Como decorar a mesa de Natal? Um lugar para reuniões familiares

O Natal é uma época mágica para a qual queremos preparar-nos com o maior cuidado. Para além de comprar presentes e decorar os interiores da casa com bonitas decorações de Natal, não devemos esquecer mais um aspeto importante que se torna o ponto focal, reunindo todos os momentos maravilhosos. É, naturalmente, a mesa de Natal, à qual nos reunimos com os nossos entes queridos para um jantar elegante.

Para além de uma comida deliciosa, é também a confraternização, o calor familiar e de momentos maravilhosos passados com as pessoas que mais gostamos. Se quiseres que a mesa de Natal deste ano impressione não só com pratos tradicionais, mas também com acessórios imaginativos e loiça atraente, consulta as dicas e as inspirações da Pepco para criares um espaço único para as reuniões familiares.

Mesa de Natal – um símbolo de tradição e calor familiar

A mesa de Natal tornou-se a personificação de uma tradição familiar que tem sido cultivada de geração em geração. Em todas as casas, os preparativos seguem regras e diretrizes diferentes, pelo que podemos dizer sem hesitação que cada mesa de Natal é única e singular. É um símbolo do calor familiar, uma vez que reúnes os teus familiares que, no dia a dia, não tens oportunidade de passares tempo com os teus entes queridos devido ao trabalho ou a horários muito atarefados.

Não faltam ocasiões para celebrar, para além do Natal, com o qual – inconscientemente – associamos em primeiro lugar, uma mesa bem decorada, temos também outras celebrações, como a Páscoa, o almoço de domingo, os aniversários, os jantares formais, a festa de uma promoção ou a obtenção de um novo emprego.

A decoração, os acessórios e os utensílios de mesa devem ser escolhidos tendo em conta a idoneidade da ocasião. Por exemplo, ao preparares a mesa festiva à volta da qual família se vai sentar para a consoada, concentra-te em utilizar coroas de mesa de Natal, guardanapos de papel e decorações temáticas. Isto confere a toda a casa um ambiente especial, preparando-a para a “noite mágica”, e o jantar decorrerá num ambiente requintado.

Como organizar a mesa de Natal? Dicas e truques

ALT: Preparar a mesa para consoada e Natal
Preparar a mesa para consoada e Natal

Já sabemos que a mesa de Natal é um ponto central das festividades, reunindo os membros da família para se sentarem e celebrarem momentos agradáveis que serão recordados durante muito tempo. Por esta razão, a preparação adequada e os ornamentos elegantes desempenham um papel importante, não só para o anfitrião, mas também para os convidados.

Como preparar a mesa de Natal? O elemento básico que não pode faltar é, obviamente, a toalha de mesa. Na maior parte das vezes, a decisão recai sobre um modelo branco elegante que realça a natureza do evento. Para além da toalha de mesa, recomenda-se também o uso de corredores que são um ótimo complemento à decoração e têm também outras funções, como dividir a mesa em partes separadas. Além disso, vale a pena considerar as bases festivas para pratos e recipientes com refeições servidas, bem como guardanapos de papel decorativos, dispostos junto à loiça e aos talheres, para garantir a manutenção da ordem e da arrumação.

Os que preferem acessórios coloridos podem sentir-se tentados a optar por uma toalha de mesa marcante, por exemplo, com um xadrez vermelho e branco ou verde e vermelho ou um padrão interessante, como flocos de neve. Ao decidir sobre este passo, recomendamos que considere cuidadosamente a escolha de outros acessórios e utensílios de mesa, que devem estar em harmonia uns com os outros. Encontrarás todas estas sugestões nas lojas Pepco.

Cores que devem parte da tua mesa de Natal

A paleta de cores de Natal é composta principalmente por vermelho, branco, verde, azul-escuro, cinzento, castanho, dourado e prateado. Estas são as principais tonalidades que invariavelmente associamos a esta época mágica do ano. Vale a pena tê-las em conta ao decorar a mesa de Natal e escolher acessórios relacionados com este período especial. No entanto, recomendamos que não se vá de um extremo ao outro – a disposição da mesa de Natal deve refletir o nosso sentido de gosto e enquadrar-se na nossa estética. Isto tornará o tempo passado com os nossos entes queridos à volta da mesa ainda mais agradável.

Mesa de Natal na prática: acessórios úteis a ter ao alcance da mão

ALT: Estrela de Belém por cima do presépio com a Sagrada Família na mesa de Natal
Estrela de Belém por cima do presépio com a Sagrada Família na mesa de Natal

Para além de termos em conta as questões de cor, uma etapa extremamente importante na preparação da mesa festiva é completar com acessórios úteis que devem figurar entre a loiça e os alimentos a servir. O acessório obrigatório já mencionado é a toalha de mesa. Para além disso, as bases para recipientes, os guardanapos decorativos e as passadeiras completarão o arranjo da mesa festiva.

Na mesa de Natal não pode faltar uma louça bonita. Loiça e talheres é, portanto, uma necessidade absoluta, que deve ser tratada com bastante antecedência. Ao completarmos a loiça para cada convidado será uma forma de evitar algum stress desnecessário, que não é aconselhável num momento familiar tão especial.

A compra de loiça pode ser inteiramente adaptada à ocasião, escolhendo um design ou uma decoração distintiva para os pratos e outras loiças, ou optando por um conjunto universal e elegante que servirá para outras ocasiões ao longo do ano. Os pratos devem ser acompanhados de copos para bebidas e, por vezes, são também adicionados ao arranjo os copos de vidro para vinho. Recomendamos que optes por aqueles que combinam com o design da mesa e com o arranjo que está a ser criado na mesma.

A composição da mesa festiva será complementada na perfeição por castiçais e as velas intimistas colocadas neles. Para além de criarem um clima, também intensificam o calor e o ambiente familiar. As alternativas incluem as cada vez mais populares luzes LED e lanternas atrativas.

Um complemento que será certamente apreciado por pessoas sentimentais é colocar uma moldura na mesa de Natal com uma fotografia de um ente querido que tenha faltado à mesa este ano. É uma bela forma de demonstrar amor, respeito, recordação e saudade pela pessoa ausente.

O que usar para decorar a mesa de Natal?
Pepco infographic O que usar para decorar a mesa de Natal?

Formas modernas de decorar a mesa de Natal – decorações e ornamentos

Para além dos elementos clássicos que compõem a mesa festiva, recomendamos que consideres decorá-la com acessórios e decorações encantadoras que realçarão a atmosfera mágica e a singularidade do momento. No centro da mesa atrairás atenção com uma coroa de Natal feita de ramos verdes decorada com acessórios como pinhas, fatias de fruta cristalizada, fitas ou pequenas bolas de Natal… Podes colocar uma vela no interior da coroa e acendê-la imediatamente antes do início do jantar.

Além disso, um vaso com ramos de árvore de Natal, uma estrela de Belém, rosas ou outras flores que combinem com o estilo escolhido e a paleta de cores dominante pode ser um complemento atrativo para a tua mesa de Natal.

Por último, gostaríamos de sublinhar que, de acordo com o conhecido ditado “menos é mais”, o bom senso e a moderação devem ser exercidos ao decorar a mesa festiva. Um exagero de acessórios e complementos pode ser contraproducente, além de constituir uma distração desnecessária para os convidados.

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.