Como organizar guarda-roupa?6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Para pessoas que têm propensão a serem mais bagunceiras, organizar guarda-roupa pode ser uma tarefa difícil, assim como mantê-lo organizado no restante do tempo. Porém existem algumas técnicas que podem ajudar nessa tarefa.

Ter um guarda-roupa organizado pode ser difícil, devido a correria do dia a dia e outras questões, mas é possível mantê-lo organizado seguindo algumas dicas.

Saber como organizar guarda-roupa, e mantê-lo sempre arrumado, além de evitar a bagunça e manter o ambiente organizado, ainda ajuda na hora de escolher a roupa a ser utilizada, e a armazená-la da maneira correta, fazendo com que ela dure mais e com mais qualidade. 

Como organizar guarda-roupa?
Como organizar guarda-roupa. Foto: Pixabay

Tente não acumular muitas peças

Essa dica pode parecer estranha em um primeiro momento, mas é fato de que, quanto menos peças você possui, mais fácil é de manter o guarda-roupa organizado. 

Dessa forma, o ideal é não ir acumulando muitas peças. De tempos em tempos, retire as peças que você não utiliza mais e as de outro destino.

Dessa forma, fica mais fácil de, até mesmo, encontrar peças que você nem lembrava mais que tinha, ou então que não costumava enxergar por conta do modo que estavam guardadas. 

Pelo menos uma vez por ano, retire todas as peças do seu guarda-roupas, separe aquelas que você não quer mais e guarde as demais de forma organizada.

Para as outras, você pode vender em brechós ou aplicativos de desapego, doar para entidades ou pessoas carentes ou jogar fora aquelas que não puderem mais ser utilizadas, por conta de rasgos e outros defeitos. 

Tenha locais definidos para cada tipo de item

Não coloque vestidos, camisas, calças e saias no mesmo lugar, seja em gavetas ou cabides. Tenha definido o local ideal para cada tipo de roupa e deixe isso de forma identificável.

Você pode dividir as roupas pelo seu tipo de peça, assim como por “roupas de baixo”, “roupas de cima”, “roupas para balada”, dentre outras formas. 

Outra dica importante é separar as roupas pelo tecido, ou seja, deixar as de tecidos mais leves agrupadas, separadas das peças de tecido mais grosso. 

Você também pode separar por peças mais curtas e peças mais longas, como as calças e as bermudas, por exemplo, ou separar as peças por cor, se for mais organizado.

Tenha cabides padronizados

Uma dica que poucas pessoas sabem é que dá para organizar guarda-roupa apenas com os cabides. 

Tenha cabides que combinem, ou que, de preferência, sejam iguais, ou do mesmo material. 

Além disso, mantenha os ganchos virados para dentro, pois fica com mais aparência de organização e mais fácil de visualizar as peças. 

Identifique os espaços com etiquetas

Para ficar mais fácil manter a organização durante o dia a dia, coloque etiqueta nos espaços. Essas etiquetas podem ser colocadas em partes visíveis de gavetas e prateleiras, por exemplo.

Dessa forma, antes de mesmo de abrir, você saberá que tipos de peças deveriam estar ali, e poderá guardar melhor suas roupas. 

Se você divide o guarda-roupa com outra pessoa, essas etiquetas também ajudarão a saber onde deveria estar cada peça não só no momento de guardar, mas no momento de pegar as peças para utilizar. 

Com as etiquetas, você não precisará mais revirar todo o guarda-roupa para saber onde ficam seus suéteres, por exemplo.

Separe as roupas por estação

Essa é uma dica, principalmente, para quem tem guarda-roupas pequenos, mas se aplica a qualquer guarda-roupa ou closet. Não guarde peças de estações diferentes juntas. 

Deixe um espaço destinado para as peças que não forem da estação atual, e utilize a maior parte do guarda-roupa para organizar as roupas que está utilizando atualmente. 

Se você tiver um guarda-roupas pequeno, uma boa ideia é ter caixas fora do guarda-roupa para guardar as peças que estão fora da estação. Assim, economiza espaço dentro do roupeiro e pode guardar as peças da estação com mais facilidade.

Inove com os cabides

Você sabia que é possível customizar os cabides e quaisquer peças e acessórios de maneira muito mais organizada e ainda economizando espaço?

As ideias são infinitas, mas algumas delas são, por exemplo: colocar argolas para guardar lenços e mantas, ou colocar ganchos para pendurar os cintos ou acessórios.

No caso dos lenços, se você não quiser colocar as argolas, uma alternativa é amarrá-los no próprio cabide. De ambas as formas, você consegue colocar várias peças em um mesmo cabide.

Organizar guarda-roupa: acessórios também é fundamental

Os acessórios são itens que podem roubar espaço no seu guarda-roupa, e deixá-los organizados é fundamental. Isso porque, se forem mal armazenados, podem ter sua durabilidade prejudicada. 

Por isso, coloque as joias e bijuterias em organizadores ou porta-joias, para que eles não acabem se enroscando uns nos outros e fiquem separados de forma mais organizada. 

As bolsas também merecem seu cantinho especial. Algumas alternativas são separar uma prateleira só para elas, ou então, colocar em organizadores ou nichos próprios para bolsas.

Web Stories

Perguntas Frequentes

Como organizar um guarda-roupa com pouco espaço?

Uma boa maneira de ganhar espaço dentro de um guarda-roupa é dobrar as peças para que elas ocupem menos espaço. Outra é guardar os sapatos em outro espaço, fora do guarda-roupa, pois assim ele fica mais disponível. O importante é que as peças fiquem organizadas de modo a facilitar a visualização das mesmas.

Como organizar as gavetas do guarda-roupa?

A maneira mais fácil de guardar roupas em gavetas é dobrar as peças em rolinhos. Se ainda ficar difícil de manter a organização, utilize um organizador de gavetas. Além disso, é importante definir quais peças ficarão dentro de cada gaveta, e destinar cada gaveta para apenas um ou dois tipos de peça.

Como organizar um guarda-roupa de casal pequeno?

O primeiro ponto, em qualquer guarda-roupa de casal, é estipular qual é o espaço destinado de cada um. Cada um deve ter as suas próprias gavetas, e seu próprio espaço para pendurar as roupas. Outro item importante é utilizar cabides específicos para cada tipo de peça, como o caso das calças, que possuem um cabide específico para elas.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.