Como fazer barracas de festa junina?

Quem tem planos de organizar um arraiá animado e divertido precisa aprender como fazer barracas de festa junina. Seguindo algumas dicas básicas, fica bem fácil montar a estrutura.

O mês de junho se aproxima e, com ele, chegam os festejos de São João. Todo mundo quer dançar quadrilha, saborear pratos típicos e participar de brincadeiras divertidas. Quem pretende organizar uma festa junina precisa considerar todos estes pontos e muitos outros.

Em geral, a ocasião pede uma decoração de festa junina simples e rústica, com direito a bandeirinhas coloridas, balões de papel, elementos da roça e, claro, barraquinhas temáticas.

A seguir, ensinamos o passo a passo de como fazer barracas de festa junina. Acompanhe!

Afinal, como surgiram as barracas de festa junina?

As barracas de festa junina surgiram junto com as demais tradições juninas no Brasil, com o objetivo de oferecer uma variedade de pratos típicos saborosos e brincadeiras às pessoas que participam do evento.

Enquanto algumas pessoas preferem alugar uma estrutura pronta, outras optam por fazer uma barraquinha do zero. Neste caso, vale a pena utilizar materiais como bambu, pallet e palha, além de caprichar na decoração da mesma.

Hoje em dia, as festas juninas são organizadas por escolas, sindicatos, clubes, ONGs, igrejas e empresas em geral. Além disso, também é comum as pessoas que moram numa mesma rua ou bairro se reunirem para promover a festança.

Como fazer barracas de festa junina
Como fazer barracas de festa junina. Foto: Casa e Festa

Planejando as barracas da sua festa junina

1 – Avalie o local da festa

O primeiro passo é analisar o local da festa e conversar com os organizadores. Verifique quais são as regras para montar uma estrutura. Mas, se você é o organizador do são joão, defina instruções para que todos possam seguir e deixar a decoração com mais uniformidade.

2 – Defina os temas das barracas

As barracas de festa junina são construídas a partir de temas específicos, que se dividem em dois grandes grupos: brincadeiras e comidas típicas.

  • Brincadeiras: barraca do beijo, pescaria, tiro ao alvo, correio elegante, argolas, cadeia, boca do palhaço, tomba-latas, entre outras.
  • Comidas de festa junina: pastel, buraco quente, bolos, curau e pamonha, pipoca, maçã do amor, etc.

3 – Defina os materiais que serão usados para erguer a barraca

Pallets

As barracas de festa junina artesanais podem reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo, como é o caso dos pallets de madeira. Esta ideia é super sustentável, porém, requer habilidade manual para encaixar as tábuas. Por fim, a cobertura pode ser feita com uma lona.

Bambu e palha

Outra sugestão interessante é criar uma armação com bambus, respeitando o tamanho que deve ter cada barraquinha da festa. Em seguida, basta fazer o fechamento, utilizando cerca de bambu ou palha, que também são materiais rústicos e combinam perfeitamente com a atmosfera de São João.

Canos de PVC

Por fim, você também pode levantar uma barraca utilizando canos de PVC. Neste caso, é necessário combinar os canos com conexões para formar uma armação perfeita. No final, é só fazer o fechamento com esteira de bambu e outros tipos de materiais que transmitem a sensação de rusticidade.

4 – Pense na parte interna

Na parte interna deve existir uma mesa para expor os alimentos, bebidas e jogos. Não ignore este detalhe, pois é fundamental para tornar a estrutura funcional.

Decoração das barracas de festa junina

Tem muitas formas de valorizar a decoração de festa junina através do visual da barraquinha. Então, você pode pendurar um varal com bandeirinhas coloridas (feitas com papel de seda ou tecido).

Outra dica é usar flores alegres e que trazem à tona a atmosfera caipira, como é o caso do girassol. Lembre-se que as opções artificiais costumam durar mais tempo.

Além disso, existem outros tipos de materiais que são perfeitos para enfeitar barracas, como é o caso do tecido de chita (caracterizado pelas cores flores e padrão de flores) e o xadrez. No que diz respeito aos têxteis, a juta também é uma boa escolha, pois ela valoriza o bege e uma proposta de rusticidade.

Além das flores, das bandeirinhas e dos tecidos, você também pode usar itens que aparecem no visual dos caipiras para decorar a barraca, como é o caso do clássico chapéu de palha.

Os clássicos cordões de luzes também são elementos perfeitos para decorar barracas de festa junina. Eles criam delicados pontos de iluminação, que se destacam em um arraiá realizado no período da noite.

Por fim, use letras de EVA para criar um letreiro de identificação de cada barraca. Assim, os convidados da festa identificam com mais facilidade do que se trata cada barraquinha.

Como fazer barracas de festa junina?

Materiais

  • Pallets de madeira
  • Parafusadeira
  • Parafusos
  • Lona ou tecido
  • Decorações temáticas. 

Passo a passo

Em primeiro lugar, separe as tábuas de pallet para montar uma nova estrutura. Para fixar uma parte na outra, use pregos ou parafusos. Também tem como usar o pallet inteiro para fazer o fechamento das laterais.

Já a cobertura pode ser elaborada com lona resistente. Capriche na amarração da mesma, caso contrário, qualquer vento pode ameaçar a estrutura.

Por fim, use tecidos coloridos, bandeirinhas e outras decorações temáticas para decorar a estrutura.

Agora você já sabe como fazer barracas de festa junina e tornar a sua comemoração ainda mais temática. Aproveite as dicas e use a sua criatividade!

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre como fazer barracas de festa junina? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Por que as barracas são importantes em uma festa junina?

As barracas são importantes em uma festa junina porque oferecem uma variedade de comidas típicas e brincadeiras para os participantes. Elas fazem parte da tradição e do ambiente festivo da festa junina.

É melhor alugar ou fazer barracas de festa junina?

Isso depende das preferências e recursos disponíveis. Alugar barracas prontas pode ser mais conveniente, mas fazer barracas artesanais pode ser mais econômico e personalizado. Se você tiver habilidades manuais e tempo disponível, fazer suas próprias barracas pode ser uma opção interessante.

Avalie este artigo

Avalie post
Thiago Klaumann
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.