Como fazer sua casa parecer ainda maior?6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Qualquer casa pequena pode parecer maior com alguns truques de  decoração. Leia esse post e conheça 5 transformações para fazer sua casa parecer ainda maior.

Moradias pequenas são naturalmente aconchegantes e charmosas, mas pode ser complicado decorá-las dado a escassez de espaço disponível. Felizmente, existem vários truques e estratégias decorativas para descomplicar essa tarefa.

Nesse post, vamos fornecer dicas para que os ambientes da sua residência pareçam maiores por meio das cores e outras escolhas decorativas que realmente funcionam.

Como fazer sua casa parecer ainda maior
Como fazer sua casa parecer ainda maior. Foto: Pxhere

5 dicas de decoração que vão fazer sua casa parecer ainda maior

Quando não são decorados apropriadamente, cômodos compactos transmitem desconforto e sensação de lugar apertado. Mas, com as cores certas, boa iluminação e outros truques inteligentes, isso pode ser facilmente evitado. Confira essas 5 dicas e saiba como fazer sua casa parecer ainda maior.

1. Faça com que o piso e a parede compartilhem a mesma cor

As cores mais aconselhadas para revestir as paredes de locais com área limitada são tons claros e suaves. Os off whites, por exemplo, cumprem com maestria a tarefa de produzir a ilusão de que um cômodo é mais vasto. Outras colorações claras e frias também alcançam resultados satisfatórios quando o assunto é fazer sua casa parecer ainda maior.

Uma dica certeira para amplificar os poderes de ilusão de ótica das colorações claras é aplicar o mesmo tom, ou tom semelhante, nas paredes e no revestimento do piso. Essa escolha de decoração produz continuidade entre os elementos, o que tornará o ambiente espaçoso.

Se, ainda assim, você não estiver satisfeito com o resultado, pinte outros elementos com a mesma tinta das paredes. O rodapé, os acabamentos nas paredes, como guarnições e sancas, e a porta podem ser revestidos com tonalidade clara para um efeito extra de espaço amplo.

2. Pinte o teto com uma cor vibrante

Ao aplicar cores claras em grandes áreas, corre-se o risco de fazer com que o local fique semelhante a uma “grande caixa branca”.

O branco ou qualquer tom neutro em excesso torna-se cansativo e tedioso ao olhar, por isso, adicionar cor à composição é fundamental.

Uma maneira ousada de fazer isso é pintando o teto com uma cor vibrante que contrasta com o tom predominante no ambiente.

Tal ação, além de combater a soberania do tom claro, cria profundidade, fazendo com que o teto pareça mais alto e distante, o que contribui para fazer sua casa parecer ainda maior. Dupla vantagem, não é?

3. Amplie os ambientes ao integrá-los

Essa recomendação envolve mudanças mais intensas na estrutura e configuração dos cômodos, porém apresenta um resultado efetivo. Trata-se da ampliação de ambiente por meio da integração ou criação de cômodos com conceito aberto.

Um dos locais mais propício para aplicação dessa dica é a cozinha. Integrá-la à sala de estar ou de jantar criará um espaço contínuo e sem interrupções. Com essa ampliação, há o favorecimento da iluminação entre os cômodos e também da circulação dos moradores.

4. Favoreça a incidência de luz natural

Um dos motivos que torna o branco e os tons claros em geral os favoritos na hora de fazer sua casa parecer ainda maior é a claridade que eles proporcionam. Por isso, a boa iluminação é um elemento sem o qual não é possível colocar em prática a tão desejada “sensação de amplitude”.

Favorecer a luz solar que já incide no ambiente de forma natural é o primeiro passo. Cortinas com tecido fino, leve e com transparência irão permitir a passagem de luz ao mesmo tempo que darão delicadeza e leveza ao cômodo.

Ao instalar o varão ou trilho que suportará a cortina, opte por posicioná-lo bem próximo ao teto. Em relação ao tamanho do tecido da cortina, escolha um comprimento que se estenda até o piso. Aplicando essas duas recomendações, você criará a impressão de que seu teto é mais alto e que, consequentemente, o cômodo é maior.

Retirar as cortinas por completo é outra opção, assim como ampliar o tamanho das janelas, caso a incidência de luz solar seja muito escassa. Nesse contexto, a adição de luzes artificiais também é indicada.

5. Adicione cor aos objetos e acessórios decorativos

A fim de combater os efeitos negativos dos tons claros, insira objetos decorativos e detalhes com cores que deem vida ao local. Deixe a criatividade e ousadia fluírem e selecione elementos que sirvam  de ponto focal para a decoração do ambiente.

Por exemplo, uma poltrona decorativa com um formato e cor vibrante pode ser a peça de destaque na sala de estar, uma roupa de cama estampada e colorida é capaz de quebrar a monotonia do branco em qualquer quarto, já um arranjo de flores na sobre a mesa alegra qualquer cozinha dominada por tons claros.

As possibilidades são numerosas e, para não comprometer a composição como um todo, basta manter a coesão e seguir o estilo decorativo que já existe no cômodo.

Adeque as dicas de como fazer sua casa parecer ainda maior às suas preferências decorativas e à realidade do seu lar. Ao colocá-las em práticas, você notará como medidas simples podem transformar todo um ambiente.

Perguntas Frequentes

Como posso pintar minha sala de estar para que ela pareça maior?

Dois truques podem ser utilizados em conjunto para fazer com que a sala de estar transmita a sensação de amplitude. O primeiro consiste em colorir as paredes com uma tonalidade clara, suave e neutra. Variações do branco são as mais aconselhadas para desempenhar esse papel. O segundo é combinar o tom do revestimento do piso com o presente nas paredes.

O que posso fazer para ampliar um ambiente?

Valorize a incidência de luz solar ao abdicar das cortinas ou escolher tecidos finos e claros. Adicione espelhos à decoração e opte por móveis com tons claros e neutros. Também é possível integrar o ambiente em questão a outro. Por ex., para ampliar a cozinha, derrube uma ou mais paredes e transforme-a em um cômodo integrado à sala de estar ou de jantar.

Quais tons fazem um cômodo parecer mais amplo?

A fim de criar a ilusão de ótica de que um local é mais espaçoso, é recomendada a utilização de tons suaves e claros. Alguns exemplos são: Os tons pastéis em suas variações mais clarinhas, os off white (cores semelhantes ao branco porém menos intensas e claras, por ex., o areia e o gelo), o cinza e bege claro e outras cores similares.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + onze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.