Como pagar IPTU atrasado? Consulta e regularização (Tutorial)

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo que deve ser pago anualmente pelos proprietários de imóveis em todo o Brasil.

No entanto, em alguns casos, pode ocorrer de o contribuinte não conseguir pagar o IPTU dentro do prazo estabelecido pela prefeitura.

Quando isso acontece, o imposto é considerado atrasado e podem surgir multas e juros, além de outras penalidades mais severas.

E neste artigo, vamos falar sobre como pagar IPTU atrasado, o que fazer em caso de inadimplência e como regularizar sua situação junto à prefeitura. Acompanhe nosso tutorial e veja como é possível regularizar sua situação e ficar em dia com suas obrigações fiscais.

Passo a passo de como pagar IPTU atrasado

É bem importante você ficar antenado com a situação do seu imóvel e se você deve alguma coisa do IPTU. E para ver isso é bem simples para entender como pagar IPTU atrasado:

  • No portal da prefeitura da sua cidade, vai existir uma opção de emitir o boleto do IPTU, mas você precisa acessar e imprimir a sua 2 via do IPTU atrasado.
  • Quando você pesquisa a guia com o número de cadastro do seu imóvel, você vai ver na hora se existem alguma dívida pendente ou não, para que você possa regularizar tudo.

Vamos dar um exemplo com o site da prefeitura de São Paulo para você entender como pagar IPTU atrasado. Primeiro, informe o número de contribuinte, e escolha a quantidade de parcelas que você deseja.

Agora, informe o ano do exercício e o código da imagem para conseguir gerar sua segunda via.

Com o boleto em mãos você pode regularizar fazendo o pagamento do imposto e tudo vai ficar certo.

Como pagar IPTU atrasado?
Como pagar IPTU atrasado. Foto: Canva

Entenda tudo sobre o IPTU São Paulo 2023 nesse artigo!

Onde posso pagar o boleto do IPTU atrasado?

Depois que você entendeu como pagar IPTU atrasado, você precisa saber onde pagar o boleto. E deve ser quitado direto na agência do seu banco autorizada. Já que não são todos os lugares que são aceitos. E os bancos autorizados para fazer o pagamento do IPTU atrasado são:

  1. Bradesco.
  2. Caixa.
  3. Santander.
  4. Banco do Brasil.
  5. Itaú.
  6. E alguns outros.
Como pagar IPTU atrasado?

O que acontece se você não pagar seu IPTU?

Se você não pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) dentro do prazo estabelecido pela prefeitura, o imposto é considerado atrasado e pode gerar uma série de consequências.

Em primeiro lugar, serão aplicadas multas e juros sobre o valor devido. Essas taxas podem variar de acordo com a legislação de cada município e podem ser acumulativas, aumentando ainda mais a dívida com o tempo.

Além disso, o contribuinte pode ter seu nome inscrito na dívida ativa da prefeitura, o que pode acarretar uma série de restrições, como a impossibilidade de obter certidões negativas de débitos e a restrição para realizar transações imobiliárias.

Veja agora mais sobre o que é IPTU e como é calculado e cobrado!

Em casos mais extremos, a prefeitura pode entrar com uma ação judicial para cobrar o valor devido e, em alguns casos, até mesmo executar a dívida, o que pode resultar na penhora do imóvel.

Portanto, é importante ficar atento aos prazos de pagamento do IPTU e, caso não seja possível pagá-lo integralmente, buscar opções de parcelamento ou negociação da dívida com a prefeitura.

Como pagar IPTU atrasado
Como pagar IPTU atrasado. Foto: Divulgação

Como pagar IPTU via débito automático?

Pagar o seu IPTU via débito automático é muito mais prático e não corre o risco de você ter problemas maiores com a prefeitura no futuro. Já que o valor é descontado automaticamente da sua conta corrente antes da data de vencimento.

Para conseguir cadastrar esse débito automático você precisa optar pela opção de pagamento parcelado. Pegue a primeira parcela e vá na agência do seu banco, pela internet ou caixa eletrônico.

Agora, preencha a autorização que foi enviada junto da notificação de lançamento do imposto no seu endereço. Você também pode achar essa notificação no site da sua prefeitura da sua cidade. Depois, basta enviar e autorizar o seu banco pagar o IPTU antes da data de vencimento.

Está feito. As parcelas do seu imposto será debitado tudo de forma automática da sua conta que você colocou como autorizado de fazer o processo.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender como pagar IPTU atrasado? Mostramos como consultar e você se regularizar em relação a isso! E caso fique com alguma dúvida, não deixe de perguntar logo aqui abaixo na área de comentários!

E se esse artigo te ajudou de alguma forma, e caso tenha gostado, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que assim você vai ajudar o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais conteúdos informativos como esse!

Perguntas Frequentes

Por que regularizar o IPTU?

Regularizar o IPTU é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, o não pagamento do imposto pode acarretar uma série de consequências, como a aplicação de multas e juros, a inscrição do nome do contribuinte na dívida ativa da prefeitura e até mesmo a possibilidade de execução da dívida, o que pode resultar na penhora do imóvel. Imóveis com o imposto atrasado podem ter restrições para a obtenção de certidões negativas de débitos e para a realização de transações imobiliárias, o que pode prejudicar o proprietário na hora de vender ou alugar o imóvel.

Como pagar IPTU atrasado 2022?

Antes de fazer o pagamento, é importante verificar o valor exato da dívida, com os acréscimos de juros e multas. Para isso, é possível consultar o site da prefeitura ou comparecer ao setor responsável pelo IPTU, ou no site da prefeitura da sua cidade. Em situações mais complexas, pode ser interessante buscar ajuda de um contador ou advogado especializado em questões tributárias, que poderá orientá-lo sobre a melhor forma de regularizar sua situação.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.