Como plantar maracujá: Passo a passo + dicas de cultivo!

Aprenda o passo a passo de como plantar maracujá e dicas completas para um bom cultivo! Saiba como fazer a sua planta prosperar e ter deliciosos frutos. Confira já, em nosso conteúdo exclusivo do Blog do KD!

Como plantar maracujá

O Maracujá é uma fruta originária da América Central e do Sul, e é cultivada no Brasil desde o século XVI. É uma planta da família das passifloráceas, e existem mais de 200 espécies diferentes de maracujá. A fruta é rica em vitamina C e tem propriedades sedativas, calmantes e digestivas. O suco do maracujá é muito utilizado na culinária, e a fruta in natura também pode ser consumida.

Homem colhendo maracujás maduros
Colheita de maracujá. Foto: Pexels

O maracujá é uma planta que pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, e é uma planta bastante resistente. No entanto, para que ela cresça saudável e produza frutos de qualidade, é importante seguir alguns cuidados específicos. A seguir, apresentamos algumas dicas de como cultivar maracujá.

Origem

Como já mencionado, o maracujá é uma fruta originária da América Central e do Sul. A primeira referência ao maracujá vem do século XVI, quando o fruto foi introduzido no Brasil pelos portugueses. No entanto, a planta só começou a ser cultivada de forma comercial no Brasil a partir do século XIX.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de maracujá do mundo, e a fruta é cultivada em todas as regiões do país. No entanto, a maior parte da produção é concentrada na Região Nordeste, especialmente no estado da Bahia.

Como plantar maracujá: Substrato ideal

O substrato ideal para o cultivo de maracujá é composto por areia, terra vegetal e húmus. A proporção ideal é de 2 partes de areia, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de húmus. Esse substrato deve ser bem drenado, para evitar o acúmulo de água na raiz da planta.

Outra opção é utilizar uma mistura de substrato orgânico com areia grossa. Essa mistura deve ter 3 partes de substrato orgânico e 1 parte de areia grossa. Esse tipo de substrato também é bastante drenado, e evita o acúmulo de água na raiz da planta.

Como plantar maracujá
Flor de maracujá. Foto: Pixabay

Iluminação

O maracujá precisa de bastante luz solar para crescer e produzir frutos. Por isso, a planta deve ser cultivada em um local ensolarado. Se possível, o ideal é cultivá-la em um local com meia sombra durante o dia, pois isso evita que as folhas da planta queimem com o sol forte.

No entanto, se o clima da sua região for bastante quente, o melhor é cultivar a planta em um local com sombra durante o dia. Isso evita que as folhas da planta queimem com o sol forte e também evita que os frutos madurem muito rapidamente.

Temperatura

A temperatura ideal para o cultivo de maracujá é entre 21ºC e 32ºC. Se a temperatura do ar for muito baixa, a planta pode sofrer com o frio e as folhas podem ficar amareladas. Por outro lado, se a temperatura do ar for muito alta, a planta pode sofrer com o calor e os frutos podem madurar muito rapidamente.

Por isso, é importante cultivar a planta em um local com temperatura ambiente, que fique entre 21ºC e 32ºC. Se a temperatura do ar for muito baixa ou muito alta, é importante proteger a planta do frio ou do calor, para evitar que sofra com as extremas temperaturas, ou com mudanças repentinas de clima.

Maracujá roxo cortado ao meio
Maracujá aberto ao meio. Foto: Pixabay

Como regar

O maracujá é uma planta que precisa de bastante água para crescer e produzir bons frutos. A planta deve ser regada diariamente, preferencialmente pela manhã ou à tarde. A quantidade de água que deve ser utilizada depende do tamanho da planta e do substrato utilizado.

Se a planta estiver cultivada em um vaso, a rega deve ser feita com cuidado para evitar que a água acumule no fundo do vaso. Se possível, utilize uma mangueira com bico regulador para regar a planta, para evitar que a água saia com muita força e acabe molhando as folhas.

Como plantar maracujá: Como adubar

O maracujá, precisa de bastante nutrientes para um bom desenvolvimento. A planta deve ser adubada a cada 15 dias, utilizando um adubo orgânico ou mineral balanceado. A quantidade de adubo utilizada depende do tamanho da planta e do substrato utilizado.

Se possível, utilize um adubo orgânico para adubar a planta, pois esse tipo de adubo é mais natural e não polui tanto o meio ambiente. No entanto, se você não tiver acesso a um adubo orgânico, também poderá utilizar um adubo mineral balanceado.

É importante não adubar a planta sem necessidade, ou em excesso, pois isso poderá causar intoxicação e envenená-la, levando-a até mesmo à morte.

