Como ensinar o som das letras? 5 dicas infalíveis!

Para nós, adultos, que já passamos há muito tempo da fase da alfabetização é muito simples pensar na fonologia de cada letra no alfabeto. No entanto, é muito importante para professores e pais ou responsáveis saber como ensinar o som das letras da forma correta às crianças.

Isso permite que os pequenos adquiram a importante habilidade da consciência fonológica. Esta consiste na capacidade de manipular os sons da fala. Ao mesmo tempo, outra competência que deve ser adquirida pelas crianças é a correspondência grafofonêmica, que, por sua vez, é saber identificar as letras e seus respectivos sons.

Ensinar às crianças o som das letras é um passo anterior mesmo às atividades de alfabetização e letramento. Isso permite que, ao desenvolver a consciência fonológica, mais para frente, o pequeno domine a relação entre as letras e, desta maneira, adquira a capacidade de ler palavras, frases e textos completos.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre como ensinar o som das letras aos pequenos que estão na educação infantil por meio de atividades simples e lúdicas. Continue acompanhando!

Como ensinar o som das letras
Como ensinar o som das letras. Foto: Divulgação

Como ensinar o som das letras?

Antes que as palavras escritas existissem, o som delas já existia. O mesmo, obviamente, ocorreu com as letras. Os pequenos começam a falar muito cedo e pronunciam cada palavra a seu modo, com suas dificuldades e particularidades, acrescentando ou subtraindo letras e sílabas conforme se desenvolvem.

Pronunciando as palavras, ainda não têm a capacidade de perceber e compreender quais são as letras que as formam, nem a maneira como elas são formadas. Por isso, é muito importante que as crianças adquiram a consciência fonológica, uma vez que é esta que possibilitará a alfabetização completa posteriormente.

Isso porque não são todas as letras que possuem o som que elas aparentam ter quando pronunciadas isoladamente. A letra H, por exemplo, fica “invisível” na maior parte das palavras em Língua Portuguesa, mas aparece quando acompanhada de C, L ou N. Portanto, ensinar corretamente o som das letras aos pequenos parece um desafio e tanto!

Por este motivo, é importante que educadores e pais ou responsáveis adotem estratégias efetivas de como ensinar o som das palavras às crianças, uma vez que, muitas vezes, simplesmente mostrar as letras por meio de representações gráficas (um desenho do formato da letra) pode não ser a ação mais eficaz.

Antes mesmo de aprender a escrever o próprio nome, a criança entra em contato com os sons das palavras. A seguir, apresentaremos cinco dicas de como promover esse aprendizado de uma maneira que realmente terá resultados positivos. Veja só!

1 – Aposte, sim, na representação gráfica

Embora a apresentação da representação gráfica das letras de forma isolada não seja a melhor – tampouco a única – estratégia para apresentar aos pequenos o som das letras, ela tem, sim, seu valor.

Por isso, uma dica é reservar um período da aula ou do dia a dia para praticar junto à criança o som das letras apresentando cartazes e cartões com as letras e palavras iniciadas por elas. Essa prática pode ser ainda mais lúdica, utilizando massinha-de-modelar para fazer o formato das letras ou, em um espaço aberto, traçando-as no chão e sugerindo que as crianças caminhem por cima delas e pronunciem as letras.

2 – Trabalhe com rimas em cantigas e poemas

Canções e poemas infantis são excelentes ferramentas para ensinar às crianças de forma lúdica o som das palavras, uma vez que eles são capazes de fixar em sua memória. Assim, aproveite esse recurso para focar nas sílabas e na maneira como as palavras são formadas e explicar, deste modo, o som de cada letra.

Menina brincando
Menina brincando. Foto: Pexels

3 – Jogo-da-memória

O jogo-da-memória é mais uma excelente ferramenta para ensinar o som das letras aos pequenos. Combine cartas que tenham a representação gráfica da letra com cartas que têm o desenho de algum animal ou objeto iniciado por essa letra.

Conforme as crianças acertam os pares, peça que eles falem aquela letra em voz alta, façam o som daquela letra e repitam o nome da figura associada àquela letra. Isso permitirá que a criança adquira a consciência fonológica.

4 – Trabalhe com livros

A aquisição da consciência fonológica, bem como a alfabetização, passa muito pelos livros e pela literatura. Algumas obras, inclusive, são voltadas exatamente para este propósito. Assim, nos momentos dedicados à leitura em sala de aula, aponte as letras para os pequenos e peça para que eles mesmos falem qual é e sugira que eles falem uma palavra iniciada por ela.

5 – Compare palavras iniciadas pelas mesmas letras

Uma ótima maneira de ensinar o som das letras é com a apresentação de palavras iniciadas por elas. Esta pode, também, ser uma maneira de mostrar como as letras podem ter sons diferentes em palavras diferentes. Por exemplo, a palavra “Gato” começa com G, da mesma forma que a palavra “Gema”, mas têm sons diferentes.

Agora você já sabe como ensinar o som das letras para as crianças. Então, coloque as dicas em prática e facilite o processo de consciência fonológica, tão importante para a alfabetização.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre como ensinar o som das letras? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Por que é importante ensinar o som das letras às crianças?

Ensinar o som das letras é essencial para desenvolver a consciência fonológica nas crianças, ou seja, a habilidade de manipular os sons da fala. Isso prepara o caminho para a alfabetização, permitindo que elas identifiquem as letras e seus sons, e posteriormente, leiam palavras, frases e textos completos.

Apenas mostrar as letras é eficaz para ensinar o som delas?

Embora mostrar as letras por meio de representações gráficas seja útil, não é a única estratégia eficaz. É importante adotar abordagens lúdicas e interativas, como jogos, músicas e atividades práticas, para que as crianças assimilem os sons das letras de maneira mais envolvente.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Thiago Klaumann
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.