Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje eu vou falar sobre um móvel que vem se tornando cada vez mais comum em casas e apartamentos, afinal, quem não quer deixar os ambientes do lar ainda mais modernos e práticos? Eu sei bem que escolher o balcão para cooktop não requer apenas decidir sobre o modelo mais bonito de balcão, e sim, estar atento à algumas medidas e recomendações. Quer saber tudo sobre como escolher o balcão para cooktop ideal? Vem comigo e confira essas dicas:

Capa1

Modelos de balcão para cooktop

 

Na hora de escolher o balcão para cooktop não vale apenas olhar o modelo de preferência, é importante sempre conferir se as medidas são adequadas e comportam o cooktop. É possível escolher um balcão para cooktop com 4 ou 5 bocas, aparentemente a diferença não é tanta, mas na hora da instalação um balcão para cooktop menor que o necessário pode se tornar um problema.

1

Alguns modelos de balcão para cooktop contam com duas ou mais portas, o que se torna bastante vantajoso para guardar alguns itens necessários próximos ao cooktop, como por exemplo, alguns temperos mais utilizados na hora da preparação dos alimentos. Têm também os modelos de balcão para cooktop que contam com gavetas, o que ajuda a manter por perto livros de receita e objetos de Cozinha.

2

Se a Cozinha é pequena uma ótima opção de escolha é um balcão para cooktop com espaço para forno. Alguns consideram uma desvantagem o balcão para cooktop não contar com um forno já integrado, como é comum em fogões tradicionais. Mas, ainda assim é possível manter o forno por perto! Em sua maioria, os modelos de balcão para cooktop que contam com esse benefício possuem espaço para o forno abaixo do cooktop.

3

Cuidados na instalação do balcão para cooktop

 

Alguns cuidados com medidas na hora da instalação são fundamentais para garantir o bom funcionamento do cooktop. Então anota aí: A madeira do balcão para cooktop deve ter uma espessura mínima de 2 a 6 cm, para resistir a temperatura de até 90ºC causada pelo cooktop. Além disso, como garantia de segurança é importante que o balcão para cooktop fique em média 30 cm distante de uma tomada ou interruptor.

4

É importante que ao instalar o cooktop no balcão sobre um espaço de 5 a 10 cm em volta do balcão para cooktop, então, é importante que após instalado o cooktop não fique estreito nas laterais do balcão. Para evitar acidentes durante o preparo das refeições, é fundamental que o balcão para cooktop seja instalado em média 45 cm longe da pia. Afinal, ao entrar em contato com gordura quente, por exemplo, respingos de água podem causar alguns danos.

5

Alguns modelos de balcão para cooktop já contam com o recorte para a instalação, enquanto outros contam apenas com uma marcação para o recorte. Ainda assim é necessário ter as medidas em mãos para garantir que o recorte será no local indicado. Em sua maioria, o manual do cooktop indica as medidas adequadas para o recorte do balcão, assim não tem erro, né?!

6

Recomendações

 

Na hora da instalação do balcão com cooktop algumas dicas podem auxiliar na usabilidade. É recomendado que o cooktop não seja colocado ao lado da geladeira, para não comprometer o seu desempenho, por esquentar demais o cooktop pode fazer com que a geladeira consuma ainda mais energia para manter os alimentos gelados.

7

Apesar de parecer não apresentar problemas, não é recomendado que o botijão de gás seja deixado na Cozinha, seja no balcão para cooktop ou em áreas fechadas. É claro que em casas ou apartamentos pequenos isso torna-se inevitável, por isso é importante ter alguns cuidados na hora da instalação, como por exemplo, verificar se não há vazamentos sempre que instalar um novo botijão de gás. A dica é: Ao instalar um novo botijão, coloque uma quantidade pequena de detergente ao redor da válvula, as bolhas de sabão confirmarão se está bem instalado ou não.

8

Ah! Não vale esquecer da coifa para colocar sobre o balcão para cooktop, que é basicamente um eletrodoméstico que possui a capacidade de transportar o ar para fora do ambiente em que estiver instalado. Isso evita que a Cozinha fique com cheiro da gordura que está sendo usada para fritura e até mesmo de queimado. Apesar de surgirem dúvidas sobre a diferença de coifa, exaustor e depurador, todos têm basicamente a mesma função principal.

9

Com todas essas dicas e inspirações ficou fácil escolher o balcão para cooktop perfeito para sua Cozinha, né?!

Qualquer outra dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo, que eu vou adorar te ajudar!

Até a próxima, pessoal. Boa decoração. <3