Como decorar quartos pequenos?6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Decorar quartos pequenos demanda atenção especial na escolha dos móveis a fim de respeitar o espaço restrito do cômodo. Para não errar ao renovar o visual do seu quarto, coloque em prática essas 5 dicas de como decorar um quarto pequeno.

Deseja renovar o visual do quarto, mas está em dúvida de como fazer isso devido ao espaço pequeno? Preparamos esse post para orientar você durante esse processo de transformação do cômodo mais intimista e reservado do lar.

Aqui, você encontrará 5 dicas práticas de decoração específicas para quartos compactos. Antes de começar, queremos deixar claro que decorar ambientes com limitações espaciais não precisa ser uma tarefa desafiadora, embora certamente ela seja vista dessa maneira.

Apenas é necessário dedicar uma atenção especial no momento de escolher os móveis para buscar sempre as opções mais versáteis e funcionais. Tendo essa dica principal como guia durante a decoração, seu quarto pequenos pode ficar tão belo quanto qualquer outro.

Como decorar quartos pequenos
Como decorar quartos pequenos. Foto: Pixabay.

5 dicas que você precisa saber para decorar quartos pequenos

As recomendações abaixo têm como objetivo aproveitar e otimizar o espaço disponível no quarto. Por isso, nós focamos nos elementos mais tradicionais e presentes em qualquer quarto: os móveis principais (cama, guarda-roupa e mesa de cabeceira) e a iluminação.

Sinta-se livre para escolher quais dicas aplicar e também para adaptá-las à realidade do seu lar.

1. Aposte nas luminárias de parede

Garantir o aproveitamento do espaço vertical é uma dica que pode ser empregada ao decorar qualquer cômodo pequeno. Afinal, em situações nas quais áreas disponíveis são escassas, as paredes devem ser utilizadas como aliadas.

Seguindo essa lógica, recomendamos que você substitua a luminária de mesa ou abajur posicionado em sua mesa de cabeceira por uma luminária de parede.

Também chamada de arandela, esse tipo de iluminação fica um charme quando colocada acima da cabeceira, uma de cada lado.

Com essa ação, você terá liberado a superfície da mesa de cabeceira para suportar outros objetos ou até ficar vazia, visto que espaços desocupados são importantes para manter um quarto pequeno visualmente agradável e organizado.

Luminárias pendentes também podem alcançar o mesmo efeito. Ao instalá-las é preciso calcular a distância com cautela para evitar acidentes.

2. Faça sua cama armazenar seus objetos

Como indicamos na introdução desse post, funcionalidade e versatilidade são aspectos essenciais ao decorar quartos pequenos. Por isso, a escolha de cada móvel deve seguir esse princípio.

A cama, a estrela do quarto, não pode ficar de fora. Além de considerar as dimensões e o conforto, avalie se a cama possui armazenamento interno.

Há diferentes modelos disponíveis no mercado que apresentam essa faceta. Alguns exemplos são: camas com nichos abertos, com gavetas e com baú.

Se o orçamento estiver apertado, não se preocupe, é possível adicionar essa funcionalidade à sua cama se ela for suspensa por pés. Para isso, faça um pequeno projeto no estilo “faça você mesmo” utilizando caixotes ou pallets de madeira. Lixe, pinte (ou aplique verniz) nas peças e posicione-as embaixo da cama.

3. … ou faça sua cama desaparecer durante o dia

Se você gosta de soluções inovadoras, considere uma cama que só ocupa espaço quando é chegado o momento de repouso e descanso.

No mercado, esse tipo de móvel costuma ser chamado de cama retrátil ou de embutir. A cama fica fixada à parede na vertical e pode ser armada quando for necessário, o que libera toda a área que seria ocupada pela cama.

4. Capriche na escolha do guarda-roupa

O guarda-roupa é um dos móveis mais espaçosos que residem no quarto. Dado seu aspecto naturalmente avantajado, é preciso recorrer a alguns “truques” ao selecionar guarda-roupas para decorar quartos pequenos.

Os truques consistem em buscar características que auxiliam a poupar espaço e promover sensação de amplitude. Veja quais são elas:

  • Guarda-roupas com portas de correr: ao contrário dos modelos com portas de abrir, esse tipo de abertura não demanda espaço adicional.
  • Guarda-roupas branco: modelos brancos ou com tonalidades claras refletem a luz e criam a desejada sensação de espaço maior.
  • Guarda-roupas com porta espelhada: nesse caso, além da criação da ilusão de cômodo espaçoso proporcionada pelo reflexo, o móvel apresenta uma funcionalidade extra, pois serve como espelho de corpo todo também.

5. Opte por uma mesa de cabeceira versátil

As clássicas companheiras da cama, as mesas de cabeceira, devem desempenhar mais de um papel ao decorar quartos pequenos. Daremos duas opções de como transformar a sua mesa em um móvel multiuso.

  • Escolha um aparador para ser sua mesa de cabeceira: A dica é optar por um modelo estreito e com pés altos para que ele possa acomodar um banco ou uma pequena cadeira. Assim, você terá uma mesa para leitura ou estudos.
  • Troque a mesa de cabeceira por uma penteadeira: posicione uma penteadeira ao lado da cama e aproveite o espaço disponível com um móvel “dois em um”.

Ao incorporar essas dicas no seu quarto, leve em consideração o estilo decorativo que domina o cômodo. Em adição às questões de espaço e funcionalidade, a coesão visual também deve ser planejada ao decorar quartos pequenos a fim de deixá-los bem decorados e confortáveis.

Perguntas Frequentes

Como decorar um quarto pequeno com pouco dinheiro?

Execute algumas mudanças pequenas para decorar um quarto pequeno sem gastar muito dinheiro. Pinte ou revista com tecido a cabeceira de sua cama para transformá-la em uma novinha em folha; adicione alguns elementos decorativos feitos no estilo “faça você mesmo”, como quadros por ex., renove a cor das parede com um tom claro.

Como decorar quarto pequeno solteiro?

A escolha dos móveis deve ser planejada para ocupar pouco espaço, sem deixar de ser funcional. Assim, guarda-roupas com portas de correr e camas com armazenamento interno embutido são ideais para decorar quarto de solteiro pequeno. Uma paleta de cores com predomínio de tons claros e suaves também é indicado para a decoração.

Qual é a melhor cor para pintar um quarto pequeno?

A orientação padrão ao escolher o esquema de cores para um quarto pequeno é apostar na predominância de tons claros. Por isso, paredes na cor branca, bege, gelo e areia são as melhores para criar a sensação de amplitude no cômodo. Porém, outras cores tranquilas e calmantes também podem ser utilizadas, como verde, azul e tons pastéis em geral.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 11 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.