Como Organizar a Cozinha7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A cozinha é uma parte importante de qualquer casa, mas nem sempre é simples conseguir organizá-la de uma maneira bonita e funcional. Se você está passando por isso, acompanhe este artigo e veja como organizar a cozinha de uma maneira fácil!

Dificilmente você encontrará uma pessoa que não sonhe em ter uma cozinha organizada, prática e muito bonita. Se você é uma dessas pessoas e há tempos vem buscando maneiras de tornar a sua cozinha mais funcional e bonita, não se preocupe.

Pensando em ajudar todos que buscam por esse tipo de solução, preparamos este artigo ensinando como organizar a cozinha, independentemente de ela ser grande, pequena, quadrada, retangular, ou de você gostar de uma decoração mais clean, ou com mais detalhes.

Aprenda a organizar a cozinha da sua casa
Cozinha organizada é essencial. Foto: Pixabay

A melhor parte é que mostraremos que é possível sim organizar a cozinha com pouco dinheiro e desfrutar de um clima agradável e muita funcionalidade. Aprenda a deixar não somente a pia da sua cozinha perfeita. Acompanhe e veja algumas ideias criativas para organizar totalmente a cozinha.

Como organizar a cozinha: primeiros passos

O primeiro passo para que você consiga organizar a cozinha de uma maneira efetiva e funcional é tirar alguns minutos para planejar essa organização.

Veja abaixo algumas dicas para esse início:

1. Avalie com cuidado todos os objetos na cozinha

A primeira coisa a ser feita é dar uma boa olhada em todos os itens que você tem na sua cozinha: utensílios, eletrodomésticos, decorações, móveis e tudo mais. Tenha sinceridade nessa análise e mantenha apenas os itens que você realmente usa.

Quanto menos itens sem utilidade você tiver, menores serão as chances da sua cozinha voltar a ficar desorganizada. Além disso, o processo de tirar os itens que não são usados lhe ajudará no próximo passo.

2. Entenda o espaço que você tem

Agora que você não tem mais itens desnecessários para o seu dia a dia, será bem mais simples entender o espaço de organização que tem, principalmente se o ambiente for pequeno.

Ao se livrar de utensílios e objetos extras, todos os cantos, gavetas, armários e possibilidades de organização ficarão mais claros.

3. Separe o que você usa com mais frequência

Aproveite que você está a par de tudo que existe na sua cozinha e separe os itens que usa com mais frequência, daqueles que são usados apenas em momentos especiais ou quando você recebe visitas.

Esse passo é importante para saber como organizar esses itens dentro dos armários, prateleiras e gavetas.

Os itens que são usados com menor frequência podem ficar em áreas com acesso mais difícil como armários mais altos ou no fundo das prateleiras deixando, assim, os utensílios e objetos usados com maior frequência com um acesso mais fácil. Lembre-se de aproveitar os cantinhos também.

4. Faça um cronograma de organização

Este passo consiste basicamente em se organizar para poder colocar a sua cozinha em ordem.

Para isso, basta ter um papel e uma caneta e definir a ordem da sua organização. Em matéria de decoração sempre é preciso seguir um passo-a-passo. Por exemplo, você pode escolher organizar os armários em um dia, as gavetas em outro e por aí vai.

A criação de cronograma dependerá diretamente do tamanho da sua cozinha, quantidade de itens que você tem e tempo disponível para organizá-la.

Comece a organizar a cozinha

Chegamos ao momento de começar a colocar a mão na massa e organizar a cozinha de fato:

5. Separe os itens por tipo

O primeiro passo da organização da cozinha é separar todos os itens por tipo. Coloque junto todas as panelas, potes de plásticos, potes de vidro, pratos, copos, taças, canecas, itens de limpeza, panos e tudo mais. Isso passo é fundamental para que, na hora de guardar tudo, você não se perca.

6. Defina a melhor organização para você

Existe basicamente dois métodos de organização quando o assunto é arrumar a cozinha.

