Como plantar café: Veja aqui 8 dicas essenciais para cultivar em casa!

Quer aprender como plantar café no quintal de casa de um jeito prático e divertido? Aqui no Portal KD, nossa equipe elaborou um conteúdo bem completo com dicas e informações incríveis que você precisa saber para ter um bom cultivo de café! Por isso, leia até o final e com muita atenção para não perder nenhum detalhe importante!

O que é café e qual a sua origem?

Sem dúvidas você sabe o que é café, mas possivelmente você conhece aquele pó escuro que compramos no supermercado que quando misturado com água quente forma uma bebida deliciosa. No entanto você sabe como o café é feito e de onde ele vem?

O cafeeiro é a planta que produz os frutos que geram as sementes de café, que após serem colhidas, são secas, torradas e trituradas para serem comercializadas. A origem do café é antiga e segundo estudos de especialistas o cafeeiro começou a se desenvolver inicialmente na região africana da Etiópia, porém a planta se espalhou ao redor do mundo no período das colonizações.

Nos dias de hoje, o café é uma bebida apreciada no mundo todo, pois além de ser muito delicioso, a bebida também oferece benefícios para a saúde humana, pois desperta energia e é rico em antioxidantes importantes para o organismo, por isso quem tem um cafeeiro em casa, tem uma sorte muito grande!

Como plantar café
Como plantar café. Foto: Pixabay.

Como plantar café em casa

Para que você possa aprender a como plantar café em casa de um jeito simples e divertido, basta seguir as recomendações que iremos disponibilizar ao longo deste artigo!

Em primeiro, nós iremos te explicar como plantar café em um vaso, pois desse jeito você vai ter um controle maior sobre o desenvolvimento da cafeeiro em seus primeiros mês até que as mudas se formem. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é fazer uma boa seleção de sementes, porém isso pode ser um pouco complicado, por isso recomendamos que você compre sementes ou mudas de uma floricultura especializada confiável.

Após adquirir as sementes, prepare os vasos com um solo bem drenado e um pouco de composto orgânico para fornecer nutrientes, em seguida plante as sementes a 1 cm de profundidade e regue até a terra ficar úmida. Como o cafeeiro é uma planta que gosta de climas mais tropicais, é importante manter seus vasinhos um local que receba uma boa quantidade de luz solar, porém lembre-se de sempre manter a terra úmida.

Depois de um certo período quando você já tiver obtido algumas mudas, você pode transportá-las para o quintal de casa, basta escolher um local adequado que receba uma boa quantidade de luz solar e possua um solo bem drenado. Faça alguns buracos grandes o suficientes para comportar as raízes dos cafeeiros e após colocar suas mudas despeje uma pouco de fertilizante orgânico.

Uma dica extra que pode te ajudar muito a cuidar das suas plantinha nos primeiros meses de cultivo é preparar algumas hastes para ajudar na sustentação dos pequenos cafeeiros, que pode acabar quebrando quando forem transportados para uma área aberta.

Veja Também: Como plantar amora

Melhor substrato para plantar café

O melhor substrato para plantar café é aquele que oferece condições ideais de umidade, drenagem, nutrição e pH, sendo assim uma boa opção é uma mistura de solo fértil, turfa e areia, ou terra de horta adicionada de areia para melhorar a drenagem.

Além disso é importante certificar-se de que o substrato escolhido seja fresco, sem ervas daninhas e doenças, e monitorar regularmente as condições do substrato para garantir o crescimento saudável das plantas.

Café moído
Café moído. Foto: Pixabay.

Clima ideal para cultivar café

O cafeeiro é uma planta adaptada para o clima tropical, por isso o recomendado é que o cultivo seja feito em uma região que apresente uma boa umidade, relativamente entre 60 a 70% para obter um bom desenvolvimento, além disso a temperatura é muito importante, por isso é interessante manter o cafeeiro submetido a uma temperatura média de 22°C e tomar alguns cuidados quando houver calor extremo.

