Como gravar ligação do WhatsApp: Confira como utilizar este recurso no App!

Está buscando por um método de como gravar ligação do WhatsApp e não sabe como? Neste viés, idealizamos este artigo para lhe prover todas as informações para você utilizar este recurso no aplicativo!

Há certas chamadas que trazem o desejo de gravar a reação da pessoa do outro lado, seja com amigos ou familiares, porém, não existe um recurso no WhatsApp apto a prover esta funcionalidade, necessitando que os usuários recorram a meios terceiros.

Deste modo, a equipe do Portal KD trouxe este artigo como uma forma de apresentar a você leitor uma forma de como gravar ligação do WhatsApp. É importante mencionar logo no início do artigo que gravar ligações de terceiros com o objetivo de violar princípios e garantias constitucionais, como a imagem, privacidade e o sigilo profissional é ilícito, portanto, é preciso tomar cuidado a utilizar este recurso.

Como gravar ligação no WhatsApp

Se você deseja gavar uma chamada no WhatsApp, podemos dizer que é possível tanto em dispositivos que utilizam de sistema Android quanto IOS. Porém, a diferença está que no Iphone, a função de gravar a chamada já é nativa do dispositivo, porém no Android, é preciso recorrer a Apps terceiros.

Como gravar ligação do WhatsApp.
Como gravar ligação do WhatsApp. Foto: Reprodução

Confira como gravar uma chamada no Android

Visto que após algumas atualizações no Android foi vedado a funcionalidade de gravar ligação pelo próprio sistema, os usuários precisam recorrer a outros Apps de gravadores de tela para que consigam registrar uma chamada de áudio no WhatsApp.

Para isso, vale mencionar que há uma infinidade de aplicativos cujo intuito é capturar a tela, mas através deste artigo podemos indicar o uso do AZ Screen Recorder, visto que sua utilização é de grande simplicidade apresentando uma interface muito intuitiva.

Confira o passo a passo abaixo:

  • Primariamente, você irá até a Google Play e então irá buscar pelo AZ Screen Recorder;
  • No momento em que você abrir o aplicativo, um menu de controle irá ser disponibilizado em sua tela;
  • Através deste menu é possível iniciar uma gravação, pausar e dar continuidade a mesma;
  • Portanto, no momento em que você irá iniciar a ligação, utilize o menu para iniciar a gravação;
  • Por fim, basta clicar no botão de “parar”.
  • A gravação irá ficar salva em sua galeria.

Confira como gravar uma chamada no IOS

Diferente do sistema Android, o recurso de gravar uma ligação do WhatsApp pode ser feito pelo próprio recurso de gravação de tela nativo do Iphone, sem a necessidade de recorrer a Apps terceiros.

Para isso, é bem simples, no momento em que você for iniciar uma chamada no WhatsApp, você deve ir na central de controle do Iphone e então tocar sobre o ícone de gravação, que normalmente é um circulo com outro circulo branco dentro do mesmo.

Print Screen da função de gravar tela IOS.
Print Screen da função de gravar tela IOS. Foto: Reprodução

Para tocar sobre o ícone, levara 3 segundos para que a sua tela comece a ser gravada, se desejar parar, é só abrir a central de controle novamente e então tocar sobre o ícone do gravador.

Por fim, a gravação será salva na sua galeria e você pode acessá-la quando desejar.

Afinal, é permitido por Lei gravar ligações?

Muitas gravações de chamadas possuem o objetivo de segurança, para registrar e futuramente, utilizar como prova para si. Deste modo, surge o questionamento sobre se tal prática é aceitável nos termos da lei.

Podemos dizer que a gravação é permitida sim, mesmo sem a autorização prévia de um dos interlocutores. Confira o atual entendimento do STF sobre a temática abaixo:

“A gravação de uma conversa entre dois interlocutores, feita por um deles, sem o consentimento do outro, com a finalidade de documentá-la, futuramente, em caso de negativa, nada tem de ilícita, principalmente quando constitui exercício de defesa.”

(STF, 2ª Turma, AL 503.617, AgR/PR, Rel. Min. Carlos Velloso, j. 01/02/2005).

Portanto, desde que não viole princípios constitucionais do próximo, como os abordados no início deste artigo, é possível sim a gravação. Porém, é preciso se atentar as politicas do WhatsApp, quanto a isso.

Gostou do artigo?

Seu questionamento foi resolvido após a leitura do presente artigo? Conseguiu compreender todas as questões relacionadas a como gravar ligação do WhatsApp tanto em sistemas Android quanto IOS? Nos diga abaixo!

Em caso de eventuais dúvidas, sugestões ou se ainda julgar necessário complementar alguma informação disposta nesta matéria, sinta-se a vontade para deixar seu feedback no respectivo campo disposto!

Para conferir mais informações úteis como esta, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas Frequentes

É possível gravar ligações no Android?

Sim, porém, visto que após algumas atualizações no Android foi vedado a funcionalidade de gravar ligação pelo próprio sistema, os usuários precisam recorrer a outros Apps de gravadores de tela para que consigam registrar uma chamada de áudio no WhatsApp.

É possível gravar ligações no Iphone?

Sim, diferente do sistema Android, o recurso de gravar uma ligação do WhatsApp pode ser feito por uma função nativa do Iphone, sem a necessidade de recorrer a Apps terceiros.

É lícito a gravação de uma chamada no WhatsApp?

Sim, desde que não viole princípios constitucionais do próximo, como os abordados no início deste artigo, é possível sim a gravação. Porém, é preciso se atentar as políticas do WhatsApp, quanto a isso.

Qual o entendimento do STF em relação a esta temática?

O Supremo Tribunal Federal entende que a gravação de ligações é lícita desde que usada para garantir o direito de defesa, sem lesar os direitos constitucionais do outro interlocutor.

Avalie este artigo

Avalie post
Vinicius Lima
Vinicius Lima
Tenho 19 anos, atualmente cursando Direito, sempre busco estar por dentro de informações sobre novos concursos e assuntos relacionados a educação. Sou um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Portal KD e irei trazer diversas dicas e novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.