Pular para o conteúdo

Como ter mais espaço no quarto das crianças

Aprenda a ganhar espaço no quarto das crianças com mudanças simples que podem ser feitas por você.

Quem tem filhos sabe que manter as coisas organizadas pode ser um desafio e conseguir mais espaço no quarto das crianças, muitas vezes, depende de organização. Ainda mais se for acomodar um menino e uma menina no mesmo quarto.

Quando for mudar, antes de fazer um chá de casa nova vale a pena pensar em como otimizar os espaços para receber os convidados em um ambiente super organizado. Se estiver apenas repensando sua residência, veja como deixar o ambiente mais amplo sem grandes mudanças.

Como ter mais espaço no quarto das crianças

Organize o quarto das crianças. Foto: PIxabay

Dobre as roupas de maneira mais compacta

Armários para roupas podem ocupar muito espaço no quarto, mas não tem como ficar sem eles.

Para não ficar com um monte de móveis, a dica é organizar melhor como as roupas serão guardadas. Dependendo da forma como forem dobradas e armazenadas, ficarão mais compactas.

Deixar as roupas dobradas ao invés de penduradas é uma maneira de ter mais espaço. Além disso, em alguns casos pode ser mais interessante fazer rolinhos do que pilhas com as blusas.

As divisórias dentro dos armários – como prateleiras e gavetas bem distribuídas – também podem ajudar, por isso, se necessário, insira algumas prateleiras extras.

Aposte nos pufes baús

Criar espaços para sentar pode ser uma boa alternativa, dessa forma as crianças poderão brincar dentro do quarto.

Os pufes podem ser mais do que assentos, pois permitem que guarde coisas dentro deles e assim a bagunça fica escondida com um objeto 2 em 1.

Para isso é preciso que o compartimento interno funcione como baú.

Basta levantar a tampa e colocar brinquedos e outras coisas que ficariam espalhadas pelo quarto e dariam a sensação dele ser menor. Tudo ficará mais organizado.

Use nichos e prateleiras

Uma forma de ter mais espaço no quarto das crianças é usando as paredes com a colocação de nicho e prateleiras.

Alguns deles podem ficar mais baixos na altura de criança. Por exemplo, os nichos com brinquedos e livros que são usados com frequência. E cabem em qualquer cantinho.

Já quando se quer maximizar os espaços, é possível colocar os nichos acima de cômodas e da cama.

Nesse caso, deixe para guardar neles objetos de decoração ou usados com menor frequência, pois a criança pode precisar da ajuda de um adulto para alcançar.

Invista nas caixas

Usar caixas de plástico ajuda na organização e faz com que se ganhe espaço no quarto.

Prefira as que podem ser empilhadas. Assim, quando a criança quiser pegar algum brinquedo, terá fácil acesso a ela e a movimentação será simples.

Ao final da brincadeira é só colocar tudo de volta e empilhar as caixas, dessa forma em vez de ter duas ou três caixas no chão lado a lado, ficarão uma cima da outra e isso dará mais espaço.

Para facilitar a localização de objetos, vale a pena pensar em caixas que sejam transparentes e tenham furos que permitam ver o que tem dentro. Depois faça etiquetas com os conteúdos.

Dessa forma não é preciso abrir todas para encontrar o que está buscando.

Prefira armários com porta de correr

Guarda-roupa e demais armários podem ocupar um grande espaço se estiverem com a porta aberta e, dependendo do ambiente, não ficam funcionam e impedem a circulação de pessoas.

Para ter mais espaço no quarto das crianças, a dica é sempre investir nos que tenham porta de correr, pois assim serão abertas sem afetar o espaço do ambiente.

Invista em móveis inteligentes

Para ter mais espaço no quarto das crianças nem sempre é preciso ganhar metros quadrados, mas usar de forma inteligente o que se tem.

Os móveis podem ser multifuncionais, e dessa forma serão melhores aproveitados.

As camas podem ter gavetas embaixo e assim, em vez de um espaço vago, poderão armazenar diferentes coisas, como cobertas, sapatos ou brinquedos.

