Pular para o conteúdo

Como recuperar dados do Linux de forma simples e fácil em apenas 5 passos

Você quer aprender a como recuperar dados do Linux de forma rápida e fácil? Continue a ler esse artigo e veja os 5 passos para fazer isso!

A frase “recuperar dados” pode parecer intimidadora para aqueles que não estão acostumados a enfrentar problemas de ordem tecnológica. Da mesma forma como acontece com quaisquer atividades que não estamos habituados, o desconhecido é assustador.

Ao contrário do que a maioria imagina, porém, a tarefa de recuperar dados não é difícil, mesmo em máquinas com núcleo Linux. A fim de esclarecer dúvidas, nesse texto nós vamos explicar sobre o problema e apontar uma solução rápida e de fácil execução.

Como recuperar dados do Linux de forma simples
Como recuperar dados do Linux de forma simples. Foto: Imagem de Gabriel Heinzer no Unsplash

Perdi meus dados do Linux. O que fazer?

Se você perdeu dados importantes do Linux, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. Na maioria esmagadora das vezes, os danos podem ser desfeitos e arquivos podem ser recuperados, seja através de backups prévios ou do uso de programas externos.

Com tranquilidade, confira se não existem cópias dos dados perdidos no sistema ou em partições externas. Se a resposta for negativa, isso significa que você precisará do auxílio de softwares para recuperar dados do Linux. As opções disponíveis na internet são variadas.

Antes de escolher um software, é necessário checar a opinião de outros usuários e de especialistas. Confira se o programa escolhido abrange o núcleo Linux e se ele está de acordo com o seu problema. Se as respostas forem positivas, você poderá recuperar seus dados.

Wondershare Recoverit

Seguindo o tópico anterior, o Wondershare Recoverit é uma das opções mais interessantes para a recuperação de dados do Linux, independentemente do problema que levou à sua perda. O software vem com múltiplas ferramentas, incluindo uma focada em núcleos Linux.

Recoverit é um programa simples e fácil de ser utilizado. Embora traga ferramentas úteis a muitas situações, ele tem um funcionamento fácil, mesmo para aqueles que não estão acostumados a resolver problemas relacionados com computadores e perda de informações.

Todas essas características tornam o Wondershare Recoverit uma das melhores alternativas para a resolução de problemas dessa natureza. A fim de ajudar aqueles que estão na mesma situação, abaixo nós fizemos um “passo a passo” de como realizar processos de recuperação.

Como recuperar dados do Linux com o Recoverit?

1 – Realize o download e a instalação

O primeiro passo para recuperação dados no Linux com o Wondershare Recoverit é fazer o download no site oficial do programa. A utilização do software é paga, mas dentre as opções disponíveis está um teste gratuito, onde o usuário baixa o Recoverit e confere suas funções.

Assim que o download for concluído, deve ser feita a sua instalação. Para isso, basta clicar no arquivo .exe que foi baixado e seguir os passos indicados na janela do programa. É muito importante que o computador não seja desligado e a instalação não seja interrompida.

Print do download e a instalação

2 – Verifique as ferramentas

Assim que o Recoverit for instalado, ele irá abrir automaticamente. Caso isso não aconteça, você poderá encontrar o ícone do programa na área de trabalho. Quando o software for aberto, a janela inicial mostrará todas as ferramentas disponíveis para recuperação de dados.

A opção que procuramos aqui é “NAS e Linux”, mas você pode conferir todas as outras. Dentre as possibilidades estão: recuperação de discos rígidos, computador com sistema danificado, recuperação aprimorada, reparo de vídeo corrompido e diversas outras.

3 – Conecte-se ao Linux

Clique em “NAS e Linux” e, na janela seguinte, selecione “recuperação do Linux”. É válido notar que todo esse processo estará sendo realizado em um computador com Windows, não Ubuntu (o sistema operacional do Linux), então a conexão com o outro PC será remota.

Na janela do Recoverit estarão instruções para conectar o computador com o programa à máquina Linux de onde deseja recuperar os arquivos. Devem ser inseridas informações como IP, porta, conta do usuário e senha. Feito isso, aperte o botão “conectar” no canto inferior.

Conectando ao Linux

4 – Escolha os arquivos que deseja recuperar

Se o Recoverit for capaz de identificar a conexão com Linux, você poderá escolher a partição onde estão (ou estavam) os arquivos que deseja recuperar. O programa começará então a realizar uma varredura, a qual, assim como em outras etapas, não deve ser interrompida.

Ao fim da busca, o Recoverit mostrará os dados do Linux que podem ser recuperados. O usuário pode escolher reparar só alguns deles ou todos. Dependendo da quantidade e do tamanho dos arquivos escolhidos, o processo pode levar mais ou menos tempo.

Escolha os arquivos que quer recuperar

5 – Considerações finais

Caso o usuário tenha qualquer dificuldade em alguma das etapas da recuperação de dados do Linux com o Wondershare Recoverit, é possível consultar informações mais aprofundadas no site oficial do programa. Um serviço de atendimento ao cliente também está disponível.

Por fim, é válido ressaltar que a recuperação de dados do Linux não requer somente a máquina onde estão os dados, mas também aquela onde o programa será instalado. O mesmo vale para a conexão com a internet, a qual possibilitará o download do software. 

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender como recuperar dados do Linux? Mostramos como consultar e você se regularizar em relação a isso! E caso fique com alguma dúvida, não deixe de perguntar logo aqui abaixo na área de comentários!

E se esse artigo te ajudou de alguma forma, e caso tenha gostado, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que assim você vai ajudar o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais conteúdos informativos como esse!

Perguntas Frequentes

O que é a recuperação de dados do Linux?

A recuperação de dados do Linux é o processo de restauração de arquivos perdidos, danificados ou corrompidos em sistemas operacionais baseados em Linux.

Como os dados podem ser perdidos em sistemas operacionais Linux?

Os dados em sistemas Linux podem ser perdidos devido a falhas de hardware, erros humanos, corrupção do sistema de arquivos, infecção por vírus, exclusão acidental de arquivos ou falhas no sistema operacional.

Existe alguma ferramenta ou software para ajudar na recuperação de dados do Linux?

Sim, existem várias ferramentas e softwares disponíveis para ajudar na recuperação de dados do Linux, como Wondershare Recoverit, TestDisk, PhotoRec, ddrescue, extundelete, entre outros.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado