Como tirar cheiro de mofo do Guarda roupa? 5 Dicas infalíveis!

Abrir o guarda-roupa e se deparar com mofo se espalhando por todas as suas roupas não é algo muito legal. O mofo sempre vai se desenvolver por conta do excesso de umidade aliado a falta de luz!

E existem certos lugares que tendem a dar mais isso, por exemplo, uma casa na praia, é um lugar perfeito para o mofo se proliferar.

E por esse motivo que resolvermos trazer esse artigo para mostrar para você, 5 dicas infalíveis de como tirar cheiro de mofo do guarda roupa de forma simples e rápida! Confira a seguir.

Como tirar cheiro de mofo do Guarda-roupa?
Como tirar cheiro de mofo do Guarda roupa? Foto: Reprodução

Hábitos que provocam mofo nas roupas

Porém, antes de tudo é preciso se atentar a certos hábitos que provocam o mofo nas roupas, hábitos esses que podem ser:

  • deixar as roupas “largadas”;
  • guardar suas peças de roupas ainda úmidas em ambientes fechados;
  • Manter as roupas muito tempo no cesto de roupas sujas.

São várias as circunstâncias que são propensas a gerar mofo em suas roupas que merecem sua atenção. Situações essas que podem ser;

  • A região na qual você reside;
  • Estação do ano;
  • A umidade do ar na região;
  • O guarda-roupas e o ambiente em sua casa onde o mesmo está inserido.

Afinal, o que é o mofo?

É um fungo pequeno, no qual ambientes úmidos são vitais para a existência, reprodução e o desenvolvimento deles.

Para evitar que este fungo prolifere, é de extrema importância deixar as janelas, portas de todos os moveis, com destaque aos armários e guarda-roupas abertos, para que entre luz natural e ventile. O ambiente seco e arejado.

Como tirar cheiro de mofo do Guarda-roupa?
Como tirar cheiro de mofo do Guarda roupa? Foto: Uol

É importante deixar o guarda-roupa sempre limpo!

É necessário fazer uma limpeza no guarda-roupa por mês, embora que seja preciso tirar o pó dos espelhos e da parte externa frequentemente.

Deixar sempre o guarda-roupas aberto pela manhã com o objetivo de entrar a luz do sol e evitar a umidade, pode vir a se tornar um ótimo aliado contra esse karma que é o mofo.

Como tirar o cheiro de mofo do guarda roupa?

Com todas as roupas retiradas, limpe o guarda-roupas com o auxílio de um pano umedecido contendo uma das seguintes substâncias:

  • álcool e água;
  • detergente e água;
  • água sanitária e água;
  • vinagre e água;
Guarda-roupa limpo
Como tirar cheiro de mofo do Guarda roupa? Foto: Reprodução

O mofo na roupa, faz mal?

Além de comprometer o visual da peça, o mofo pode acarretar alguns problemas de saúde, entre eles estãoa tosse, o mal-estar, espirros, entupimento nasal, cansaço, coriza e dificuldade para respirar. O mesmo pode potencializar problemas alérgicos, dermatológicos e respiratórios.

Como tirar o mofo da roupa?

Como mencionado acima, o mofo na roupa não é motivo para desespero e nem causa para fim da sua peça, ela ainda pode ser salva!

A seguir, veja dicas para se livrar deste problema;

Bicarbonato de sódio: pelo fato de ser muito potente, o Bicarbonato de sódio pode ser usado para remover o mofo, principalmente em casos de roupas guardadas a muito tempo.

  • Basta adicionar em um recipiente 1 colher (chá) de bicarbonato, logo após misture o mesmo com 1 Litro de água quente e por fim, deixe a roupa nesta mistura por 30 minutos e após o tempo, enxague a peça e lave-a manualmente.

Leite: o leite pode ser um ótimo aliado para tirar o mofo de sua peça de roupa mais sensível, como por exemplo, a seda.

  • Para realizar esta técnica de remoção basta esquentar um pouco de leite e então usar no tecido. Por fim, é só esperar a peça clarear e colocá-la na máquina de lavar.

Vinagre: O vinagre que já é útil para diversas situações em nosso cotidiano, também pode ser uma ótima opção para te tirar desta situação.

  • Basta colocar um pouco de vinagre sobre a mancha de mofo e com um pano limpo e úmido de sua escolha, basta esfregar na roupa até que a mancha saia da roupa, caso não tenha resolvido e a peça esteja muito mofada, o melhor a se fazer é deixar a roupa de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois, é só lavar normalmente.

Limão: Na mesma perspectiva de remoção do leite, o limão pode tirar a mancha de mofo de sua roupa de uma forma parecida.

  • Só é preciso de alguns pingos do limão sobre a roupa e deixar secando ao sol. Após feito isso, é só lavar manualmente.

Sol: Visto a dificuldade para o fungo proliferar em um ambiente seco e quente, o Sol pode ser um ótimo agente para a redução de manchas de mofo em suas peças de roupas.

Antes de tudo, vale ressaltar que é preciso tomar cuidado ao usar estas soluções caseiras, por mais que sejam eficientes, é preciso tomar cuidado pois nem sempre geram o resultado esperado. Se atente a usá-las em outro pedaço de pano como teste para assim, evitar que comprometa ainda mais a situação da mancha de mofo.

Como tirar cheiro de mofo do Guarda roupa?

E aí, Gostou?

E então, achou a melhor dica para você de como tirar cheiro de mofo do guarda roupa? Caso você tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar logo aqui abaixo na área de comentários, para que assim possamos te ajudar!

E se você gostou desse artigo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é mofo?

O mofo é um tipo de fungos que pode se desenvolver em diversos ambientes. Ele pode prosperar em ambientes úmidos e quentes, e geralmente se desenvolve em objetos que estão sendo guardados por um longo período de tempo. O mofo também pode se desenvolver em alimentos que não foram refrigerados adequadamente.

O mofo na roupa, faz mal?

Mofo na roupa pode causar alergias e problemas respiratórios. Se inalado, pode causar asma. O mofo também pode causar manchas na pele e irritação. Se você tiver alguma dessas condições, é importante tomar cuidado ao manipular roupas mofadas ou ambientes com mofo.

Como tirar o cheiro de mofo do guarda roupa?

Para evitar o mofo, mantenha seu guarda roupa arejado e limpo. Lave as roupas com frequência e seque-as bem antes de guardá-las. Não guarde roupas sujas ou úmidas. Guarde as roupas de inverno em sacos plásticos hermeticamente fechados para evitar que elas fiquem úmidas. Caso já tenha mofo nas roupas, siga o passo a passo que mostramos de como tirar mofo nesse artigo.

Avalie este artigo

2/5 - (2 votos)
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.