Quem tem duas crianças ou mais no mesmo quarto, pode apostar em beliches ou bi camas, assim, ao invés de ocupar espaço de duas, será usado apenas de uma.

Não pense que por se tratar de uma beliche ela precisa ser sem graça, pois existem opções no mercado que oferecem diferenciais.

Já para montar multi ambientes, pode criar camas mais altas onde se sobe com a ajuda de escadas e embaixo criar mesas de estudo, brinquedoteca e outros.

As estantes podem se estender até o teto aproveitando ao máximo o espaço. Embaixo é possível fazer alguns nichos e, se quiser, pode integrar uma mesa de estudos ou um espaço para televisão. A mesa de cabeceira também pode ser muito útil.

Crie um espaço criativo

Os pequenos adoram desenhar nas paredes e para tentar driblar esse problema é possível apostar em tintas próprias para parede que permitem desenhar, como é o caso da tinta lousa. Separe uma parede ou parte dela e pinte.

Apesar de não parecer, essa pode ser uma boa maneira de ter mais espaço no quarto das crianças, afinal, não precisará instalar lousas e outros objetos para desenhar. Apenas a parede já existente será suficiente.

Use os bolsos para objetos

Os bolsos para guardar objetos podem ser colocados na vertical e ajudar a otimizar muito os espaços.

Apesar de muita gente saber que na maioria das vezes se tratam de sapateiras, os bolsos podem ter várias utilidades.

Eles podem ser colocados atrás da porta aproveitando um espaço normalmente esquecido e usado para guardar bonecas, bichinhos de pelúcia e outros.

Dentro do armário, pendurados na porta podem maximizar a utilização do espaço para guardar roupas.

Outra opção é fazer bolsos horizontais e colocar na lateral da cama, pois assim podem armazenar livros, pelúcia e outros objetos usados com mais frequência.

Colocar um jogo de bolso sobre a escrivaninha, assim as canetas, cadernos e post-its fica organizado sem ocupar muito espaço.

E se embaixo da cama não tiver gavetas, mas um espaço vazio, aproveite os bolsos para criar mais espaço de armazenamento.

Nesse caso é indicado que se tenha uma alça para que possa ser puxado com mais facilidade.

É possível ganhar mais espaço no quarto das crianças sem precisar de grandes reformas. Muitas vezes, é preciso usar apenas a criatividade e reorganizar o ambiente. Depois de fazer a transformação, faça um chá de casa nova para mostrar todas as suas habilidades.

Perguntas Frequentes

Como ter mais espaço no quarto das crianças?

Basta seguir algumas dicas: Dobre as roupas de maneira mais compacta; Aposte nos pufes baús; Use nichos e prateleiras; Invista nas caixas; Prefira armários com porta de correr; Invista em móveis inteligentes; Crie um espaço criativo; Use os bolsos para objetos.

Dá para otimizar o espaço sem gastar muito?

Sim, com certeza. Nesse artigo você terá muitas dicas de como usar a criatividade para otimizar o espaço do quarto dos pequenos.

As dicas servem para quarto de meninos e meninas?

Sim, são válidas para todos os casos. Inclusive se o mesmo quarto abrigar ambos (menina e menino).

Como organizar brinquedos com pouco espaço?

A melhor maneira de organizar brinquedos com pouco espaço é contando com gavetões, que podem ser colocados embaixo da cama, ou mesmo cestos grandes onde os brinquedos possam ser guardados. Caixas organizadoras presas à parede também são uma boa opção.

Como organizar os livros em um quarto infantil?

O melhor jeito de organizar os livros em um quarto infantil é contando com prateleiras, nichos na parede, ou estantes mais estreitas para eles. O importante, neste caso, é que tanto as prateleiras, como a estante estejam sempre ao alcance da criança, dona do quarto.

Como organizar quarto de criança sem gastar muito?

Para conseguir organizar quarto de criança sem gastar muito, o primeiro passo é otimizar o espaço no armário. Para isso, você pode dobrar as roupas de maneira mais compacta. Além disso, você pode usar sapateiras verticais suspensas, prateleiras, caixotes de feira, e o que mais sua imaginação permitir.

Web Stories relacionados

Avalie este artigo

5/5 - (4 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Botão Afiliado