Como cuidar de rosas: Veja 11 dicas fundamentais de cultivo, fotos e inspirações

7 minutos de leitura

Veja como cuidar de rosas e confira as principais dicas de cultivo, saiba como ter uma planta saudável, desenvolvida e forte, com lindas flores para decorar ainda mais o seu jardim! Conheça mais em nosso conteúdo exclusivo da KD.

Como cuidar de rosas

As rosas são lindas flores que podem adicionar cor e vida a qualquer jardim. Elas também podem ser cuidadas com facilidade, desde que você saiba os cuidados básicos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar.

Como cuidar de rosas vermelhas no pé
Roseira com flores vermelhas. Foto: Pixabay

Origem

A Rosa é uma planta da família das rosáceas, nativa da Europa, Ásia e América do Norte. É uma planta arbustiva perene, que pode atingir de 1 a 2,5 metros de altura, com espinhos nas extremidades das ramagens. As rosas se diferenciam pelo tamanho e formato das flores, que podem ser brancas, amarelas, vermelhas, rosadas ou de outras cores, e pelo cheiro das suas pétalas.

Avenca como cuidar: veja já!

Como plantar

Antes de plantar suas rosas, você precisará escolher um local que receba muita luz solar. O solo deve ser bem drenado e enriquecido com composto. Escolha uma planta que esteja saudável e sem doenças e certifique-se de que as raízes não estejam enroladas. Plantar as rosas na altura certa também é importante. Coloque a planta na cova e cubra as raízes com o solo, pressionando levemente para acomodá-las. Depois de plantar, regue bem a planta para ajudar a estabelecê-la.

Rosa amarela com fundo desfocado
Rosa amarela. Foto: Pexels

Substrato ideal

O substrato ideal para a plantação da rosa é composto por areia, terra e matéria orgânica. A areia ajuda a drenar o excesso de água, a terra fornece nutrientes e a matéria orgânica ajuda a manter o substrato úmido.

Como regar

Regue as rosas duas vezes por semana, de manhã ou à tarde. O ideal é regar a planta na base, para evitar que as folhas sejam molhadas. Se as folhas ficarem molhadas, elas podem ficar marrom e murchar.

Saiba como cuidar de manjericão.

Como adubar

As rosas precisam de nutrientes para crescer fortes e saudáveis. O adubo orgânico é uma ótima opção, pois fornece nutrientes lentamente à planta. Você também pode usar um fertilizante como o Superthrive, que é uma vitamina B1 que ajuda a estimular o crescimento das plantas. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para o uso correto do fertilizante.

Rosa com tons vermelhos nas pontas e interior branco
Rosa com dois tons. Foto: Pexels

Importância da adubação correta

É importante adubar as rosas duas vezes ao ano, na primavera e no outono. Use um adubo orgânico ou químico específico para rosas. Siga as instruções do fabricante para a dosagem correta.

Qual clima ideal

As rosas crescem melhor em climas amenos, com invernos frios e verões amenos. Se você vive em um clima mais quente, plante as rosas em um local sombreado.

Arruda como cuidar: aprenda agora mesmo!

Onde mantê-la

As rosas precisam de muito sol para crescer bem, então escolha um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia. Se você plantar suas rosas em um vaso, certifique-se de que o vaso seja bem drenado para evitar que as raízes sejam encharcadas. Regar as rosas é importante, mas não regue demais. Deixe o solo secar entre os dias de rega.

Rosas na cor rosa claro em um vaso
Rosas em um vaso. Foto: Pixabay

Cuidados especiais

Podar uma vez ao ano, é importante para saber como cuidar de rosas corretamente, faça isso no final do outono ou início da primavera. Isso ajudará a mantê-las saudáveis e fortes. Use tesouras afiadas e lave as ferramentas com água sanitária depois de usá-las.

Propagação

As rosas podem ser propagadas por estaquia, enxertia ou sementes. A estaquia é o processo de cortar um ramo da planta e enraizá-lo em um novo local. A enxertia é o processo de unir um ramo da planta a um outro ramo ou tronco. As sementes podem ser plantadas em uma bandeja de sementes ou diretamente no jardim.

Lavanda como cuidar e deixá-la sempre linda: confira!

Principais pragas e doenças

As rosas são suscetíveis a algumas pragas e doenças, como ácaros, pulgões e moscas brancas. Se você notar algum sinal de pragas ou doenças, trate a planta imediatamente. Às vezes, as plantas ficam doentes porque o solo está ácido ou alcalino demais. Teste o solo regularmente para manter o pH balanceado.

Jardim com rosas vermelhas
Jardim com roseiras vermelhas. Foto; Pixabay

Sintomas e controle

As principais pragas das rosas são ácaros, pulgões e moscas brancas. As principais doenças são o mofo cinzento, a mancha marrom e a podridão do caule. Se você suspeitar de que sua planta está doente, busque conferir as condições do solo e do ambiente, para entender mais sobre como cuidar de rosas ou vá a uma loja de jardinagem e compre produtos para exterminar as pragas, como inseticidas, ou para tratar suas doenças, como fertilizantes e outros.

Begônia como cuidar: saiba mais.

Curiosidades

Confira a seguir algumas curiosidades sobre as rosas:

  • A rosa é a flor mais vendida no dia dos namorados ou outras datas festivas, como o dia das mães também;
  • Está entre as 13 flores comestíveis;
  • Acredita-se que são plantas muito antigas, com cerca de 35 milhões de anos;
  • Há mais de 100 espécies diferentes de rosas;
  • As rosas azuis são modificadas geneticamente, pois na natureza, não há espécies dessa cor;
  • O primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, cultivava rosas;
  • O Equador é o maior produtor mundial de rosas, seguido pela Colômbia, que produz as mais famosas rosas do mundo;
  • No Brasil, o maior produtor de roseiras é o Ceará.
Rosas na cor rosa com botões ainda verdes
Rosas e botões. Foto: Pixabay

E aí, gostou?

Agora você sabe como cuidar de rosas, mas caso ainda tenha dúvidas ou até mesmo mais dicas, comente em nossa publicação do KD, para que nossa equipe possa lhe ajudar ainda mais! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental para que possamos sempre trazer novos conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como cuidar de rosas?

Para cuidar de rosas, você deverá ficar atento em alguns detalhes, como regar a planta duas vezes por semana, plantá-la em um solo fértil, com terra, areia e composto orgânico, mantendo-a no sol por ao menos 6h ao dia, sem esquecer dos adubos! Saiba mais no KD.

Por que é importante saber regar uma rosa?

Você deve regar a cada duas vezes na semana, deixando o solo secar entre uma rega e outra, que deverá ser feita no período da manhã ou a tarde, para que ao anoitecer, o solo já não esteja encharcado, garantindo que suas raízes não apodreçam.

Qual o clima ideal para cultivar rosas?

Você deverá cultivá-la em regiões com verões mais amenos e invernos gelados. Mas caso decida cultivar em um ambiente mais quente, proteja-a do sol forte, mantendo-a em um local sombreado.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.