Como matar cupim? Saiba como identificar e 5 dicas para erradicá-los!

Quer saber como mate cupim? Confira agora mesmo em nosso conteúdo completo e exclusivo da KD e saiba o melhor jeito e dicas fundamentais, para erradicar essa praga!

Como matar cupim

Cupins são insetos que podem causar muitos danos às estruturas de madeira de uma casa. Eles são capazes de comer a madeira por dentro, deixando-a com um aspecto queimado e enfraquecida. Além disso, eles também podem se alimentar de outros materiais, como papel e tecidos.

Ter cupins em sua casa, apartamento ou até mesmo área de trabalho, é muito perigoso, pois essas pequenas pragas, podem enfraquecer as estruturas e causar acidentes e danos irreparáveis. Sendo assim, saber como matar cupim, poderá ser muito útil e necessário, confira já!

Cupins na madeira
Cupins. Foto: Pexels

O que é o cupim?

O cupim é um inseto da família dos escaravelhos, que pode ser encontrado em diversas regiões do Brasil. Ele se alimenta de madeira e causa grandes danos às casas e outros edifícios. Além disso, ocupa espaços vazios e acaba prejudicando a aparência das edificações.

Você sabe o que é aquele pó que sai da madeira infestada? Veja!

Aquele pó que é liberado pelo cupim quando a madeira está infestada é conhecido como farinha. Essa substância faz parte do processo digestivo do inseto e acaba sendo expelida junto com os restos da madeira que ele comeu.

A farinha é um importante indicativo de infestação, pois é a forma como o cupim se alimenta. Quando a madeira está infestada, é possível vê-la ao redor dos furos que o inseto fez ao se alimentar.

Veja também: 6 dicas para limpar ambientes com eficácia!

Como evitar cupins

A melhor forma de evitar cupins é manter a madeira sempre em boas condições. Isso significa que é preciso fazer a manutenção regular, como pintar e lixar as superfícies para evitar que a madeira fique úmida.

Outra forma de evitar cupins é fazer a inspeção regularmente para verificar se há sinais da presença do inseto. Se for identificada a infestação, é importante tomar as medidas necessárias para eliminar os cupins e evitar que eles causem mais danos.

Além disso, você deverá sempre dar preferência ao uso de madeira tratada e de qualidade, para que os produtos usados na composição do material, mantenham os cupins e demais pragas longe da sua casa!

Madeira em estado critico
Madeira infestada de cupins. Foto: Pixabay

O que faz com que apareçam? Como matar cupim?

Cupins aparecem quando há umidade na madeira, o que facilita o seu desenvolvimento. Além disso, a madeira em contato com o solo também é um fator que favorece a infestação, pois os insetos podem subir até ela para se alimentar.

Outros fatores que favorecem a infestação de cupins são as condições climáticas quentes e úmidas, que são ideais. Por isso, é importante ficar atento às condições da madeira para evitar a infestação.

Como saber se há cupins

Um dos principais sinais de infestação de cupins é a presença de buracos na madeira. Esses buracos são feitos pelo inseto para se alimentar e, consequentemente, a madeira acaba ficando danificada. Outro sinal da presença do inseto é a presença de farinha, que é expelida pelo cupim junto com os restos da madeira que ele comeu.

Conheça dicas para manter a casa sempre organizada!

Quais produtos usar

Para entender como matar cupim, é preciso saber que, existem diversos produtos no mercado, como sprays e pós inseticidas. Esses produtos são eficazes no combate à infestação, mas é importante seguir as instruções de uso para evitar danos à madeira.

Além dos produtos químicos, também é possível usar produtos naturais, como o óleo de neem. Esse produto tem propriedades inseticidas e repelentes e pode ser usado com segurança em ambientes com crianças e animais de estimação.

Ao usar produtos inseticidas, sejam naturais ou químicos, é importante manter fora do alcance das crianças e dos animais de estimação, pois poderão intoxicá-los e causar sérios danos a saúde.

Como matar cupim
Cupins. Foto: Pexels

O que não se deve fazer

Ressaltamos ainda, que ao saber como matar cupim, não é recomendado fazer a remoção da infestação por conta própria, pois isso pode causar mais danos à madeira. Além disso, é importante não usar produtos químicos indiscriminadamente, pois eles podem ser prejudiciais à saúde.

