Como descobrir vazamento de água?

O vazamento de água é sempre uma grande preocupação para a maioria das pessoas, que não deseja ter gastos excessivos com a conta de água e nem desperdiçar esse importante recurso hídrico.

No caso de haver suspeita de que existe algum vazamento de água dentro do imóvel, o mais importante é conseguir identificá-lo rapidamente para que o problema possa ser solucionado o quanto antes.

Afinal, além do desperdício de água, que é uma preocupação ambiental pela escassez desse recurso, ainda há a questão do aumento na conta de água e mesmo os prejuízos que podem ocorrer na estrutura hidráulica do seu imóvel.

Os danos na estrutura hidráulica, aliás, começam a multiplicar-se e vão gerando problemas mais sérios como as infiltrações e o surgimento de mofo.

O que parecia um probleminha pequeno no início passa a ser uma dor de cabeça cada vez maior e você pode ter até mesmo a sua saúde impactada negativamente.

Portanto, aqui neste conteúdo nós iremos mostrar algumas dicas para você descobrir se há vazamento de água no seu apartamento ou casa. Vamos lá!

Como descobrir vazamento de água?
Como descobrir vazamento de água. Foto: Pixabay

Sinais de que o seu imóvel pode ter um vazamento de água

Antes de falarmos sobre as dicas simples para descobrir se há um vazamento de água no seu imóvel, existem alguns sinais que você deve ter uma maior atenção.

Eles podem ajudar a entender se há algum problema e depois você vai poder verificar se isso é real, podendo então chamar um bombeiro hidráulico capacitado para solucionar a questão rapidamente e de forma eficiente.

A seguir, vejas quais os principais sinais para ficar atento sobre um possível vazamento de água:

  • A sua conta de água está vindo muito mais alta: se você percebeu um aumento no valor pago na conta de água, e que não pode ser explicado, então isso pode ser a indicação de um vazamento que está acontecendo de forma oculta. Por isso, você deve analisar as suas contas de água dos 6 últimos meses para saber se houve algum aumento inesperado nos valores. Logicamente, aumentos pequenos podem acontecer impulsionados pela própria empresa que fornece o abastecimento da água, mas se eles não muito bruscos, isso é um sinal de alerta
  • Existem sinais de umidade nas paredes: entre os principais sinais de que existe um possível vazamento de água na sua casa ou apartamento está a umidade. Ela ocorre devido a infiltrações ocasionadas por esses vazamentos, como um cano que está furado, gerado o umedecimento da área ao redor e consequentemente afetando toda a estrutura. O local fica bem molhado e começam a surgir manchas de coloração escuras e amareladas, e caso o problema não seja rapidamente solucionado, vai ser tornando maior a cada dia
  • Presença de mofo: o surgimento de mofo no imóvel é um outro sinal importante de vazamento de água, sendo ocasionado pela umidade. Nos locais em que há uma boa ventilação a dificuldade do desenvolvimento do mofo é maior, porém, se a estrutura é fechada e escura ele surge e se dissemina rapidamente. O mofo escuro é o mais perigoso possível, pois gera problemas respiratórios bem graves em quem está em sua presença

Dicas para descobrir o vazamento de água

Agora vamos mostrar alguns testes que podem indicar que a sua casa ou apartamento possui um vazamento de água.

Com eles, você vai poder entender se é ou não o momento de chamar um bombeiro hidráulico para solucionar o problema.

Teste do hidrômetro ou do relógio

Esse é um dos testes mais práticos para saber se há ou não um vazamento de água em seu imóvel.

Você primeiro precisa fechar os registros das torneiras, chuveiros e outros aparelhos que utilizem água, deixando-os desligados durante uma hora.

Depois disso, você deve anotar o número que está sendo exibido no visor que faz a marcação do consumo da água.

Após passada uma hora, com todos os registros desligados, você deve checar se o número no medidor foi alterado ou não.

Se ele houver sido, então essa é uma indicação de que há sim um problema de vazamento no imóvel.

Teste do copo d’água ou das tubulações

Um outro teste para verificar se há ou não um vazamento de água é o teste do copo d’água ou das tubulações.

Para fazê-lo, a primeira coisa é fechar o registro de água que é fornecida direto da rua e abrir apenas uma torneira que receba a água proveniente da água, deixando que a água saia completamente do cano.

Você então deve colocar essa água dentro de um balde, de modo que possa limpá-la posteriormente para realizar tarefas de casa e evitar o desperdício.

Após a água ter saído por completo, você deverá encher com água um copo e então posicioná-lo na saída de água dessa torneira específica.

Se a torneira “sugar” a água que está dentro do copo, então esse é mais um sinal claro de que a tubulação está com vazamento.

Teste da caixa de descarga ou da válvula em banheiros

Neste teste, você deve começar jogando pó de café no vaso sanitário e se o mesmo não ficar depositado no fundo desse vaso, isso significa que existe um vazamento de água ou na válvula ou na caixa da descarga.

Teste da tinta em piscinas

O último teste para detectar se há um vazamento de água em seu imóvel é o teste de tinta em piscinas.

As piscinas, independentemente do tamanho ou formato, possuem uma estrutura grande em termos de iluminação, de retornos, de casos, de aquecedor ou mesmo de grelhas para sucção.

Esse vazamento, então, pode surgir de qualquer lugar e é muito difícil identificá-lo, portanto, é necessário usar um teste específico para checagem do vazamento.

Para isso, você deve utilizar uma fita tipo crepe para marcar qual o nível da água atual na piscina e então fazer a verificação no dia seguinte, para saber qual a redução.

Se essa redução foi acima dos 3 mm, então há uma grande probabilidade de que exista um vazamento na estrutura.

A dica é colocar corante alimentício em uma seringa para fazer a aplicação nas áreas em que é mais provável que o vazamento esteja acontecendo, caso da bomba.

Ao colocar a tinta, se ela foi sugada direto para a parte do encanamento, isso é sinal positivo de vazamento na estrutura.

Conclusão

Como você pode ver aqui, descobrir se há um vazamento de água na sua casa ou apartamento, seja onde for, é fundamental para evitar danos às instalações hidráulicas e à estrutura em geral, bem como pagar muito em conta de água. 

Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas de como fazer para saber se existe ou não um vazamento no seu imóvel, e tudo isso é bem simples de por em prática, como mostramos.

E aí, Gostou?

E então, O que achou do nosso texto sobre como descobrir vazamento de água? Conte aqui abaixo nos comentários qual a sua opinião sobre esse modelo e se vale ou não a pena fazer a aquisição!

 E se você curtiu esse artigo, e caso tenha dado uma ajuda, não esqueça de deixar um voto nas nossas estrelinhas, que assim você vai ajudar o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Quais são os sinais de que há um vazamento de água no imóvel?

Alguns sinais que podem indicar a presença de um vazamento de água no imóvel são: aumento repentino na conta de água, presença de umidade nas paredes e surgimento de mofo.

Como posso descobrir se há um vazamento de água no meu imóvel?

Existem alguns testes que podem ser feitos para verificar se há um vazamento de água no imóvel, como o teste do hidrômetro, teste do copo d’água ou das tubulações, teste da caixa de descarga ou da válvula em banheiros e teste da tinta em piscinas.

Por que é importante descobrir e solucionar um vazamento de água no imóvel?

É importante descobrir e solucionar um vazamento de água no imóvel para evitar desperdício desse recurso, reduzir o valor da conta de água, prevenir danos à estrutura hidráulica do imóvel e evitar a proliferação de mofo, que pode afetar a saúde das pessoas que habitam o local.

Avalie este artigo

Avalie post
Thiago Klaumann
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.