escolher um local bem ensolarado e arejado. O substrato também deve ser o mesmo indicado para o cultivo no solo, bem fértil e com boa drenagem. A rega deve ser feita diariamente, pela manhã ou à noite, para que a planta não fique com as raízes encharcadas. O ideal é que a água seja sempre bem filtrada para evitar o acúmulo de cloro ou outros elementos químicos que possam prejudicar a planta.

Ramos de Hortelã com teias e pequenos bichos
Ramos de hortelã. Foto: Pexels

10 dicas para cultivar em vasos

  1. Escolha um vaso bem grande, de pelo menos 30 cm de diâmetro;
  2. O vaso deve ter furos na parte inferior para drenagem da água;
  3. A hortelã precisa de muito sol e de um local bem arejado;
  4. O substrato ideal é bem fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem;
  5. A rega deve ser diária, pela manhã ou à noite, utilizando sempre água bem filtrada;
  6. Adube o substrato a cada 15 dias com um fertilizante orgânico;
  7. Pode ser necessário repor o substrato a cada 6 meses;
  8. A poda deve ser feita a cada 2 meses, para estimular o crescimento da planta;
  9. Cuidado com as pragas e doenças, que podem atacar a hortelã;
  10. A colheita da hortelã pode ser feita a partir do 2º mês de cultivo.

Clima adequado para cultivar

A hortelã é uma planta que precisa de clima temperado para crescer. O ideal é que a temperatura mínima seja de 10ºC e a máxima de 25ºC. Além disso, a hortelã precisa de muito sol para crescer, então o ideal é que ela seja cultivada em um local ensolarado. A hortelã também não suporta muito calor, então é importante evitar o cultivo em regiões com clima quente e úmido.

Como regar

A hortelã precisa de muita água para crescer, então a rega deve ser feita diariamente. O ideal é que a água seja sempre bem filtrada para evitar o acúmulo de cloro ou outros elementos químicos que possam prejudicar a planta. A rega deve ser feita pela manhã ou à noite, para evitar que a planta fique com as raízes encharcadas.

Como adubar

Para adubar a hortelã, você pode utilizar um fertilizante orgânico a cada 15 dias. O ideal é que o fertilizante seja bem equilibrado, com os nutrientes necessários para o crescimento da planta. Além disso, é importante que o adubo seja bem incorporado ao substrato para que as raízes da planta possam absorvê-lo.

Hortelã em um vaso de regador
Hortelã em vaso. Foto: Pixabay

Como cuidar de hortelã : podas

A poda da hortelã é importante para estimular o crescimento da planta. A poda deve ser feita a cada 2 meses, retirando apenas as folhas secas ou danificadas. Além disso, a poda também ajuda a controlar o tamanho da planta e evitar que ela fique muito grande para o vaso em que está plantada.

Para que serve?

A hortelã é uma planta muito utilizada na culinária, principalmente em pratos com carne ou peixe. Além disso, a hortelã também pode ser utilizada em chás e infusões, que são muito refrescantes e saborosos. A hortelã também possui propriedades medicinais, sendo indicada para o tratamento de problemas digestivos e respiratórios.

Veja também:

Quais os benefícios?

A hortelã possui diversos benefícios para a saúde, sendo uma planta muito utilizada na medicina tradicional. A hortelã é rica em vitamina C, que é um importante antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a hortelã também é rica em óleos essenciais, que possuem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Pessoa segurando um ramo de hortelã
Ramo de hortelã. Foto: Pexels

5 formas de consumo e como fazer

  1. Chá: para fazer o chá de hortelã, basta colocar 1 colher (sopa) de folhas secas em uma xícara com água quente e deixar infusionar por 5 minutos. Depois é só coar e beber;
  2. Infusão: para fazer a infusão de hortelã, basta colocar 1 colher (sopa) de folhas secas em uma xícara com água quente e deixar infusionar por 10 minutos. Depois é só coar e beber;
  3. Salada: para fazer uma salada com hortelã, basta juntar as folhas picadas com outros ingredientes de sua preferência;
  4. Sopa: para fazer uma sopa com hortelã, basta adicionar as folhas picadas na sopa já pronta;
  5. Suco: para fazer um suco de hortelã, basta bater as folhas picadas com água e adoçar a gosto.

Confira mais receitas com o uso de hortelã, no Receiteria!

Bebida feita de hortelã
Copo com bebida e hortelã. Foto: Pixabay

E aí, gostou?

Aprendeu como cuidar de hortelã? Comente aqui o que você achou desse conteúdo e caso ainda tenha dúvidas, comente em nossas publicações, para que nossos especialistas do KD possam lhe auxiliar da melhor forma! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco!

Perguntas Frequentes

Para que a Hortelã é usada?

A hortelã pode ser usada de diversas formas, inclusive para fortalecer o sistema imunológico, sendo rica em vitamina C, é muito utilizada para fazer chás.

Como cuidar de hortelã?

Para cuidar de hortelã, você deverá plantá-la em um substrato fértil, com bom sistema de drenagem eficiente e adubação correta, além de regas frequentes.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.