No primeiro, você pode guardar seus itens e utensílios conforme o uso, ou seja, em uma parte do armário os itens utilizados no café da manhã, em outra os itens utilizados quando você recebe visitas e assim por diante.

No segundo método, e geralmente o mais usual, você pode guardar seus objetos separados por tipo, pratos com pratos, copos com copos, potes com potes e assim por diante.

A única dica que vale a pena ser seguida nesse passo é a de sempre colocar as coisas menos usadas nos lugares mais altos, ou no fundo das prateleiras, deixando os itens usados com maior frequência, mais acessíveis.

7. Deixe as peças dos eletrodomésticos todas juntas

Se você tem eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, processador e mais, certamente tem também uma série de peças que vêm junto com eles. Procure separar uma única gaveta para guardar todos esses itens, separando uns dos outros, com divisórias.

Isso deixará o acesso as essas peças bem mais fácil na hora de usar o equipamento. Além disso, evitará que uma ou outra seja perdida.

8. Organizando as gavetas

Procure separar os itens que serão guardados nas gavetas por tipo: talheres de mesa, medidores e utensílios maiores, panos de prato e guardanapos, itens de limpeza como esponjas, produtos e mais.

9. Invista em divisórias e aramados

Atualmente, existe no mercado uma infinidade de divisórias, organizadores e aramados que podem ser usados em armários, prateleiras e gavetas. Invista nessas possibilidades para conseguir um melhor aproveitamento de espaço e maior organização.

10. Cestos e ganchos

Além dos itens mencionados acima, existem diversos tipos de cestos que podem ser usados, inclusive pendurados no teto ou presos a parede.

Além disso, as barras com ganchos onde podem ser pendurados talheres maiores, panelas, canecas e mais uma série de coisas ajudam a aproveitar melhor o espaço e ainda servem como item decorativo.

Como organizar os mantimentos

Organizar os mantimentos é a tarefa mais simples dentro da organização da cozinha. Para isso, vale a pena ter uma série de potes que possam ser fechados hermeticamente e, se você preferir, etiquetar.

Sempre que um alimento for retirado do saquinho em que foi comprado e não for completamente utilizado, é só guardar nos potes que podem ser de plástico, acrílico ou vidro.

Isso vale para os temperos, pois existem diferentes modelos de porta temperos no mercado, inclusive modelos que possuem ímã no pote e podem ficar presos a geladeira. Encontre aquele que melhor funcionará para você, etiquete e pronto!

Viu como ficou fácil organizar a cozinha assim? Acompanhe sempre o nosso blog para mais dicas assim.

Perguntas Frequentes

Como organizar uma cozinha pequena?

Uma boa dica para organizar uma cozinha pequena sem perder espaço ou a sensação de amplitude é usar prateleiras com cestos e potes. Você também pode optar por móveis planejados que promoverão o espaço de armazenamento necessário, sem perder o espaço de circulação.

Como organizar os utensílios na cozinha de maneira prática?

Existem muitas maneiras de organizar os utensílios na cozinha de maneira prática, no entanto, a mais viável entre elas é deixando os mais utilizados sempre à mão. Para isso você pode contar com pequenas prateleiras, barras e ganchos para pendurá-los, ou até mesmo pequenos potes e cestos sobre a bancada de trabalho.

Qual a melhor maneira para organizar alimentos na cozinha?

A melhor maneira para organizar alimentos na cozinha, em especial aqueles já abertos, em uso, é em vidros ou potes que possam ser fechados hermeticamente. Você pode comprar potes novos, ou mesmo reutilizar aqueles comprados com molhos, palmito, azeitonas, geleias e mais.

Como organizar os eletrodomésticos na cozinha?

Para ter mais praticidade, a melhor maneira de organizar os eletrodomésticos na cozinha é deixando aqueles que são mais usados na bancada, expostos, ou no armário, à frente daqueles que são menos usados. Outra maneira de organizá-los também é colocando os eletrodomésticos menos utilizados em prateleiras mais altas.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.