Como cuidar de samambaia, veja 15 dicas fundamentais para ter plantas saudáveis e lindas!

10 minutos de leitura

As samambaias são plantas muito bonitas e versáteis, podendo ser cultivadas em vasos ou no chão, e são ótimas para decorar a casa. Mas, para que elas cresçam bem e fiquem bonitas, é preciso cuidar delas com carinho e atenção. Aprenda como cuidar de samambaia nesse conteúdo abaixo!

Como plantar samambaias

Para plantar uma samambaia, você vai precisar de uma muda, que pode ser comprada em qualquer loja de jardinagem. Depois, basta escolher um local ao ar livre ou dentro de casa que tenha bastante luz, mas que não seja muito quente.

Como cuidar de samambaia em vaso
Pessoa plantando Samambaia em vaso. Foto: Pexels

Devo adubar a samambaia?

As samambaias também precisam de fertilizante, principalmente durante o verão. O ideal é usar um fertilizante orgânico, como esterco ou composto, que não seja tóxico para as plantas. O fertilizante deve ser aplicado uma vez por mês e deve ser diluído na água antes de ser aplicado no vaso. Evite fertilizantes com compostos químicos, dando preferência sempre para adubos orgânicos e naturais.

Como regar a samambaia?

A planta necessita de bastante água, por isso é importante regar a sua samambaia, pelo menos duas vezes por semana. No entanto, é importante não encharcar o solo, pois ela não suporta muita água.

Melhor local para plantar

Como a planta não se adapta a locais quentes e solos com muita água, você deverá mantê-la em um ambiente com solo bem drenado, assegurando que a samambaia terá os nutrientes precisos, para se desenvolver bem.

Confira ideias de plantas para apartamento!

Melhor época para cultivar a planta

A melhor época para cultivar a samambaia é durante a primavera ou o outono, quando as temperaturas são mais amenas. No entanto, a planta também pode ser cultivada durante o verão, mas é nessa época que a planta está mais vulnerável e necessita de mais atenção, para isso, é crucial, saber como cuidar de samambaia.

Como cuidar de samambaia. Imagem de uma planta em frente a uma parede com cor branca e amarela
Samambaia em frente a uma parede. Foto: Pexels

Dicas de cultivo

As samambaias são uma das plantas mais populares para decorar a casa. Elas são fáceis de cultivar e cuidar, além de serem bonitas e requerem pouca luz. No entanto, é importante saber como cuidar de samambaias para que elas não fiquem doentes e possam crescer saudáveis.

Como é o seu crescimento?

A samambaia é uma planta que cresce bastante rápido, no entanto, ela pode ser cultivada em vasos, para que seu crescimento seja controlado.

Como e quando fazer a poda?

A samambaia deve ser podada, no início da primavera, para que ela continue crescendo bonita e saudável, pois é nessa estação, que seus brotos começam a nascer. Mas caso já haja brotos, não se preocupe, você poderá realizar a poda da mesma forma, retirando sempre as folhas mortas e doentes, para que não roubem nutrientes, das partes saudáveis. No entanto, se a planta estiver infestada de pragas, pode ser necessário podá-la com mais frequência. Para podar a samambaia, é preciso usar tesoura e afiar as lâminas para evitar que ela seja danificada.

Folha de samambaia brotando
Broto de samambaia. Foto: Pixabay

Como perceber se a planta está doente?

A samambaia pode ficar doente por diversos motivos, como falta de água, falta de luz, excesso de calor ou frio, falta de adubação ou solo encharcado. Se a planta estiver doente, ela apresentará sinais como folhas amareladas ou quebradiças, brotos fracos ou quebradiços e flores amarelas ou brancas. Mas com essas dicas do KD, você saberá como cuidar de samambaia da melhor forma!

Confira também, como um jardim vertical, pode fazer parte da decoração!

Como combater as pragas da samambaia?

As pragas mais comuns na samambaia são os ácaros, que podem causar manchas nas folhas e até mesmo a morte da planta. Outra praga comum é o pulgão, que suga a seiva da planta.

Os sinais que a planta apresenta quando está doente são o amarelecimento e manchas nas folhas, brotos secos e a morte da planta. Se notar algum destes sinais, é importante tratar a planta imediatamente.

As pragas da samambaia são muito comuns e podem causar sérios danos à planta. Para combater as pragas, é importante usar inseticidas específicos, que podem ser encontrados em lojas de jardinagem. Também é importante manter o ambiente limpo e bem ventilado, pois isso ajuda a evitar a proliferação das pragas.

Como cuidar de samambaia, com iluminação correta
Pessoa cuidando de uma samambaia. Foto: Pexels

Liste as pragas mais comuns na samambaia e os sinais que a planta apresenta:

  • Pulgões: sinais da planta incluem folhas amareladas ou quebradiças e brotos fracos.
  • Tripes: sinais da planta incluem folhas amarelas ou quebradiças e flores amarelas ou brancas.
  • Formigas: sinais da planta incluem folhas amarelas ou quebradiças e solos encharcados.

Como cuidar de samambaia em vasos

Para saber como cuidar de samambaias em vasos, é importante escolher um modelo que seja um pouco maior que a planta. O vaso deve ter furos na parte inferior para permitir que a água seja drenada e a planta não fique encharcada. A samambaia deve ser regada uma vez por semana, ou quando o solo estiver seco. O ideal é usar água da chuva ou da torneira.

Você pode comprar vasos para samambaias na Magazine Luiza, Leroy Merlin e no Carrefour!

