Como cuidar de violetas, veja 10 dicas de cultivo, como plantar, regar e adubar – confira fotos!

10 minutos de leitura

Quer saber como cuidar de violetas? Então veja as principais informações, que nossa equipe do KD, preparou para você saber como plantar, cultivar, regar e podar a planta, confira ainda, imagens incríveis dessa bela flor e curiosidades sobre a planta!

Como cuidar de violetas

A violeta é uma das flores mais populares, e é cultivada em muitos jardins. Ela é uma planta perene e pode ser encontrada em diversas cores, como branco, azul, rosa, amarelo e laranja. A planta precisa de cuidados especiais, e neste texto vamos dar algumas dicas de como cuidar de violetas.

Como cuidar de violetas
Violeta com três cores. Foto: Pixabay

Como plantar Violetas

Para plantar violetas, você vai precisar de:

  • 1 vaso de cerâmica ou plástico;
  • Água;
  • Areia;
  • Terra;
  • 1 colher de chá de sulfato de ferro;
  • 1 pé de violeta.

Modo de fazer:

  1. Coloque a areia na base do vaso, para drenagem;
  2. Adicione a terra;
  3. Faça uma cova, para colocar a muda;
  4. Coloque a violeta no vaso e cubra com a terra;
  5. Regue com a água e adicione o sulfato de ferro;
  6. Coloque o vaso em um local iluminado, mas sem sol direto.

Qual o substrato adequado?

O substrato ideal para violetas é a mistura de areia e terra, pois ela drena bem a água e mantém a umidade da planta. Sendo necessário, que o solo tenha nutrientes, pois a planta necessita de solo rico e fértil.

Violetas rosas com diversos galhos e folhas
Violetas rosas. Foto: Pexels

Como adubar a planta

A violeta precisa de um adubo rico em potássio, para que as flores sejam mais vistosas. Você pode usar uma mistura de esterco e húmus de minhoca, ou então comprar um adubo específico para violetas.

Veja também, como cuidar de samambaias!

Como regar as violetas

Um importante passo, para saber como cuidar de violetas, são as regas, pois para manter as plantinhas saudáveis, você deve garantir que elas estejam bem regadas. No entanto, é importante não exagerar, pois elas não gostam água em excesso. O ideal é regar uma vez por semana, deixando a água escorrer pelos lados do vaso, para que não fique acumulada no fundo.

Qual o clima favorável para cultivo

A planta gosta de clima temperado, com temperaturas entre 15°C e 25°C. Ela não tolera o calor intenso nem o frio intenso, então é importante protegê-la do sol e do vento.

Violeta com diversas cores
Violetas com três cores, sendo branco, amarelo e tons de roxo. Foto: Pixabay

Qual a temperatura indicada

A temperatura ideal para o cultivo da violeta é de 20°C. Se a temperatura estiver abaixo de 15°C, a planta pode sofrer danos, e se estiver acima de 25°C, as flores podem ficar amareladas.

Qual o vaso ideal

O vaso ideal para saber como cuidar violetas, da melhor forma é um vaso pequeno, de cerâmica ou plástico, com furos na base para drenagem.

Onde comprar vasos para plantar violetas?

Você pode buscar diversas opções de vasos, no Mercado Livre, na Magazine Luiza, no Extra e também no Submarino!

Iluminação correta

A flor precisa de muita luz, mas não pode ficar no sol direto. O ideal é colocá-la em um local bem iluminado, porém garantir que a iluminação natural, seja indireta.

Como cuidar de violetas, três flores juntas
Violetas roxas com pingos de água em suas pétalas. Foto: Pexels

É preciso podar?

Elas precisam ser podadas para que as flores sejam mais bonitas. A poda deve ser feita a cada 3 meses, ou quando as flores estiverem ficando amarelas.

Aprenda como cuidar de cactos!

Como realizar as podas?

Podar as violetas, é importante para que a planta cresça e se desenvolva de forma saudável, pois galhos e flores murchas, acabam “roubando” parte dos nutrientes do resto da planta, fazendo com que ela se enfraqueça e fique vulnerável ao ataque de pragas ou condições ruins para sobreviver.

