Como Fazer um Cinema em Casa (Tutorial Passo a Passo)6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Imagine ter todo o conforto, e a sensação de estar em um cinema sem sair de casa. Além disso, poder aproveitar não só filmes, mas uma boa série, futebol, sua novela favorita, com todo o aconchego que um cinema em casa pode oferecer.

Se essa ideia ainda não passou pela sua cabeça, a partir de agora ela fará parte dos seus sonhos. E acredite, isso não é um sonho impossível de se realizar. Mas, para que ele aconteça, basta levar em consideração alguns pontos.

Por isso, vamos te auxiliar com o post de hoje, para tomar as decisões corretas, e poder aproveitar o máximo possível do seu cinema em casa. Vale lembrar que você deve adaptar o seu cinema de acordo com o tamanho do ambiente onde ele será montado, investindo em itens especiais para cada espaço.

Montando um cinema em casa

Como fazer um cinema em casa
Modelos baratos de cinema em casa com projetor. Foto: Wikimedia

Confira abaixo, as dicas que selecionamos para te ajudar a montar o seu cinema em casa:

·         Escolha a TV

Começando pelo item principal, a escolha da TV requer um pouco mais de atenção, para que, na hora do filme, o aparelho não seja uma decepção, e estrague todos os seus planos. Você também pode optar por telões e projetores direto na parede, caso possua uma parede branca e lisa.

O primeiro passo é verificar se o modelo que deseja é uma SmartTV. É imprescindível que o aparelho tenha isso incluso, para você ter acesso à internet, sites e plataformas de streaming sem precisar apelar para “recursos técnicos”, ou e sem o risco de depender da programação da TV.

Além disso, é importante verificar quantos pixels tem a sua TV. Quanto mais, melhor será a imagem. Atualmente, já é possível optar por TV’S 5K. Mas as 4K também são excelentes opções.

Após escolher qual o seu modelo de TV, é importante também que você verifique qual a distância adequada entre o aparelho, e onde você ficará. Isso gera conforto e evita problemas de visão.

Se tiver dúvidas quanto a instalação, consulte nosso Guia para instalar o suporte para TV.

·         Iluminação

A iluminação também faz toda diferença, e quanto mais no escurinho, melhor. Você pode complementar com arandelas nas laterais, iguais às dos cinemas tradicionais.

Além disso, luzes que você possa regular são ótimas opções como os Paflons. Pois, esse tipo de iluminação, os seus circuitos não são inteiramente ligados. Essa opção permite que as luzes fiquem distribuídas, dando uma sensação de um ambiente mais convidativo.

Investir em cortinas blackout também é importante, principalmente se você possuir janelas grandes ou muito iluminadas. Assim, será mais fácil iluminar da maneira que você prefere, sem ter uma luz indesejada.

·         Sofás

Sofá para Cinema em casa passo-a-passo
Nada melhor que poltronas confortáveis para assistir um bom filme. Foto: Pxfuel

O seu conforto físico durante a experiência também é muito importante. Mas, para que ele seja completo, é importante que você invista em sofás mais confortáveis. Os reclináveis ou os sofás camas são ótimas opções, caso você queira passar mais tempo deitado.

Poltronas também podem ser instaladas lado a lado, caso você queira que o espaço tenha ainda mais cara de cinema. Os futons são uma excelente escolha para quem quer conforto e aconchego.

Se preferir, você pode montar em degraus os seus sofás usando pallets. Isso permite que mais pessoas possam assistir aos filmes. Basta escolher boas almofadas e acolchoados.

Além disso, um tapete confortável e almofadas para o chão também são dicas legais. Assim, você terá mais de uma opção de onde assistir à sua programação. Aliás, essa opção não tem nos cinemas convencionais, mas no seu particular sim!

·         Escolha também um bom sistema de som

O sistema de som também é essencial. Pois, se você tiver problemas com isso, a experiência não será tão agradável. Sons ruidosos, estourados ou com algum outro problema, tornarão ruim a sua experiência, e ainda te causarão dores de cabeça na busca pela resolução.

Para que a acústica e isolamento de som funcionem bem, você deve evitar que o ambiente tenha muitos objetos, como espelhos ou vidros (veja dicas para escolher a Estante para Home Theater). Objetos como tapetes, móveis em madeira e até o seu sofá são excelentes, aliados para uma boa experiência com o som.

É importante investir em aparelhos que reproduzem um som ambiente mais realista, e que fiquem espalhados pela sala. Assim, a experiência será mais completa.

·         Acessórios e utensílios

Não se esqueça de alguns outros móveis para o espaço como, por exemplo, mesinhas onde você possa apoiar o que irá comer e beber, evitando que derrube e suje tudo.

Além disso, ter um frigobar ou micro-ondas nesse espaço também são ótimas opções, devido à praticidade.

Você pode escolher ainda, utensílios para usar apenas nesses momentos, como copos com canudos e baldes de pipoca. Aproveite para que os itens sejam também especiais e façam parte da decoração.

Saiba mais: Como escolher o rack para sala pequena?

·         Decoração

A decoração pode ser feita da maneira que você desejar. Um espaço que remeta à área onde se vende pipocas, petiscos e doces, enfim… Tudo isso pode deixar a área mais divertida. Além disso, decorar o espaço com quadros dos seus filmes favoritos também é uma ótima ideia.

Outro ponto é que a sua sala de cinema tenha cores neutras na parte da televisão, e também evitar cores que refletem demais o que é transmitido na tela.

Sua sala pode ser decorada na sua temática favorita. Se for ação, pode ter itens e imagens espalhadas sobre suas cenas ou objetos favoritos de filmes.  Você também pode ter estantes para expor esses itens.

Suas almofadas também podem ser decorativas, ou sobre o tema cinema, ou então sobre seus filmes favoritos. Você também pode escolher os kits especialmente para esse momento.

Aposto que agora você já está até se imaginando na sala de cinema em casa. Mas pode ir em frente sem medo. Sem dúvida, você sentirá que valeu à pena quando perceber o conforto e alegria no momento em que você se sentar para assistir algo.

Não deixe de compartilhar esse artigo do KD, e deixar o seu comentário para ajudar mais leitores!

Web Stories recentes

Avalie este artigo

5/5 - (1 vote)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cortina blecaute: como escolher o melhor tipo? O que é decoração sensorial? Descubra os segredos dessa técnica Horta vertical: 6 dicas para montar a sua 12 formas de manter as crianças seguras em casa Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?
Cortina blecaute: como escolher o melhor tipo? O que é decoração sensorial? Descubra os segredos dessa técnica Horta vertical: 6 dicas para montar a sua 12 formas de manter as crianças seguras em casa Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?