Como plantar batata doce: Veja o Passo a Passo Completo!

Confira dicas fundamentais e saiba a o passo a passo completo sobre como plantar batata doce, em nosso conteúdo completo, feito pela equipe do KD!

Batata Doce: Aprenda como fazer o plantio!

No Brasil, a batata-doce é cultivada principalmente no Sul do país, devido às condições climáticas favoráveis à sua produção. A batata-doce também pode ser encontrada em outras regiões do país, como o Nordeste, onde é cultivada em pequena escala.

Origem

A batata-doce é nativa da América do Sul e da América Central. A primeira referência ao vegetal data de 1550, quando o espanhol Gonzalo Fernández de Oviedo y Valdés mencionou a batata-doce em seu livro “História Geral e Natural das Ilhas do Mar Oceano”.

Como plantar batata doce
Batata doce na terra. Foto: Pixabay

Como plantar batata doce: Saiba mais!

A batata doce é um tubérculo, e os tubérculos são geralmente plantados em locais onde há bastante espaço para eles se expandirem. No entanto, se você não tem espaço para uma plantação, pode sempre cultivar batatas doces em vasos. Aqui estão algumas dicas para plantar batatas doces em vasos:

  1. Escolha um vaso que seja pelo menos 30 centímetros de largura e 30 de profundidade. Isso garantirá que a batata doce tenha espaço suficiente para se expandir.
  2. Encha o vaso com uma mistura de solo e areia. A batata doce precisa de um solo bem drenado, então a areia ajudará a manter o solo solto e drenado.
  3. Adicione uma camada de 2 a 3 centímetros de matéria orgânica, como composto ou esterco, à superfície do solo. A matéria orgânica ajudará a manter o solo úmido e enriquecido.
  4. Coloque as batatas doces nos vasos, deixando cerca de 12 centímetros de espaço entre elas.
  5. Cubra as batatas doces com 2 a 3 centímetros de matéria orgânica e solo. Deixe cerca de 1 a 2 centímetros da parte superior das batatas doces expostas.
  6. Regue as batatas doces abundante e regularmente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado.
  7. Coloque os vasos em um local ensolarado e quente. As batatas doces precisam de muito sol para crescer e produzir tubérculos.
  8. Quando as batatas doces estiverem crescendo, cubra-as com uma camada de 2 a 3 centímetros de palha ou serragem para evitar que o solo fique encharcado. Isso também ajudará a manter o solo mais quente.
  9. Quando as plantas estiverem crescendo, colha as folhas para evitar que as batatas doces sejam envenenadas pelo alcalóide solanina. As folhas da batata doce são tóxicas se ingeridas em grandes quantidades.
  10. Quando as batatas doces estiverem maduras, retire-as cuidadosamente do vaso e coloque-as em uma cesta ou caixa para armazená-las. As batatas doces podem ser armazenadas em um local fresco e escuro por até 6 meses.
Homem colhendo batata doce
Homem com batata doce colhida. Foto: Pexels

Substrato ideal

O ideal é que o substrato seja uma mistura de areia, terra e composto orgânico. A batata doce também pode ser cultivada em vasos.

Saiba mais: Como plantar chuchu!

Iluminação

A batata doce precisa de muita luz solar para crescer bem, então escolha um local ensolarado para plantar. Se você estiver cultivando em vasos, certifique-se de que eles sejam colocados ao lado de uma janela.

Como plantar batata doce: Temperatura

A batata doce cresce melhor em temperaturas entre 21°C e 27°C. Se as temperaturas ficarem abaixo de 10°C, o crescimento da planta pode ser prejudicado.

Batata Doce lavada
Batata Doce: Foto: Pexels

Como regar

Regue a batata doce uma vez por semana, deixando o solo úmido, mas não encharcado. Se o solo estiver muito seco, a planta pode ficar estressada e o crescimento pode ser prejudicado.

Como adubar

Adube a batata doce uma vez por mês, usando um fertilizante orgânico ou mineral. Opte sempre que possível por um adubo orgânico! Os adubos orgânicos são mais naturais e oferecem nutrientes mais saudáveis a planta, deixando-a mais saudável e forte!

Confira também: Veja 3 formas de Como Plantar Alho em casa!

Como plantar batata doce: Faça mudas!

Para fazer mudas de batata doce, você precisará de uma batata doce madura, uma faca afiada e um vaso pequeno com substrato fértil. Corte a batata doce ao meio, deixando um pedaço de casca em cada metade. Coloque as metades com a casca para baixo em um vaso com substrato úmido e deixe-as ao lado de uma janela ensolarada. As mudas devem brotar em 2-3 semanas. Transplante as mudas para o jardim quando elas tiverem 10-15 cm de altura.

Batata doce na terra
Como plantar batata doce. Foto: Pexels

Pragas e doenças

As principais pragas da batata doce são as larvas de besouros e as larvas de moscas. As doenças mais comuns são a mancha bacteriana e a podridão da raiz.

Como tratar?

Para tratar das pragas, você pode usar inseticidas naturais ou químicos. Se a planta estiver doente, remova as partes afetadas e destrua-as. Certifique-se de que as ferramentas estejam limpas e desinfetadas para evitar a disseminação das doenças.

Veja já: Como plantar cenoura!

Onde mantê-las?

Mantenha as batatas doces em um local fresco e escuro, como uma despensa ou um armário. Elas podem ficar guardadas por até 6 meses.

Diversas batatas doces já colhidas
Batata doce limpa. Foto: Pixabay

Benefícios da Batata Doce

A batata doce é rica em nutrientes, como vitamina A, vitamina C, vitamina B6, ferro e potássio. Ela também é uma boa fonte de fibras dietéticas. A batata doce contém compostos antioxidantes que podem ajudar a proteger o corpo contra o dano celular. Alguns estudos também sugerem que os compostos da batata doce podem ajudar a diminuir o risco de algumas doenças, como o câncer de cólon.

Acesse e saiba mais: Como Plantar Morango na sua casa!

Curiosidades sobre a Batata Doce

A batata doce é um parente próximo da batata comum, mas elas não são exatamente iguais. A batata doce é um vegetal, enquanto a batata comum é um tubérculo. As batatas doces também são mais doces do que as batatas comuns e geralmente são mais escuras. A batata doce é uma das frutas e vegetais mais consumidos no mundo, perdendo apenas para a batata comum.

E aí, gostou?

Se você quer conhecer mais conteúdos como esse sobre como plantar batata doce, acesse nosso site do KD e saiba mais!

Perguntas Frequentes

Quais os cuidados que devo ter ao plantar batata doce?

É importante escolher um local que receba bastante sol durante o dia e que seja fácil de regar. O ideal é que a terra seja fértil, bem drenada e com boa aeração. Se possível, adube o solo com composto orgânico antes de plantar.

Como faço para saber se a batata doce está madura para ser colhida?

Geralmente, a batata doce está madura quando atinge o tamanho desejado e a casca fica mais fina e lisa. Você também pode testar a batata doce apertando-a com o dedo: se ela for macia, está pronta para ser colhida.

Devo lavar as batatas doces antes de consumi-las?

Não é necessário lavar as batatas doces antes de consumi-las, mas você pode lavá-las se quiser. Lembre-se de descartar as batatas doces que estiverem murchas ou com manchas escuras.

Posso plantar batata doce em vasos?

Sim, é possível plantar batata doce em vasos, desde que eles sejam grandes o suficiente para acomodar o crescimento das plantas. É importante lembrar que os vasos tendem a secar mais rapidamente, então fique atento às regas.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.