Pular para o conteúdo

Como fazer decoração de quarto de gêmeos?

O nascimento de gêmeos promove transformações em toda estrutura familiar, inclusive na própria moradia. Por isso, é preciso realizar mudanças na decoração do lar para que eles possam ser recepcionados com muito amor. Leia nosso post e receba dicas de como acertar na decoração de quarto de gêmeos.

A adição de um novo morador recém-nascido ao lar sempre exige preparação para que a recepção seja impecável. Isso inclui o planejamento e a decoração, feita com carinho, do quarto do bebê. Quando ocorre o nascimento de gêmeos, a responsabilidade duplica.

Porém, a dificuldade em decorar não precisa ser multiplicada por dois. Com o nosso post, você verá como decorar um local para gêmeos pode ser fácil e uma ótima oportunidade para explorar seu lado criativo.

Vamos explicar como elaborar uma decoração “2 em 1” para que cada bebê tenha um espacinho do quarto feito especialmente para ele.

Como fazer decoração de quarto de gêmeos
Como fazer decoração de quarto de gêmeos. Foto: needpix

Como caprichar na decoração de quarto de gêmeos

Ao compor um quarto para gêmeos, é interessante fugir da abordagem padrão de comprar objetos em dobro e escolher os mesmo elementos decorativos, as mesmas roupas de cama, e assim por diante para cada irmão.

Inovar e tentar criar dois quartos diferentes, mas harmoniosos, no mesmo cômodo ajudará a demarcar a individualidade dos bebês conforme seu crescimento.

Há diferentes estratégias, que podem ser aplicadas em conjunto, para fazer isso e iremos ensinar cada uma delas para você, acompanhe!

Definindo áreas por meio das cores

A pintura das paredes com tonalidades diferentes é uma das medidas mais efetivas a ser tomada a fim de determinar o território de cada criança. Isso vale para qualquer combinação de gênero, menina e menino, duas meninas ou dois meninos.

Eleja duas cores de tinta distintas e dedique um par de paredes adjacentes a cada uma das colorações.

A seleção das tintas deve considerar a influência que as cores exercem no ambiente e, consequentemente, nos bebês.

Os tons mais indicados para decoração de quarto de gêmeos são os claros e que promovem sensação calmante e de tranquilidade. Separamos algumas sugestões de combinações de tons para quartos de bebês.

Cores para decoração de quarto para gêmeos

As opções mais clássicas envolvem os tons pastéis rosas e azuis, também conhecidos como rosa e azul bebê. A delicadeza dessas colorações é perfeita para o quarto de gêmeos com a combinação menino e menina.

A combinação entre azul e marrom, azul e verde menta, azul e cinza, vermelho e cinza são algumas das opções para inovar na decoração de quarto de gêmeos com dois meninos.

Quartos com duas meninas podem receber um esquema de cores envolvendo lilás, lavanda, verde menta, entre outras cores suaves e agradáveis.

Para compor um quarto unissex ou “gender neutral”, o ideal é evitar as tonalidades azul e rosa, visto que elas são tradicionalmente associadas ao gênero masculino e feminino, respectivamente.

Um quarto de neném neutro para gêmeos pede por tonalidades que remetem à neutralidade e suavidade, como o cinza, branco, bege, verde e amarelo bem clarinhos.

Crie uma decoração temática

A definição de um tema específico para a decoração do quarto de gêmeos te ajudará a compor um visual coeso para o local e simplificará a seleção de mobília e acessórios. Trate o tema como um fio condutor que dá unidade ao estilo como um todo.

Você pode escolher dois temas diferentes que combinem entre si através do esquema de cores. Ou, optar por uma única temática que possa criar um visual coeso enquanto enfatiza a individualidade dos gêmeos.

No último caso, por exemplo, é possível escolher um tema de fundo do mar para o quarto de casal de gêmeos. Na parte para a menina, a temática pode envolver sereias e na área do menino pode representar animais marinhos.

Se o objetivo foi manter um visual unissex, temas como o alfabeto, animais, vida marinha, pássaros, formas geométricas e listras são indicados.

Criando individualidade com tecidos e acessórios

Além de explorar as possibilidades envolvendo paredes cores diferentes, é possível adicionar personalidade ao quarto dos gêmeos ao utilizar tecidos.

Escolha uma cor de roupa de cama para cada criança. Se as paredes apresentarem uma tonalidade neutra, os tecidos utilizados podem ter cores mais vibrantes para trazer vivacidade ao cômodo.

Acessórios e itens decorativos são os melhores objetos para trazer personalidade ao quarto dos gêmeos. Recomendamos que se tenha cautela ao adicioná-los para não comprometer o visual do quarto.

Exponha os brinquedos dos bebês em nichos decorativos ou em prateleiras invisíveis. Quadros ou fotografias também podem ser apoiadas sobre esses móveis para enfeitar o ambiente.

Para acrescentar um toque extra de personalização, coloque a letra inicial do nome de cada criança próxima ou acima do berço. Se as iniciais forem as mesmas, cole adesivos de paredes com motivos diferentes ao redor da inicial de cada bebê para diferenciá-los.

Após ler todas essas sugestões, esperamos que você esteja inspirada para elaborar com todo o carinho a decoração de quarto de gêmeos para recepcionar os novos integrantes da família. Boa decoração!

Web Stories

Perguntas Frequentes

Como elaborar um quarto pequeno de bebê para gêmeos?

Inicie realizando o planejamento e mapeamento da área disponível no cômodo. Uma planta do local, mesmo que aproximada, irá facilitar o processo. Escolha o posicionamento dos berços e da mobília a fim de garantir a circulação livre e acesso fácil aos bebês. Feito isso, selecione a paleta de cores, a temática e também os acessórios decorativos para o quarto.

Como posso decorar um quarto para casal de gêmeos?

Para construir um lindo quarto para uma menina e um menino gêmeos, elabore formas de dividir o quarto e criar espaços com identidades visuais individuais para cada bebê. Faça isso ao pintar paredes paralelas com cores diferentes, ao selecionar temas distintos, ao recorrer a itens decorativos e tecidos variados para delimitar a área de cada gêmeo.

Como posicionar os berços no quarto de bebê gêmeos?

Existem três configurações mais comuns para situar os berços do gêmeos. A primeira é colocá-los encostados na parede, deixando um intervalo para circulação entre eles. A segunda é posicioná-los lado a lado no centro do cômodo. A terceira é colocar um berço próximo à parede na vertical e outro na horizontal, perpendicularmente, criando a letra “L”.

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

2 comentários em “Como fazer decoração de quarto de gêmeos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado