Como plantar ameixa: Veja aqui 7 dicas essenciais para se ter um bom cultivo!

Está querendo saber como plantar ameixa no quintal de sua casa? Neste artigo do Portal KD, você vai encontrar informações completas e dicas incríveis sobre como plantar ameixa a partir das sementes! Por isso, leia todo o conteúdo dessa redação até o final e com muita atenção para não perder nenhum detalhe importante!

O que é ameixa?

A Ameixa é uma fruta muito conhecida ao redor do mundo e pertence a duas espécies principais, a Prunus doméstica, que é originária da região da Turquia e Pérsia, também conhecida como ameixa europeia, além disso também existe a Prunus salicina conhecida como ameixa japonesa e originária da China.

Atualmente no Brasil, é possível encontrar produtores de ameixas no Rio Grande do Sul até os estados do Sudeste, por causa da adaptação ao clima, com isso ela precisa ser importada de outros países para poder abastecer o comércio brasileiro.

Além disso a ameixa é uma fruta deliciosa e muito nutritiva que é rica em vitaminas do complexo B, A e K, além de também possui minerais essências para a saúde humana como fósforo, cobre, manganês e potássio.

Como plantar ameixa
Como plantar ameixa. Foto: Pixabay.

Como plantar ameixa em casa

A ameixa é uma fruta deliciosa e nutritiva, por isso que neste artigo iremos te ensinar um jeito prático e simples de como plantar ameixa em sua casa!

Escolha das Sementes e Germinação

A primeira coisa que deve ser feita é selecionar as sementes corretamente, se você não quer comprar sementes de ameixa prontas em uma floricultura especializada, é possível obter as sementes de frutas que você comprou no supermercado, para fazer isso é recomendado que você colete as sementes no verão, que é a época de amadurecimento das ameixas.

Após obter furtas maduras, retire os caroços e deixe-os secar com luz solar por 3 ou 4 dias, em seguida quebre os caroços para poder obter as sementes, em seguida coloque as sementes em um copo de água, pois desse jeito você vai poder verificar quais delas estão saudáveis e contendo nutrientes.

Agora vamos iniciar o processo de germinação, coloque as sementes saudáveis embrulhadas em um papel toalha úmido, coloque dentro de um saco plástico e deixe dentro da geladeira em uma temperatura próxima dos 5° C, dentro de 2 a 10 semanas as sementes estarão germinadas.

Escolhendo e local e plantando as sementes

Com as sementes já germinadas, prepare um vaso pequeno de 13 a 15 cm e o preencha com um solo que contenha uma boa drenagem, em seguida enterre a semente a uma profundidade de 5 cm, cubra com terra e regue até o solo ficar úmido. Deixe o vaso em um local que receba no mínimo 6 horas de luz solar por dia e verifique a umidade do solo todos os dias.

Quando a planta começar a crescer demais, você pode transportá-la para um vaso maior ou para o quintal de sua casa, porém é importante se certificar que o caule já é forte o suficiente para aguentar o vento. Com isso você deve obter frutos deliciosos dentro do período de 3 a 5 anos!

Ameixas no cesto
Ameixas no cesto. Foto: Pixabay.

Melhor substrato para plantar ameixa

O melhor substrato para plantar ameixas é um substrato fértil e bem drenável. Aqui estão algumas dicas para escolher o melhor substrato:

  1. Mistura de terra: Uma mistura de terra orgânica e areia é uma boa opção para garantir boa drenagem e fertilidade.
  2. Adubo: Adicione adubo orgânico à mistura de terra para fornecer nutrientes à planta.
  3. pH: Verifique o pH da mistura de terra e certifique-se de que esteja entre 6,0 e 7,0, o que é ideal para a maioria das plantas.

Lembre-se de que o solo úmido e fértil é fundamental para o crescimento saudável das ameixas. Verifique o substrato regularmente e adicione mais adubo se necessário para garantir que a planta receba os nutrientes de que precisa.

Como plantar ameixa: Iluminação

O cultivo de ameixa exige cuidados específicos com a iluminação, sendo luz solar é fundamental para o desenvolvimento saudável do fruto, proporcionando nutrientes e ajudando na absorção de água. Com isso o recomendado é que nos primeiros meses de cultivo, a ameixeira receba no mínimo 6 horas de luz diariamente, porém é claro que com o crescimento da árvore, este tempo deve aumentar.

Veja Também: Como plantar alho-poró

Temperatura ideal para cultivar ameixa

A ameixa é uma fruta muito deliciosa e saudável, sendo ideal para ser cultivada em climas mais quentes. Para que ela possa crescer e se desenvolver de forma saudável, é importante que a temperatura ideal para o seu cultivo seja de 17°C a 25°C. Quando a temperatura é muito baixa, isso pode afetar a floração das árvores e reduzir a qualidade e quantidade dos frutos. Além disso, quando a temperatura está muito alta, as ameixas podem ficar doentes ou secar.

Como regar ameixeira corretamente

Regar uma ameixeira corretamente é fundamental para garantir a abundância de frutos saudáveis, sendo assim o ideal é que ela seja regada com frequência, evitando períodos longos de secura, especialmente durante o verão. O melhor é regar no início da manhã, para que a água penetre profundamente na terra e não se perca na evaporação.

Além disso é importante regar o solo ao redor da planta durante o seu período de desenvolvimento, deixando a terra sempre úmida mas não encharcada.

Ameixas cortadas
Ameixas cortadas. Foto: Pixabay.

Melhor tipo de adubo para cultivar ameixa

O adubo é fundamental para o crescimento saudável da ameixeira, pois fornece os nutrientes essenciais que a planta precisa para se desenvolver corretamente e produzir frutos saborosos. Sendo assim, o melhor tipo de adubo para plantar ameixa sem dúvida alguma é o orgânico, pois ele fornece todos os nutrientes de forma natural e não é prejudicial ao solo, alguns exemples de adubos orgânicos são esterco de gado, composto de horta e cama de frango.

Além de um bom adubo, a frequência de adubação também é muito importante, pois assim você preserva os nutrientes da planta, por isso é recomendado adubar a planta a cada 3 meses durante o seu processo de crescimento e uma vez por ano após a formação da árvore com frutos.

Pragas e doenças em ameixa

A ameixa é uma fruta deliciosa, muito apreciada por seu sabor e nutrientes. No entanto, como qualquer outra fruta, ela pode sofrer com problemas de pragas e doenças. Algumas das principais pragas que afetam as ameixas são os percevejos, as lagartas, os cupins e os carrapatos. Esses insetos podem causar danos significativos às árvores e às frutas, reduzindo a produção de colheita.

Algumas doenças também podem prejudicar o cultivo, a mais comum é a mancha marrom, que pode levar à desfolhação prematura e à perda da produção de frutos. Outro problema é o míldio, que é causado por fungos e pode causar manchas nas folhas e nos frutos da árvore.

Para evitar esses problemas, é importante monitorar periodicamente a plantação para identificar possíveis infestações ou doenças. Além disso, recomenda-se o uso de pesticidas e outros produtos químicos para controlar pragas e doenças, se necessário.

Gostou?

As dicas que disponibilizamos neste artigo te ajudaram a entender como plantar ameixa de uma maneira simples na sua casa? Se você gostou deste artigo e quer obter mais dicas e informações úteis sobre jardinagem e decoração, não deixe de visitar o Portal KD!

Perguntas Frequentes

Como plantar ameixa em casa?

Plantar ameixa em casa exige alguns processos, em primeiro lugar escolha um local com bastante luz solar direta, prepare o solo com composto orgânico e adicione areia grossa para melhorar o dreno, em seguida plante as sementes já germinadas a 5 cm de profundidade e regue a terra para ficar úmida. Dentro de alguns meses a planta vai estar bem desenvolvida e você poderá transportá-la para um vaso maior ou para o quintal de sua casa.

Qual é o melhor tipo de adubo para cuidar de ameixa?

O melhor tipo de adubo para cuidar de ameixeira é o orgânico, podendo ser esterco de gado ou compostos de horta, além disso é interessante que você forneça nutrientes como nitrogênio e potássio para estimular o desenvolvimento da planta.

Quando se deve colher ameixas?

A melhor época para se colher ameixas no Brasil é entre os meses de outubro e dezembro, contudo em alguns lugares da região sul brasileira, a colheita pode ser feita antecipadamente.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.