Outra coisa que não se deve fazer é tentar esconder o problema, pois isso pode causar mais danos à estrutura da edificação. É importante tomar as medidas necessárias para eliminar os cupins assim que for identificada a infestação.

Caso haja poucos focos, você poderá tomar medidas para erradicá-los, como as dicas citadas nesse conteúdo do KD. Mas se a infestação estiver tomando conta da estrutura, é recomendado que você busque ajuda profissional, pois além de colocar sua vida em risco, a estrutura poderá estar em péssimas condições, o que se torna um grande perigo a todos.

Confira dicas para decorar a sua área de lazer!

Como matar cupim: Melhores produtos

Existem diversos produtos no mercado que podem ajudar na eliminação de cupins. Alguns exemplos são:

  • Inseticida em spray;
  • Iscas granuladas;
  • Pó químico;

É importante seguir as instruções do produto para garantir o melhor resultado possível. Além disso, é importante lembrar que alguns produtos são mais eficazes em determinadas situações do que em outras. Portanto, é importante escolher a substância adequada para o seu problema específico e conferir as recomendações de uso, do fabricante.

Pó granulado, veneno
Como matar cupins. Foto: Pixabay

Como matar cupim: Dicas extras

Além dos produtos químicos, existem outras formas de se livrar dos cupins. Algumas dicas extras são:

Repelentes naturais: alguns repelentes naturais podem ser eficazes na eliminação de cupins. Alguns exemplos são: cravo-da-índia, erva-cidreira, canela, folhas de louro, café e tabaco.

Calor: cupins são extremamente sensíveis ao calor. Portanto, uma forma de matá-los é submetê-los a temperaturas extremas (acima de 50°C). Isso pode ser feito usando um secador de cabelo, por exemplo. Outra forma de usar o calor para eliminar os cupins é através do uso de lâmpadas elétricas.

Frio: assim como o calor, o frio também é extremamente prejudicial para os cupins. Temperaturas inferiores a –18°C podem matar esses insetos.

Luz solar: a luz solar também pode ser prejudicial para os cupins. Por isso, uma forma de eliminá-los é através do uso de luzes ultravioleta (UV). No entanto, é importante lembrar que essa não é uma solução permanente, pois os cupins podem voltar a infestar a área assim que a luz solar desaparecer.

Água: a água também pode ser prejudicial para os cupins. Portanto, uma forma de afugentá-los é através do uso de mangueiras. No entanto, essa não é uma solução permanente, pois os cupins podem voltar assim que a água parar. Além disso, o uso de água pode não ser viável em alguns ambientes.

Como cuidar de quarto de casal, aprenda mais!

Pessoa fazendo dedetização de uma madeira com equipamentos de segurança
Dedetização em madeira. Foto: Pexels

E aí, quer saber mais?

Se você gostou desse conteúdo e quer saber ainda mais, confira em nossa Homepage do KD, as melhores dicas e ideias para cuidar do seu lar! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental, para que possamos sempre trazer novos e melhores assuntos para você, leitor! Ainda tem dúvidas? Pergunte-nos.

Perguntas Frequentes

O que faz com que apareçam?

Cupins aparecem quando há umidade na madeira, o que facilita o seu desenvolvimento. Além disso, a madeira em contato com o solo também é um fator que favorece a infestação, pois os insetos podem subir até ela para se alimentar.

Como evitar cupins?

A melhor forma de evitar cupins é manter a madeira sempre em boas condições. Isso significa que é preciso fazer a manutenção regular, como pintar e lixar as superfícies para evitar que a madeira fique úmida. Além disso, é crucial que você use madeiras tratadas, para assegurar que não haverá infestações.

Como saber se há cupins?

Um dos principais sinais de infestação de cupins é a presença de buracos na madeira. Esses buracos são feitos pelo inseto para se alimentar e, consequentemente, a madeira acaba ficando danificada. Outro sinal da presença do inseto é a presença de farinha, que é expelida pelo cupim junto com os restos da madeira que ele comeu.

Como matar cupim: Quais produtos usar?

Para eliminar cupins, existem diversos produtos no mercado, como sprays e pós inseticidas. Esses produtos são eficazes no combate à infestação, mas é importante seguir as instruções de uso para evitar danos à madeira.

O que não se deve fazer?

Não é recomendado fazer a remoção da infestação por conta própria, pois isso pode causar mais danos à madeira. Além disso, é importante não usar produtos químicos indiscriminadamente, pois eles podem ser prejudiciais à saúde.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.