Como denunciar golpes pelo WhatsApp: Confira aqui como realizar uma denúncia!

E aí, está em busca de um tutorial sobre como denunciar golpes pelo WhatsApp? Está com dúvidas a respeito de como fazer e qual a melhor forma? Veja tudo através deste artigo!

Ultimamente, os golpes pelo WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns e muitas pessoas muitas vez por desatenção, acabam caindo na ideia do golpista. Neste viés, idealizamos este artigo com o propósito de prover todas as informações bem como trazer uma maneira para você denunciar um golpe no aplicativo de mensagens. Acompanhe a seguir!

O que são os golpes no WhatsApp?

Como já de conhecimento e muito evidenciado nos dias atuais, os golpes no WhatsApp são esquemas fraudulentos que visam enganar os usuários por meio do aplicativo, esses golpes podem ser realizados de várias maneiras, incluindo o envio de mensagens falsas que solicitam informações pessoais ou financeiras, o compartilhamento de links maliciosos que redirecionam para sites falsos ou infectados por malware, a criação de contas que tentam se passar por amigos ou familiares, entre outras formas.

Como denunciar golpes pelo WhatsApp.
Como denunciar golpes pelo WhatsApp. Foto: Reprodução

Esses golpes geralmente exploram a confiança e a falta de conhecimento dos usuários, e podem resultar em roubo de informações pessoais, financeiras e até mesmo em perda de dinheiro.

Golpes comuns no WhatsApp

Após conhecer um pouco sobre os golpes no aplicativo, é notório saber que alguns são bem comuns e cada vez aparecem de uma fora diferente abordada pelo golpistas, mas trazem a mesma ideia.

Abaixo irei falar um pouco sobre alguns golpes que são bastante conhecidos no WhatsApp, confira!

  • Golpe do falso emprego: Nesse golpe, o golpista se passa por um recrutador de uma empresa renomada e oferece um emprego que não existe, ele pede que a vítima pague uma taxa para se candidatar à vaga e assim enriquecer;
  • Golpe do falso suporte técnico: O golpista se passa por um técnico de suporte da empresa de tecnologia (como o WhatsApp) e pede que a vítima instale um aplicativo ou programa malicioso no celular ou computador, no que fornece acesso aos dados da vítima, incluindo senhas e informações financeiras;
  • Golpe do código de verificação:  Este aqui funciona por meio de uma mensagem para a vítima dizendo que ela precisa compartilhar um código de verificação para desbloquear uma conta. Na verdade, o código dá acesso ao WhatsApp, e então, usa o número da vítima para se passar por ela e enviar mensagens para seus contatos, geralmente pedindo dinheiro.

Afinal, como denunciar golpes pelo WhatsApp?

Foi vítima de um golpe? Por meio deste artigo vamos expor uma maneira de realizar uma denúncia no WhatsApp e por outros meio, confira abaixo:

  • Denunciar no WhatsApp: Abra a conversa com a mensagem do golpe e toque no nome do contato ou grupo. Em seguida, ao fim da tela, toque em “Denunciar” e siga as instruções na tela;
  • Denunciar para a Polícia: Se você acredita que o golpe envolveu algum tipo de atividade ilegal, como roubo de dinheiro ou informações pessoais, você pode denunciar para a polícia. Para isso, é importante coletar todas as informações possíveis sobre o golpe, incluindo nome e número de telefone do golpista, descrição do golpe e evidências;
  • Compartilhar informações sobre o golpe: Para ajudar outras pessoas a evitar cair no mesmo golpe, é importante compartilhar informações em suas redes sociais e grupos de WhatsApp incluindo Print Screens da conversa com o golpista divulgando o suposto número e uma descrição do golpe.
Print Screen da opção de denunciar contato ao WhatsApp.
Print Screen da opção de denunciar contato ao WhatsApp. Foto: Reprodução

É importante sempre estar atento a mensagens suspeitas no WhatsApp e nunca compartilhar informações pessoais ou realizar transferências de dinheiro sem ter certeza de quem está requerendo.

Se você receber uma mensagem de um familiar em um número novo pedindo dinheiro ou informações financeiras, o recomendável a se fazer é realizar uma ligação para o mesmo e buscar se informar antes de passar qualquer dado.

Como evitar golpes

Para evitar golpes no WhatsApp, é importante seguir algumas medidas de segurança, de primeiro modo, nunca compartilhe informações pessoais ou bancárias com desconhecidos ou em mensagens suspeitas, desconfie de links ou arquivos recebidos de pessoas que você não conhece ou de fontes não confiáveis.

Evite clicar em links encurtados ou em mensagens com erros gramaticais e ortográficos, utilize a autenticação de dois fatores para proteger sua conta e nunca compartilhe seu código de verificação com terceiros.

Não sabe usar essa autenticação? Fique tranquilo! Aqui no KD temos um artigo com um tutorial sobre como usar.

Leia: Como utilizar a autenticação de dois fatores: Entenda este recurso do WhatsApp!

Gostou do artigo?

E aí, após saber mais informações sobre como denunciar golpes pelo WhatsApp, conseguiu realizar a sua? Nos conte abaixo sua experiência!

Em caso de eventuais dúvidas, sugestões ou o desejo de complementar alguma informação sobre como denunciar golpes pelo WhatsApp, deixe seu feedback.

Para mais conteúdos informativos como este, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas Frequentes

O que é um golpe no WhatsApp?

São esquemas fraudulentos que visam enganar os usuários por meio do aplicativo, esses golpes podem ser realizados de várias maneiras, incluindo o envio de mensagens falsas que solicitam informações pessoais ou financeiras, o compartilhamento de links maliciosos que redirecionam para sites falsos ou infectados por malware, a criação de contas que tentam se passar por amigos ou familiares, entre outras formas.

Como evitar golpes?

Para evitar golpes no WhatsApp, é importante seguir algumas medidas de segurança, nunca compartilhe informações pessoais ou bancárias com desconhecidos ou em mensagens suspeitas, desconfie de links ou arquivos recebidos de pessoas que você não conhece ou de fontes não confiáveis.

Avalie este artigo

Avalie post
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.