Como Plantar Alface: 10 Dicas Fundamentais + Passo a Passo Completo!

Quer saber a forma mais simples e fácil de como plantar alface, ter belos e deliciosos pés em seu quintal? Então confira já, em nosso conteúdo do Blog do KD e descubra dicas imperdíveis para um cultivo de sucesso!

Como Plantar Alface

O plantio da alface pode ser feito a partir de sementes ou mudas. Para plantar a partir de sementes, basta colocar as sementes em uma panela com água e deixar germinar por cerca de 3 dias. Em seguida, escolha uma área do jardim que receba bastante sol durante o dia e faça covas com cerca de 15 cm de profundidade. Coloque uma semente em cada cova e cubra com uma camada de terra. Regue diariamente até que as plantas estejam bem estabelecidas.

Plantação hidropônica de alface
Alface plantada na água. Foto: Pixabay

Já para plantar a partir de mudas, basta escolher uma área do jardim com bastante sol e fazer covas com cerca de 15 cm de profundidade. Coloque uma muda em cada cova e cubra com uma camada de terra. Regue diariamente até que as plantas estejam bem estabelecidas.

O Substrato

O substrato ideal para o cultivo da alface é rico em matéria orgânica e bem drenável. Uma boa opção é a mistura de terra vegetal com areia grossa em partes iguais. Outra opção é a mistura de terra vegetal com húmus em partes iguais.

Plantação de alface
Roça de alface. Foto: Pixabay

Luz Adequada

A alface precisa de bastante sol para crescer bem, por isso é importante escolher uma área do jardim que receba bastante luz solar durante o dia. Se possível, escolha uma área que receba pelo menos 6 horas de sol por dia.

Clima Ideal

A alface é uma hortaliça que se adapta bem a diversas temperaturas, mas o ideal é que a temperatura do ar esteja entre 18ºC e 25ºC. Se a temperatura do ar for muito alta, as folhas da alface ficarão amareladas e se a temperatura do ar for muito baixa, as folhas da alface ficarão manchadas.

Como plantar alface
Pés de alface. Foto: Pixabay

Como Fazer As Regas

O ideal é regar as plantas 2 vezes ao dia, de manhã e à tarde, utilizando uma mangueira com bico fino para evitar que as folhas sejam molhadas. É importante não encharcar o substrato, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes. Se possível, utilize água da chuva para regar as plantas.

Saiba mais: Como plantar girassol: Confira o passo a passo completo + dicas de cultivo!

Saiba Adubar Corretamente!

O ideal é adubar as plantas a cada 15 dias utilizando um adubo orgânico, como o esterco de vaca ou o composto de frutas e verduras. Para aplicar o adubo, basta colocar uma camada fina no substrato ao redor das plantas e regar bem.

Muda de alface
Como plantar alface no solo. Foto: Pixabay

As Pestes na Alface: Conheça Mais!

As principais pragas que atacam as plantas de alface são as lagartas e as pulgões. As principais doenças que afetam as plantas de alface são o mofo branco e o oídio.

Tratamento das Doenças e Pragas

Para tratar das pragas, basta fazer um repelente caseiro com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de óleo de cozinha. Coloque o repelente em um borrifador e pulverize nas plantas a cada 15 dias. Para tratar das doenças, basta fazer um fungicida caseiro com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Coloque o fungicida em um borrifador e pulverize nas plantas a cada 15 dias.

Estufa com pés de alface
Alface plantada em uma estufa. Foto: Pixabay

Onde Cultivá-las? Saiba Mais!

As plantas de alface podem ser mantidas em vasos ou jardineiras dentro de casa ou em um jardim externo. Se possível, mantenha as plantas em um local com bastante luz solar durante o dia.

Veja já: Como plantar chuchu: Veja um passo a passo simples + dicas de cultivo!

Dicas Extras Para Cuidar da Alface

Diferentes espécies de alface
Tipos de alface. Foto: Pixabay

Confira abaixo algumas dicas extras para cultivo de alface:

  • O ideal é regar as plantas 2 vezes ao dia, de manhã e à tarde, utilizando uma mangueira com bico fino para evitar que as folhas sejam molhadas.
  • As plantas de alface podem ser mantidas em vasos ou jardineiras dentro de casa ou em um jardim externo.
  • O substrato ideal para o cultivo da alface é rico em matéria orgânica e bem drenável.

E aí, Gostou?

Se você gostou de saber como plantar alface, veja mais conteúdos como esse, em nosso blog do KD! Vote em nossas estrelinhas e comente aqui, para sabermos a sua opinião, sobre os assuntos exclusivos do nosso site! Compartilhe nas redes sociais, para que mais gente possa conferir nossas dicas!

Perguntas Frequentes

Como plantar alface?

Para começar a plantar sua alface, você precisará pegar algumas sementes e plantá-las em um vaso com terra fértil. Depois de plantar as sementes, você precisará regá-las e mantê-las em um local quente e ensolarado. Após alguns dias, as sementes germinarão e você poderá transplantá-las para o seu jardim.

Quais são os cuidados que devo ter com minha alface?

Depois de transplantar sua alface para o jardim, você precisará regá-la regularmente e mantê-la em um local ensolarado. Você também precisará remover as folhas murchas e doentes para que a planta possa se concentrar em crescer novas folhas.

Quanto tempo leva para a alface crescer?

A alface geralmente leva cerca de 30 dias para crescer e ficar pronta para o consumo. No entanto, isso pode variar de acordo com o tipo de alface que você está plantando.

Posso colher as folhas da alface quando elas estiverem maduras?

Sim, você pode colher as folhas da alface quando elas estiverem maduras. No entanto, é importante notar que as folhas da alface tendem a ficar amargas quando estão totalmente maduras. Portanto, você pode querer colher as folhas da alface antes de elas atingirem esse ponto.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.