Como plantar girassol: Confira o passo a passo completo + dicas de cultivo!

Quer aprender como plantar girassol de uma forma fácil, para garantir lindas flores, com muita vida e cor? Então confira a seguir, em nosso conteúdo completo do KD, o passo a passo e faça já a sua plantação de girassóis!

Origem

Os girassóis são plantas da família das asteráceas, podendo atingir até três metros de altura. O seu nome científico é Helianthus annuus. A espécie é originária das regiões centrais dos Estados Unidos, onde crescem nas pradarias do Meio-Oeste.

Girassóis virados para o sol
Flores de girassol. Foto: Pixabay

Como plantar girassol

O girassol é uma das plantas mais bonitas e fáceis de cultivar. Se você quer saber como plantar girassol, basta seguir os passos abaixo:

  1. Escolha um local para plantar o seu girassol. Eles precisam de muito sol, então o melhor é plantá-los em um lugar ensolarado.
  2. Prepare o solo. Girassóis gostam de solo fértil e bem drenado. Você pode adicionar composto ou esterco para ajudar a melhorar a qualidade do solo.
  3. Sementes de girassol. Você pode plantar as sementes diretamente no solo ou primeiro germiná-las em uma garrafa pet.
  4. Coloque as sementes no solo e cubra-as levemente.
  5. Regue-os regularmente. Girassóis precisam de muita água, especialmente durante o verão.
  6. Fertilize as plantas. Adicione um pouco de adubo para ajudar as plantas a crescerem fortes e saudáveis.
  7. Colheita. Girassóis geralmente estão prontos para serem colhidos em cerca de 2-3 meses.
Plantação de girassol com flores em diferentes estágio
Flor de girassol verde ao lado de flor saudável e linda. Foto: Pixabay

Substrato ideal

O substrato ideal para o cultivo de girassol é bem drenado, rico em matéria orgânica e com boa aeração. A terra ideal para plantar girassol deve ser enriquecida com composto ou húmus de minhoca, para aumentar a sua fertilidade.

Mini Espada de São Jorge: Como cuidar!

Iluminação adequada!

O girassol é uma planta que precisa de muita luz solar para crescer, por isso é importante escolher um local bem iluminado para plantar. Se você cultivar girassol em vaso, é importante escolher um vaso bem transparente, para que a planta receba a luz solar diretamente.

Como plantar Girassol: A temperatura ideal

A temperatura ideal para o cultivo de girassol é de 20 a 25 graus Celsius. Se a temperatura do ambiente for muito baixa, a planta pode ficar estressada e não produzir as flores.

Como plantar girassol
Girassol com fundo escuro. Foto: Pixabay

Como regar

O girassol precisa de muita água para crescer, por isso é importante regar a planta sempre que o solo estiver seco. No entanto, é importante evitar o excesso de água, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Como plantar Girassol: A adubação correta!

O girassol precisa de um adubo rico em fósforo e potássio, para estimular o crescimento das raízes e das flores. O adubo ideal para girassol é o NPK 10-10-10.

Amarílis como cuidar: Confira os tipos e as melhores dicas!

É preciso fazer podas em girassol? Saiba mais!

Não é necessário podar o girassol, pois a planta produz as flores no caule principal. No entanto, se você deseja podar a planta para estimular o crescimento, é importante fazer isso logo após a floração, usando tesouras bem afiadas.

Flor de girassol com girassóis desfocados ao fundo
Girassol. Foto: Pixabay

Como plantar Girassol: As mudas

Para fazer mudas de girassol, é importante escolher um pedaço de caule com pelo menos três nós. Em seguida, coloque o caule em um vaso com água e deixe-o germinar por cerca de uma semana. Após esse período, transplantei as mudas para vasos com um substrato bem drenado.

Por que as folhas ficam amareladas?

As folhas amareladas do girassol podem ser causadas por falta de nutrientes, excesso de água ou falta de luz solar. Se as folhas da sua planta estão amareladas, é importante verificar o solo e o ambiente em que a planta está cultivada.

Dipladênia como cuidar: Saiba mais características e dicas sobre a flor!

Como plantar Girassol: As Pragas e doenças

As principais pragas que atacam o girassol são as larvas do besouro da soja e da lagarta-da-espiga. As doenças mais comuns são a mancha marrom e o mofo branco.

Como plantar girassol em um grande canteiro com muitas flores
Como plantar girassol em um canteiro. Foto: Pixabay

Como fazer o tratamento: Aprenda!

Para tratar as pragas e doenças do girassol, é importante usar produtos específicos para cada problema. Se as larvas do besouro da soja estiverem atacando a planta, é importante usar um inseticida para matá-las. Já o mofo branco pode ser tratado com um fungicida.

Onde mantê-las?

As plantas de girassol devem ser cultivadas em um local bem iluminado e arejado. Se possível, mantenha as plantas em um ambiente com temperatura entre 20 e 25 graus Celsius.

Como Plantar Orquídeas no vaso: Guia completo passo a passo!

Dicas extras para cultivo de girassol

Para aumentar a produtividade da planta, é importante fertilizá-la com um adubo rico em fósforo e potássio.

  • É importante regar a planta sempre que o solo estiver seco;
  • As plantas de girassol podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras;
  • As mudas de girassol devem ser transplantadas para vasos com substrato bem drenado.
Buque de girassol e outras flores
Buque de girassol. Foto: Pexels

E aí, gostou?

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como plantar girassol, comente aqui ou vote em nossas estrelas e interaja com nossa equipe. Mas se você quer conferir mais assuntos como esse, acesse nosso site do KD!

Perguntas Frequentes

Como escolher o vaso ideal para o seu girassol?

Quando for escolher o vaso para o seu girassol, leve em consideração o tamanho da planta. O ideal é que o vaso seja pelo menos um pouco maior que o tamanho do girassol. Outra coisa importante é a drenagem. O vaso deve ter furos para a drenagem da água, para evitar que a planta fique encharcada.

Qual a melhor época para plantar girassol?

A melhor época para plantar girassol é no início da primavera, quando as temperaturas começam a subir. No entanto, é possível plantar girassol durante todo o ano, desde que você escolha uma variedade que seja adequada para o clima da sua região.

Qual a melhor maneira de cuidar de um girassol?

Os girassóis são plantas que precisam de muita luz solar para crescer. Por isso, é importante escolher um local bem ensolarado para plantar a sua. Outra dica importante é não deixar a planta encharcada, pois ela pode ficar propícia a doenças. Regue apenas quando a terra estiver seca.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.