Como deixar o MAC mais rápido? Veja nossas dicas!

Você quer aprender a como deixar o MAC mais rápido? Então, continue a ler esse artigo do Portal KD e entenda tudo!

Quem faz um investimento em um computador iMac ou macbook, o faz para ter uma máquina com processamento incrível, alta velocidade e ficar livre da famosa tela azul e dos erros do Windows. Porém, após alguns meses de uso, algumas pessoas começam a a achar que a máquina pode não estar rendendo o prometido e perdendo velocidade. Seja por mau uso, ou por desleixo em fazer algumas ações corretivas, alguns usuários realmente reclamam desse problema. Mas no artigo de hoje, vamos te ajudar a resolver isso e ensinar a como deixar o Mac mais rápido com algumas dicas e atitudes simples. Acompanhe e fique por dentro!

Dicas para deixar o Mac mais rápido

Existem várias maneiras de melhorar o desempenho do seu Mac e torná-lo mais rápido. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter o máximo do seu dispositivo:

Dicas para deixar o Mac mais rápido

Existem várias maneiras de melhorar o desempenho do seu Mac e torná-lo mais rápido. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter o máximo do seu dispositivo:

Como deixar o MAC mais rápido
Como deixar o MAC mais rápido. Foto: Pexels

Desative os efeitos visuais

Abra as Preferências do Sistema e vá para Acessibilidade. Selecione Reduzir movimento e desmarque “Ativar redução de movimento”. Isso desativará os efeitos visuais desnecessários e poupará processamento, deixando a memória livre para as suas tarefas do dia a dia.

Limpe o seu disco rígido

Com o tempo, o seu disco rígido ficará cheio de arquivos desnecessários, como lixo do sistema, arquivos temporários e downloads antigos. Para limpar o seu disco rígido, você pode usar uma ferramenta de limpeza de disco, como o CleanMyMac X, que irá escanear e remover arquivos desnecessários com segurança.

MAC Book aberto
MAC Book aberto. Foto: Canva

Desative a visualização de efeitos gráficos

A visualização de efeitos gráficos pode consumir muitos recursos do sistema e tornar o seu Mac mais lento. Para desativar esses efeitos, vá para “Preferências do Sistema” e selecione “Acessibilidade”. Em seguida, clique em “Redução de movimento” e desmarque a opção “Reduzir movimento”.

Reduza a quantidade de programas em execução

Quanto mais programas você tiver em execução ao mesmo tempo, mais recursos do sistema serão consumidos. Certifique-se de fechar programas que você não está usando e desativar os itens que iniciam automaticamente com o seu Mac.

Desative as atualizações automáticas de aplicativos

Alguns aplicativos podem atualizar automaticamente em segundo plano, o que pode ser uma drenagem de recursos para o seu sistema. Para desativar essas atualizações, vá para “Preferências do App Store” e desmarque a opção “Baixar novas atualizações automaticamente”.

MAC Book Fechado
MAC Book Fechado. Foto: Canva

Limpe a memória RAM

A memória RAM é responsável por armazenar informações temporárias para o seu sistema. Quanto mais espaço livre você tiver na memória RAM, mais rápido será o seu Mac. Para limpar a memória RAM, você pode usar ferramentas gratuitas ao estilo da “Memory Clean”, “clean memory” dentre outras, que executam o mesmo tipo de ação.

Atualize o seu sistema operacional

O desempenho do seu Mac pode ser afetado por problemas de software. A apple todo ano libera novidades e atualizações, que corrigem problemas antigos e melhoram o desempenho do sistema. Certifique-se de que você esteja sempre usando a versão mais recente do sistema operacional para obter correções de bugs e melhorias de desempenho.

Desative os serviços em segundo plano

Abra o aplicativo Terminal e digite o seguinte comando: launchctl list | grep -v com.apple. Isso listará todos os serviços que estão em execução no seu Mac. Você pode verificar quais serviços você precisa e desativar os que não são necessários. Isso ajuda a liberar memória para as atividades que realmente importam.

Evite o superaquecimento da máquina

Se os dias estão mais quentes, pode ser interessante trabalhar em um ambiente com um ar-condicionado e que seja mais fresco. Os computadores em geral, não somente os da Apple, não costumam se dar bem em temperaturas muito extremas, o que pode esquentar o hardware deixando-o mais lento e até reduzindo sua vida útil.

Reinicie seu Mac

Às vezes, o seu Mac pode estar rodando lentamente devido a problemas de memória ou outros problemas de software. Uma reinicialização pode consertar o problema.

Como deixar o MAC mais rápido?

Dicas finais

Bem caros leitores, esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso ensinar a como deixar o MAC mais rápido, aproveitando todo o potencial dessa máquina incrível e poderosa. Até porque, sabemos que não é um investimento barato e devemos aproveitar ao máximo.

Por fim já falamos em outro artigo sobre como baixar o Whatsapp Aero, leia e fique por dentro de tudo, ok?

Caso tenha sugestões e outras dicas, podem deixar nos comentários!

Perguntas Frequentes

Como otimizar o espaço do Mac?

Limpe o desktop: retire todos os arquivos e pastas desnecessários do desktop para liberar espaço e organizar a área de trabalho.
Exclua arquivos duplicados: utilize um software de gerenciamento de arquivos para encontrar arquivos duplicados e excluí-los.
Remova arquivos temporários: os arquivos temporários, como caches e arquivos de log, podem ocupar muito espaço. É possível removê-los usando o CleanMyMac ou outro software similar.
Desinstale aplicativos que você não usa: verifique se há aplicativos que você não usa mais e desinstale-os para liberar espaço de armazenamento.
Armazene arquivos grandes em outro disco: mova arquivos grandes, como fotos e vídeos, para outro disco de armazenamento para liberar espaço no disco principal.

Quais as dicas para deixar o MAC mais rápido?

Liberar espaço no armazenamento: Exclua arquivos desnecessários, como fotos antigas, música e vídeos, ou transfira-os para um disco externo.
Gerenciar startups: Verifique quais aplicativos estão sendo carregados automaticamente ao iniciar o seu Mac e desative os que não são necessários.
Fechar aplicativos em segundo plano: Fechar aplicativos em execução em segundo plano pode ajudar a liberar recursos do sistema.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.