Como plantar maracujá com qualidade
Muitos pés de maracujá com frutas. Foto: Pixabay

É preciso podar? Como fazer?

O maracujá é uma planta que precisa ser podada para crescer saudável e produzir frutos de qualidade. A poda deve ser feita a cada 3 meses, preferencialmente no início da primavera ou no final do outono. A quantidade de ramos que devem ser podados depende do tamanho da planta.

Para podar a planta, utilize tesoura ou facão para cortar os ramos que estão secos ou doentes. Também é importante cortar os ramos que estão crescendo para fora do vaso ou do canteiro, para evitar que a planta fique desequilibrada.

É bom também, retirar as demais plantas que estão ao redor, como ervas daninhas, entre outras. Isso, pois competirão pelos nutrientes que estão no solo e dessa forma, o seu maracujá não poderá aproveitar todos os nutrientes da terra e as ervas daninhas estarão se desenvolvendo. Sendo assim, a limpeza do canteiro é tão importante, quanto as podas da planta.

Como plantar maracujá: Como fazer mudas?

As mudas de maracujá podem ser feitas utilizando sementes ou estaquias. Para fazer as mudas utilizando sementes, basta colocar as sementes em uma vasilha com água e esperar que elas germinem. Depois que as sementes germinarem, basta transplantá-las para um vaso com substrato bem drenado.

Flor de maracujá
Como plantar maracujá. Foto: Pixabay

Já as mudas feitas utilizando estaquias devem ser feitas utilizando ramos semi-maduros da planta. Para fazer as estaquias, basta cortar um ramo da planta com cerca de 15 cm de comprimento e colocá-lo em uma vasilha com água. Depois que as raízes surgirem na estaquia, basta transplantá-la para um vaso com substrato bem drenado.

Por que as folhas ficam amareladas?

As folhas do maracujá podem ficar amareladas por diversos motivos, como falta de luz solar, falta de água ou excesso de água. Se as folhas da sua planta estiverem amareladas, verifique se a planta está em um local ensolarado e se está sendo regada corretamente.

Outro motivo que pode causar o amarelecimento das folhas da planta é a falta de nutrientes no solo. Se esse for o caso, basta adubar a planta com um adubo orgânico ou mineral balanceado.

Como plantar maracujá: Pragas e doenças

As principais pragas que atacam o maracujá são as lagartas e as formigas. As lagartas podem causar danos nas folhas da planta, enquanto as formigas podem causar danos nos frutos da planta. Para controlar as pragas, basta utilizar um inseticida natural ou químico específico para as pragas em questão.

As principais doenças que atacam o maracujá são o mofo branco e a mancha preta. O mofo branco causa manchas brancas nas folhas da planta, enquanto a mancha preta causa manchas pretas nas folhas da planta. Para controlar as doenças, basta utilizar um fungicida natural ou químico específico para as doenças em questão.

Diversos pés de maracujá com frutas verdes
Pés de maracujá. Foto: Pixabay

Como tratar?

Para tratar das pragas, utilize inseticidas e fungicidas específicos para o maracujá. Esses produtos podem ser encontrados em lojas de produtos agrícolas ou em hortifrútis. Siga as instruções de uso dos produtos.

Para tratar das doenças, utilize fungicidas específicos para o maracujá. Para usar esses produtos, siga as instruções de uso no rótulo com suas descrições.

Dicas extras para cultivo

Aqui vão algumas dicas extras para o cultivo de maracujá:

  • Plantar em local ensolarado;
  • Regar diariamente;
  • Adubar a planta a cada 15 dias;
  • Poda para formar um cacho;

E aí, gostou?

Se você quer saber mais dicas e assuntos como esse sobre como plantar maracujá, acesse agora mesmo nosso Blog do KD e confira! Vote em nossas estrelinhas e comente aqui o que você achou de mais esse conteúdo exclusivo!

Perguntas Frequentes

Como plantar maracujá?

Para plantar uma mudinha de maracujá, você precisará de uma muda saudável, um vaso ou caixa de plantio com furos de drenagem, terra fértil e um local ensolarado. Coloque a muda no vaso e cubra-a com terra fértil, deixando cerca de 2 centímetros do tronco da planta à mostra. Regue a planta diariamente para mantê-la úmida, mas não deixe a água acumular no fundo do vaso. Depois de cerca de um mês, sua planta deve estar crescendo e começará a produzir frutos.

Posso plantar um maracujá em um vaso?

Sim, você pode plantar um maracujá em um vaso. É importante escolher um vaso grande, pois a planta precisará de espaço para crescer. Além disso, você precisará colocar furos de drenagem no vaso para que a água não fique acumulada.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.