Outro fator importante que pode ser relacionado ao clima é a luminosidade que o cafeeiro precisa receber, sendo assim um período de 6 horas de luz solar é mais do que suficiente para saciar as necessidades da planta.

Como plantar café: Irrigação

A irrigação é uma pratica fundamental para se obter bons resultados no cultivo de café, por isso o recomendado é regar o cafeeiro com frequência para manter o solo úmido, porém sempre tome muito cuidado para não deixar a terra encharcada e acabar afogando a planta.

Além disso, o melhor horário do dia para regar o seu pé de café é logo pela manhã, pois assim menos água irá evaporar e planta ficará mais nutrida.

Qual é o melhor adubo para cuidar de café

O melhor adubo para cuidar do cafeeiro é aquela que fornece os nutrientes e elementos necessários para o crescimento e desenvolvimento da planta, sendo assim uma boa escolha é o adubo orgânico como esterco de bovinos, cama de galo ou compostagem de horta, pois além de possuírem todos os nutrientes necessários, eles também não são prejudiciais ao solo como alguns fertilizantes químicos mais concentrados.

Grãos de café em saco
Grãos de café em saco. Foto: Pixabay.

Pragas e doenças em pé de café

O café é uma das culturas mais importantes do Brasil e traz incontáveis benefícios para a economia. Contudo, alguns fatores podem comprometer a qualidade da plantação e a produção, como pragas e doenças.

Os sintomas mais comuns que alertam para o ataque de pragas em pés de café são pontos amarelados nas folhas, desfolha parcial e queda das flores. As principais pragas que atacam o café são: o ácaro-vermelho, tripés, lagartas, cochonilhas, bicho mineiro e também os insetos-praga.

Por outro lado, as doenças que podem afetar os pés de café são: antracnose, ferrugem da folha e cancro cítrico. Estas doenças são causadas por fungos patogênicos que se alojam nas plantas e nos frutos.

O controle destes problemas é fundamental para evitar danos a longo prazo na produção. Algumas práticas recomendadas são: adubação adequada, monitoramento constante e aplicação de defensivos agrícolas específicos para cada caso.

Gostou?

E aí, você conseguiu entender como plantar café e como cuidar das mudas depois de coloca-las em seu jardim? Nós da equipe do Portal KD, nos esforçamos muito para poder entregar um conteúdo informativo de qualidade para nossos leitores, por isso se você considerar que em nosso artigo teve alguma falha ou faltou alguma informação, por favor sinta-se a vontade para expressar sua opinião no espaço para comentários aqui abaixo!

Perguntas Frequentes

Como plantar café em casa?

Para entender como plantar café em casa, primeiro é preciso fazer uma boa seleção de sementes ou obter mudas saudáveis. Caso queira plantar usando sementes, prepare alguns vasos pequenos com terra e matéria orgânica, em seguida enterre as sementes com 1 cm de profundidade e regue até a terra ficar úmida. Após algum tempo, plante as mudas no quintal e cuide para que o solo não fique seco.

Qual é o melhor tipo de adubo para cultivar café?

O melhor tipo de adubo para se plantar café é o adubo orgânico, preferencialmente esterco de bovinos ou compostagem de horta, pois além de não prejudicaram o solo, eles também possuem todos os nutrientes essenciais que o cafeeiro necessita para poder se desenvolver.

Como regar café corretamente?

A irrigação é um processo importante para o desenvolvimento do cafeeiro, sendo assim o recomendado é conferir com frequência a umidade do solo, além disso também devesse usar água limpa para regar a base da planta, assim será possível evitar uma série de doenças.

Qual é o clima ideal para cultivar café?

O cafeeiro é uma planta adaptada ao clima tropical, por isso a temperatura e a umidade são essências para o bom desenvolvimento da planta. Para que você tenha uma noção, o ideal é manter o cafeeiro em um temperatura média de 22°C e uma umidade de 60 a 70%.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.