Sendo assim, você irá precisar de uma tesoura, que esteja afiada, para não danificar as folhas e flores saudáveis. Retire todas as folhas secas que estão em volta da planta e corte as que estiverem amareladas ou murchas.

O essencial, é que você realize as podas, a cada três meses, ou quando notar a presença de muitas folhas e flores amareladas ou com aparência de doentes, para garantir que esses ramos afetados, não tirem os nutrientes do resto da sua violeta.

Violetas com tons de amarelo, branco, roxo e rosa em um vaso de plástico preto.
Como cuidar de violetas em vasos. Foto: Pixabay

Lista com os 10 principais cuidados com a Violeta

Para ajudar você a saber como cuidar de violetas, preparamos essa lista, com todas as principais informações, referentes ao cultivo da flor, confira a seguir e saiba como cultivá-las!

  1. A violeta precisa de um substrato rico em nutrientes, como a mistura de areia e terra;
  2. A planta precisa de muita luz, mas não pode ficar no sol direto. O ideal é colocá-la em um local que tenha iluminação natural indireta;
  3. A violeta precisa ser regada com frequência, pois ela não tolera o calor intenso nem o frio intenso. A água deve ser bem drenada para evitar que as raízes da planta fiquem encharcadas;
  4. A violeta precisa de um adubo rico em potássio, para que as flores sejam mais vistosas. Você pode usar uma mistura de esterco e húmus, ou então comprar um adubo específico para a planta;
  5. As violetas precisam ser podadas para que as flores sejam mais bonitas. A poda deve ser feita a cada 3 meses, ou quando as folhas estiverem ficando amarelas;
  6. O vaso ideal para violetas é um vaso pequeno, de cerâmica ou plástico, com furos na base para drenagem;
  7. A violeta não tolera o calor intenso nem o frio intenso, então é importante protegê-la do sol intenso e do vento;
  8. A temperatura ideal para o cultivo da violeta é de 20°C. Se a temperatura estiver abaixo de 15°C, a planta pode sofrer danos, e se estiver acima de 25°C, as flores podem ficar amareladas;
  9. A violeta é uma planta que gosta de clima temperado. Ela não tolera dias de calor ou frio intenso, então é importante protegê-la das rajadas de vento ou do sol direto;
  10. As violetas são consideradas uma das flores mais fáceis de cuidar.

5 Curiosidades sobre as Violetas

Confira a seguir, 5 curiosidades sobre a planta e apaixone-se por essa belíssima flor!

  1. A espécie é nativa da Europa, Ásia e América do Norte;
  2. Existem mais de 500 espécies diferentes de violetas;
  3. A planta é o símbolo do amor e da paixão;
  4. A cor violeta representa a calma e a tranquilidade;
  5. As violetas são consideradas uma das flores mais populares do mundo;

Veja como cuidar de girassóis!

E aí, gostou das nossas dicas?

Comente em nossas publicações, o que você achou desse conteúdo, sobre como cuidar de violetas! Nos conte suas experiências ao cultivar flores ou, caso tenha mais dicas, compartilhe e ajude outros leitores do KD, a cultivar suas plantinhas e deixá-las lindas e saudáveis! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental, para que sempre possamos trazer novos assuntos e dicas para você, leitor!!

Perguntas Frequentes

Como cuidar de violetas?

Você vai precisar de um solo rico em nutrientes, com terra e areia, para garantir uma boa drenagem, pois deverá regá-la com frequência e não se esqueça de realizar as podas a cada três meses ou quando notar folhas amarelas ou murchas.

Qual a temperatura ideal para cultivar violetas?

Você deve ficar atento ao clima, pois a violeta é exigente e deve ser cultivada em climas de 20°C, pois abaixo de 15°C, a planta sofrerá danos e acima dos 25°C, ficará amarelada e murcha.

Qual o melhor vaso para cuidar de violetas?

Você deve escolher um vaso pequeno, que seja de cerâmica ou plástico e possua furos no fundo, para garantir a drenagem da água.

Por que a drenagem da água é tão importante?

Se você escolher um vaso sem espaço para que a água seja drenada, as regas começarão a se acumular no substrato, o que fará com que as raízes apodreçam, levando a planta a morte.

Avalie este artigo

5/5 - (1 voto)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.