Benefícios de ter uma samambaia em casa

Os benefícios de tê-la em casa são muitos. Além de serem bonitas, as samambaias purificam o ar, retêm umidade e ajudam a manter a temperatura da casa equilibrada. Algumas espécies também são indicadas para tratar problemas respiratórios, como a asma e a bronquite. Sendo também, ótimas opções para decorar ambientes pequenos, como o banheiro, e dão um toque de natureza à decoração da casa.

As principais espécies de samambaias para decorar a casa são a nephrolepis exaltata, que é uma das espécies mais comuns, e a nephrolepis bisserata, que é uma espécie mais rara. As duas espécies são bastante resistentes e fáceis de cultivar.

Para decorar a casa com samambaias, é importante escolher o local certo para a planta. A samambaia deve ficar em um lugar com muita luz, mas sem sol direto, pois as folhas podem queimar. O ideal é escolher um lugar perto da janela ou da porta, para que a planta receba a luz do dia e a ventilação adequada.

Pessoa com uma samambaia sabendo como cuidar de samambaia
Pessoa segurando vaso de samambaia. Foto: Pexels

Lista dos principais problemas que podem acontecer

As samambaias são plantas bastante resistentes, mas isso não significa que elas não possam ficar doentes. Alguns dos principais problemas que podem afetar as samambaias são:

  • Falta de água: a falta de água é o principal problema que pode afetar as samambaias. Por isso, é importante regar a planta regularmente, especialmente em dias quentes ou em ambientes secos.
  • Excesso de água: o excesso de água também pode ser prejudicial à saúde da samambaia. Por isso, é importante não encharcar o substrato da planta e drenar o excesso de água após tê-la regado.
  • Falta de luz: as samambaias precisam de muita luz para se desenvolver de forma saudável. Por isso, é importante escolher um local bem iluminado para cultivar a planta.
  • Excesso de luz: o excesso de luz também pode ser prejudicial à saúde das samambaias. Por isso, é importante evitar o sol direto e proteger a planta do calor excessivo.
  • Pragas: as pragas também podem ser um problema. Por isso, é importante ficar atento às plantas e tratar imediatamente qualquer problema que possa surgir.

Veja como decorar o espaço Home Office, para ter mais concentração!

Lista das espécies mais conhecidas para decorar a casa

Agora que você já sabe como cuidar de samambaia, veja que são plantas bastante versáteis e podem ser cultivadas em diversos tipos de ambientes. Algumas das espécies mais conhecidas para decorar o seu lar, são:

  • Samambaia-de-tronco (Trachycarpus fortunei): essa espécie é resistente e pode ser cultivada em ambientes com pouca luz. Ela também é ideal para quem tem alergia, pois não libera pólen na atmosfera.
  • Samambaia-de-folha (Nephrolepis exaltata): é bastante tolerante à falta de luz e pode ser cultivada em ambientes com pouca iluminação. Ela também não libera pólen no ambiente.
  • Samambaia-de-flor (Spathiphyllum wallisii): muito tolerante à falta de luz, sendo também, uma opção ideal para quem tem alergia, pois assim como as demais, não solta pólen no ambiente.
Imagem de algumas folhas de samambaia com fundo desfocado e claro
Folhas de samambaia. Foto: Pexels

Dicas para decorar a casa com samambaias

Confira algumas dicas para decorar a sua casa com samambaias:

  • Escolha o local certo: antes de cultivar uma samambaia, é importante escolher um local com sombra ou protegido do calor excessivo.
  • Use vasos diferentes: as samambaias podem ser cultivadas em vasos de diversos tamanhos e formas. Por isso, experimente usar vasos diferentes para decorar a sua casa de forma criativa.
  • Junte plantas diferentes: as samambaias também podem ser cultivadas juntamente com outras plantas. Por isso, experimente juntar plantas diferentes para criar um ambiente único e personalizado.

E aí, gostou?

Agora você sabe como cuidar de samambaia e poderá ter plantas lindas e saudáveis em sua casa, melhorando o ambiente e tornando o ar ainda mais puro e limpo! Para mais dicas, confira nossa página do KD e saiba mais sobre o cultivo das plantas na categoria jardim!

Comente em nossas publicações, sugira novos conteúdos e vote em nossas estrelinhas, sua opinião é importante para que possamos sempre trazer novidades para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O cultivo da samambaia é difícil e trabalhoso?

Não, a planta necessita apenas de cuidados básicos e uma atenção especial em algumas épocas do ano, mas não é uma espécie que precisa de muitos amparos.

É preciso adubar a samambaia?

Sim, você deverá adubá-la, sempre no início da primavera, dando preferência para adubos orgânicos.

Como cuidar de samambaia?

Seu cuidado é simples, basta você seguir as nossas dicas do KD, neste conteúdo e conferir informações sobre como plantar, cultivar e podar a sua planta!

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Samambaia: como cuidar, tipos e ideias de decoração Ter plantas em casa é essencial para a sua saúde e do planeta – veja 10 Modelos de Jardins Suspensos inspiradores Veja 7 plantas que melhoram a sua concentração e diminuem o estresse Melhores tipos de flores para decorar sua casa ou seu jardim
Samambaia: como cuidar, tipos e ideias de decoração Ter plantas em casa é essencial para a sua saúde e do planeta – veja 10 Modelos de Jardins Suspensos inspiradores Veja 7 plantas que melhoram a sua concentração e diminuem o estresse Melhores tipos de flores para decorar sua casa ou seu jardim